Embora tenha perdido espaço para os SUVs, o segmento do sedãs compactos é um dos mais renovados do mercado. A Citroën, de olho neste público, registrou a patente de um novo sedã compacto no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).
Vendido na China, o C3L foi desenvolvido a partir do crossover C3-XR, cujo modelo já foi registrado no Brasil. A joint venture Dongfeng Peugeot-Citroën utiliza a velha conhecida plataforma PF1/BVH1 do C3, Aircross e Cactus para produzir os dois veículos.
Tamanho é similar ao Virtus
Curiosamente, o C3L tem algumas características parecidas com sedãs compactos vendidos no Brasil. Suas dimensões, por exemplo, se assemelham as do Virtus: 4,49 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,51 e altura e 2,65 de entre eixos. No entanto, ele se distingue do três volumes da Volkswagen está no porta-malas: de acordo com a montadora, a capacidade do bagageiro é de surpreendentes 627 litros.
Já na traseira, os farois mais horizontalizados remetem ao Onix Plus. Do crossover C3-XR, o sedã herda principalmente os elementos frontais.
O motor escolhido pela francesa teria chances de rivalizar à altura de seus concorrentes e emplacar nas vendas. O três cilindros 1.2 aspirado de C3 brasileiro virou um 1.2 turbo, que garante até 115 cv e 19,4 kgfm. O câmbio é automático de seis velocidades.
Vinda do crossover e do sedã é difícil
Certamente a Citroën pretende aposentar a atual geração do C3. Contudo, o sucessor não será o C3-XR. Por sua vez, o SUV subcompacto derivado do Aircross é quem deve dar as caras por aqui.
Outro impasse para a chegada do crossover e do sedã compacto, é a plataforma antiga. A PF1, que produz os modelos da planta de Porto Real (RJ), será descontinuada para dar lugar à CMP, responsável por produzir o novo Peugeot 208. Em julho, a PSA anunciou o investimento de R$ 220 milhões para introduzir a nova plataforma na fábrica.
Apesar disso, um três volumes compacto seria uma boa escolha para a Citroën, que devido à alta do dólar, paralisou a importação do C4 Lounge da Argentina.
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