A Ducati está abrindo caminho para um novo momento. Depois de apresentar a esportiva Panigale e a naked Streetfighter com motor V4, é a vez de adotar a mesma estratégia na big trail Multistrada. A Multistrada V4 foi apresentada na Europa nas versões Multistrada V4 e Multistrada V4 S.
Antes de qualquer coisa, é importante frisar a quebra de paradigmas desse propulsor. A Ducati usou a mesma arquitetura do V4 Desmosedici Stradale, mas com uma enorme diferença. Batizado de V4 Granturismo, o motor da Multistrada V4 abandonou o uso do comando desmodrômico, uma característica de todos os motores da marca até aqui.
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Motor V4 Granturismo: adeus à tradição
Com a saída do comando desmodrômico, a Ducati adotou o conceito convencional de aberta e fechamento das válvulas por molas. O maior feito desse motor, segundo a Ducati é o longo intervalo de manutenção: 60 mil km. A marca diz que a experiência com o “desmo”, permitiu criar um sistema de mola que dure mais sem ajustes.
Com 1.158 cm³ e quatro cilindros a 90º, 16 válvulas, o V4 Granturismo entrega 170 cv a 10.500 rpm e 12,7 mkgf a 8.750 rpm. Ele tem ainda sistema de desativação dos cilindros traseiros para reduzir consumo e emissões e o calor nas pernas quando a moto está parada. Esse propulsor ficou 1,2 kg mais leve que o antecessor, que tinha apenas dois cilindros. Em termos de dimensões ficou 85 mm mais curto, 95 mm mais baixo e apenas 20 mm mais largo.
O câmbio é de seis velocidades. A embreagem hidráulica é assistida e deslizante. Isso alivia para a acionar o manete e evita o travamento da roda traseira em reduções bruscas. Outra mudança em relação à tradição da Ducati é a adoção de uma quadro, tipo monocoque de alumínio. O quadro de treliça é tradicionalmente o padrão das motos da Ducati.
Visual
Em termos de visual, ela está mais agressiva que a antecessora, mas mantém uma linha já conhecida. As laterais dão um aspecto mais robusto a Multistrada V4, mas nada super inovador.
Para quem quiser mais detalhes e visual esportivo há o pacote V4 S Sport. Ele inclui faixas brancas na pintura vermelha, para-lama dianteiro de fibra de carbono e escapamento esportivo da grife Akrapovic.
Multistrada V4: tecnologias
Como já estava disponível na antecessora, a Multistrada V4 traz um robusto pacote tecnológico. A Unidade de Medição Inercial (IMU) de seis eixos é a responsável por controlar diversos itens. Entre eles, o ABS Cornering (função curva), os controles de tração e anti-wheeling (evita que a moto empine).
São quatro modos de pilotagem: Sport, Touring Urban e Enduro. Cada um deles altera a intervenção de ABS e controles de tração e wheeling. Nos modos Sport e Touring são entregue os 170 cv de maneira diferente. A potência é reduzida para 115 cv nos modos Urban e Enduro. A entrega entre eles também é diferente.
Na versão Multistrada V4 S há adição de itens como luzes extras com função curva, assistente de partida em rampa e chave presencial. Outros itens exclusivos da variante mais completa são o quick-shift, para troca de marchas sem acionar a embreagem, controle de velocidade de cruzeiro, painel de TFT colorido de 6,5″ (na V4 é de 5″), protetores de mão e faróis de LEDs.
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Suspensão e freios
No caso da versão de entrada, os freios são da grife Brembo, mas em uma especificação mais simples. São discos duplos na frente de 320 mm e simples atrás de 265 mm e as pinças são radiais. Para a V4 S, os discos dianteiros são de 330 mm com pinças Brembo da linha M50 Stylema.
A suspensão segue a mesma receita. A V4 tem suspensão totalmente ajustável manualmente na frente e atrás com curso de 170 mm e 180 mm, respectivamente. Na V4 S há ajuste elétrico de pré-carga, retorno e compressão na frente e atrás. O curso é o mesmo.
As rodas de liga-leve tem 3″ x 19 polegadas na frente e 4,5″ x 17″ atrás. Se quiser, o consumidor pode pedir rodas raiadas, nas mesmas medidas, para a V4 S. Todos os pneus homologados para o modelo, por enquanto, são da Pirelli, da linha Scorpion.
Multistrada V4: moto com ACC e alerta de ponto cego
A Multistrada V4 S tem como opcional o sistema de radar para motos desenvolvido pela Bosch com radares na frente e na traseira. O primeiro serve para o controle de velocidade adaptativo (ACC), que mantém a distância e regula a velocidade sozinho entre 30 km/h e 160 km/h.
O segundo radar, na traseira, serve para o alerta de ponto cego. Os sinais ficam no painel e nos espelhos. Ele mostra veículos fora do seu ponto de visão ou se aproximando rapidamente atrás.
O post Ducati Multistrada V4 é apresentada oficialmente apareceu primeiro em Jornal do Carro - Estadão.
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