segunda-feira, 4 de maio de 2020

BMW R18: Big Boxer Cruiser inspirada no passado

Apresentada ainda moto conceito, durante o badalado Concorzo D`eleganza Villa Deste, às margens do Lago de Como, na divisa da Itália com a Suíça, em maio de 2019, o modelo R18 em sua versão final e comercial, equipado com o maior motor boxer jamais construído pela alemã BMW, foi apresentado no dia 3 de abril de 2020.

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Entretanto, nestes tempos difíceis, as margens de outro lago, o Woodcliff Lake, no estado de New Jersey, Estados Unidos, foram o palco escolhido, sem muita badalação, para a sua revelação. É que a enorme cruiser, embora, vá ser comercializada em diversos países do mundo, tem na terra do Tio Sam, o seu principal mercado, com fiéis consumidores do segmento, mesmo concorrendo com as centenárias marcas “locais” Harley-Davidson e Indian, por exemplo.

bmw r18 concept apresentada no Lago Como, na Itália

R18 ainda como moto-conceito

No Brasil, a BMW já importou oficialmente o modelo R 1200 C, que foi a moto do James Bond no filme “O amanhã nunca morre”, além do modelo R nineT, com proposta semelhante, porém, com menor motorização. Desta forma, a nova R18 também pode desembarcar aqui, embora não exista confirmação e nem preço, que certamente não vai ser popular.

Entretanto, a BMW seguiu outra linha ao desenvolver a R18, produzida na fábrica de Berlim, Alemanha. O projeto foi inspirado no modelo R5, do qual apenas 2.652 unidades foram fabricadas entre os anos 1936 e 1937. Apesar do pouco tempo de “vida”, o modelo R5 marcou época pela vanguarda técnica apresentada, classificada como uma motocicleta além de sua década.

BMW R5 original ao lado da BMW R18
R5 original ao lado da R18: inspiração no passado

Homenagem à história da marca

O modelo R5, com motor boxer de 494 cm3 e 24 cv de potência, alcançava a velocidade máxima de 135 km/h e foi a primeira motocicleta da marca BMW a contar com o câmbio de quatro velocidades no pé, como nas motos atuais, facilitando as trocas de marchas. Até então, a alavanca de câmbio era na mão, que obrigava ao piloto tirar o braço do guidão, ficando mais vulnerável.

A suspensão dianteira também era inovadora, do tipo telescópica com acionamento hidráulico, coberta com capas e pelo quadro do tipo berço duplo, em tubos de aço soldados eletricamente. Porém, a suspensão traseira não existia, e a tarefa de “amortecimento” ficava por conta do banco com molas, estilo selim. Quando a R5 saiu de linha, foi substituída pela R51, já com suspensão traseira.

A nova BMW R18 recria o modelo, adotando, contudo, tecnologia e eletrônica atuais. A série First Edition, ou Primeira Edição, vem com pintura e acabamentos semelhantes à R5 e kit de memória, com emblemas, ferramentas, boné, livro, e outros.

BMW R18
BMW R18
BMW R18
BMW R18
BMW R18
BMW R18
BMW R18
BMW R18
BMW R18

O motor, com a tradicional arquitetura de dois cilindros contrapostos (batizados de boxer, em função dos pistões se movimentarem como se estivessem boxeando), com arrefecimento a ar e óleo, tem nada menos que 1.802 cm3 de cilindrada (daí o R, que caracteriza os modelos com propulsor boxer da marca e o 18 em referencia à cilindrada), tornando-se o maior da história da marca.

A potência atinge 91 cv a 4.750 rpm, enquanto o pico de 16,1 kgfm de torque chega a apenas 3.000 rpm. Entretanto, a míseros 2.000 rpm, 95% do torque, ou 15,9 kgfm, já está disponível, tornando a BMW R18 um verdadeiro dragster em potencial. Para transmitir a força, o eixo cardã fica propositalmente exposto, exatamente como na R5.

bmw r18: motor de 1.802 cm3 em destaque
Motor boxer de 1.802 cm3 é o maior já produzido pela marca alemã

Eletrônica é trunfo da BMW R18

Para domar o “big bang”, a eletrônica entra em ação com três modos de pilotagem: Rain, Roll e Rock. Também conta com controle de estabilidade automático (ASC), que pode ser desabilitado, com e controle de arrasto (travamento) em função do grande torque do motor (MSR).

Entre as mordomias de pilotagem, tem o assistente de partida em rampas e a marcha a ré (elétrica) para movimentar os 345 kg em ordem de marcha, além de iluminação adaptativa, que acrescenta foco no interior das curvas, à noite, para melhor visualização da trajetória e chave inteligente de presença.

Por outro lado, a física é uma aliada do enorme motorzão na pilotagem. É que o motor boxer fica  em uma posição como se estivesse “deitado”, rebaixando de tal forma o peso e o centro de gravidade que o equilíbrio fica facilitado, especialmente em baixas velocidades.

mostrador do painel da BMW R18
BMW R18
BMW R18
BMW R18
BMW R18
BMW R18
BMW R18
BMW R18
BMW R18
BMW R18

A suspensão dianteira conta com tubos de 49 mm de diâmetro e 120 mm de curso, cobertos com capas e sem regulagens eletrônicas, como na antepassada R5. A suspensão traseira (camuflada como na R5 “rabo duro”) é do tipo mono, com 90 mm de curso e regulagens na pré-carga. Os freios em rodas raiadas contam com duplo disco na dianteira e disco simples na traseira. Todos têm 300 mm de diâmetro, pinças de quatro pistões e sistema ABS integral.

O painel obedece ao estilo de época, redondo, assim como o farol com LED, mas conta com pequena tela digital e o computador de bordo. Uma enorme gama de equipamentos opcionais inclui bancos do tipo selim da grife Mustang Seat, escapes da especialista Vance & Hines e acessórios do estúdio Roland Sands.

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