O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes vai instalar junto com a União 1.140 novos radares em rodovias federais. A medida vem de um acordo com a Justiça Federal, que deu 60 dias para o Dnit apresentar estudos e instalar os radares.
INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE
Os sensores serão colocados em rodovias não concedidas à iniciativa privada. Eles serão colocados em áreas urbanas de risco médio, alto e muito alto. Também estarão em zonas rurais de risco alto e muito alto de acidentes.
Veja mais:
- Veja as mudanças que Bolsonaro quer para o trânsito
- Governo Bolsonaro barra instalação de 8 mil radares
A segunda fase do processo ocorre 120 dias após a homologação do acordo. O Dnit entregará novos estudos à Justiça apontando a necessidade de novos radares em áreas urbanas também de risco baixo ou muito baixo. Nas áreas rurais, serão analisados os riscos médios, baixos e muito baixos.
Polêmica
A decisão da juiza Diana Wanderlei, da 5ª Vara Federal de Brasília, contraria a ordem do presidente Jair Bolsonaro de suspender a instalação de novos radares nas rodovias federais. A magistrada afirmou na sentença ter chegado a receber ofensas e ameaças pela decisão.
Ainda assim, serão instalados bem menos pontos do que o plano inicial do Dnit. A estratégia barrada pela presidência previa a instalação de 8.015 novos sensores ao longo dos próximos cinco anos. O número incluía também a substituição de radares existentes.
Critérios técnicos
Segundo o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, os novos pontos de monitoramento serão instalados com base em critérios técnicos. Os 1.140 radares são considerados o número mínimo para manter a segurança nas rodovias federais.
https://jornaldocarro.estadao.com.br/carros/justica-autoriza-instalacao-de-novos-radares-em-rodovias-federais/ visto pela primeira vez em https://jornaldocarro.estadao.com.br
https://renatosampaio101.tumblr.com/post/186657873756 observado em primeiro lugar em http://renatosampaio101.tumblr.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário