A frota de carros elétricos ainda é minúscula no Brasil, porém as vendas não param de crescer. Em 2020, o total de unidades emplacadas já superou todo o volume de 2019 e registrou um novo recorde em outubro, com 15.556 modelos licenciados. Os dados são da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE).
“Esses ótimos resultados confirmam nossa expectativa de que o mercado de eletrificados no Brasil tende a dobrar de tamanho a cada dois anos, ou menos”, avalia Thiago Sugahara, vice-presidente de Veículos Leves da ABVE e executivo da Toyota.
Os resultados mostram a progressão geométrica. Entre 2012 e 2018, o Brasil tinha 10.666 veículos eletrificados nas ruas. De 2018 para 2019, a frota circulante passou a 22.524 modelos movidos por baterias. E em 2020, a ABVE prevê um total de 41.500 carros elétricos.
A associação espera que sejam emplacados 19 mil veículos eletrificados no Brasil até dezembro. Se o número se confirmar, o resultado será 60% acima do obtido em 2019 e três vezes maior que o de 2018. O que demonstra um crescimento consistente da categoria.
Importante registrar que, além dos carros 100% elétricos, os números de vendas da ABVE incluem modelos híbridos completos (como o Toyota Corolla) e do tipo plug-in (PHEV), que recarregam em tomadas. As vendas excluem ônibus, caminhões e outros veículos como motos e e-bikes.
Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube
Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!
Falta estímulo federal
A ABVE chamou a atenção para a falta de um projeto de estímulo à venda dos veículos elétricos no Brasil. A entidade defende um conjunto de medidas que deem confiança aos compradores e segurança às empresas que investirem na eletromobilidade.
Entre as propostas está a equiparação do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) dos carros elétricos com o de modelos 1.0. Atualmente, os carros eletrificados pagam entre 12% e 18% de tarifa. E um veículo flex 1.0 paga só 7% referente à mesma alíquota.
“Defendemos igualdade de condições aos veículos eletrificados, que são muito mais eficientes e menos poluentes do que qualquer similar convencional com motor a combustão; é uma questão de justiça tributária”, afirmou o diretor da ABVE Thiago Sugahara.
A ABVE propõe também incentivos à instalação de redes de recarga elétrica nas principais cidades e rodovias, e isenção do IPVA. Hoje, menos de dez Estados brasileiros têm leis com esse propósito.
Veja também
Rede de abastecimento pequena
Um dos aspectos mais desafiadores para os veículos elétricos no Brasil é a infraestrutura de recarga, que ainda é muito pequena. Montadoras premium, como BMW e Volvo Cars, estão investindo pesado na abertura de novos pontos de recarga nas grandes capitais brasileiras.
Também começam a surgir novas empresas no ramo. Uma das novatas é a Tupinambá, startup fundada pelos empresários Davi Bertoncello e Pedro De Conti. A empresa acaba de inaugurar sua primeira estação para recarga para veículos elétricos na Av. Paulista, em São Paulo. E até o fim deste ano, pretende abrir outros dez postos de recarga.
O post Elétricos têm venda recorde no Brasil apareceu primeiro em Jornal do Carro - Estadão.
https://jornaldocarro.estadao.com.br/carros/eletricos-tem-venda-recorde-no-brasil/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=eletricos-tem-venda-recorde-no-brasil visto pela primeira vez em https://jornaldocarro.estadao.com.br
https://renatosampaio101.tumblr.com/post/634525420568674304 observado em primeiro lugar em http://renatosampaio101.tumblr.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário