quarta-feira, 20 de maio de 2020

Duelo 2020: Nissan Kicks SV 1.6 CVT X Honda HR-V EX 1.8 CVT

Duelo comparativo entre Nissan Kicks 2020 e Honda HR-V 2020

Comparativo entre Nissan Kicks 2020 e Honda HR-V 2020

Se no Duelo anterior, o Nissan Kicks conquistou uma folgada vitória sobre o Jeep Renegade, agora o adversário é outro, também de origem oriental, numa disputa bem mais equilibrada. Como os preços, infelizmente, subiram, nosso corte anterior, que era de R$ 90.000, foi para R$ 105.000.

Ambos como linha 2020 e câmbio automático do tipo CVT, quem leva a melhor na disputa: Nissan Kicks SV 1.6 ou Honda HR-V EX 1.8?

Kicks e HR-V já se enfrentaram no De 0 a 100, mas em vídeo, mas em 2017:

Preços, equipamentos e revisões

Nissan Kicks S 2020 manual

Nissan Kicks S 2020

Nissan Kicks

Nissan Kicks 2020 tem como um de seus mais fortes argumentos de venda o custo/benefício.

Nissan Kicks S

Sua versão de entrada, S 1.6 com câmbio manual, parte de R$ 81.690 já equipada com acabamento de tecido nos bancos e nos detalhes das portas, airbag duplo frontal, ar-condicionado, bancos dianteiros com tecnologia Zero Gravity; banco do motorista com ajustes de altura, banco traseiro bipartido 60/40; direção elétrica; controle do computador de bordo/áudio/telefone no volante, que tem regulagem de altura e profundidade; cinto de três pontos e apoios de cabeça para todos; fixadores traseiros para cadeiras de crianças (ISOFIX); freios ABS com EBD e assistência de frenagem (BA); controle de estabilidade e tração, sistema inteligente de partida em rampa (HSA); rodas de aço 16″ e pneus 205/60 R16; travamento central automático das portas e do porta-malas com o veículo em movimento; vidros dianteiros e traseiros elétricos com sistema “one touch down” somente para o motorista; tomada 12V (2); retrovisores externos na cor do veículo e com regulagem elétrica; alarme perimétrico; faróis dianteiros com assinatura em LED; sistema de áudio com tela de 7″ sensível ao toque com 4 alto-falantes, rádio AM/FM, entrada auxiliar para MP3, conector USB, bluetooth e conectividade com Apple CarPlay e Android Auto, entre outros.

Nissan Kicks S 2020

Nissan Kicks S CVT 2020

Sem dúvida, é uma evolução notável em relação ao Kicks S 2018, embora o preço tenha aumentado de maneira incrível lá para cá em cerca de R$ 11.000 (linha 2020). Por R$ 89.190, você leva o Kicks S 1.6 com câmbio automático do tipo CVT, que agrega rodas de liga leve de 16″, pneus 205/60 R16 e cruise control (“piloto automático”).

Nissan Kicks SV

Finalmente chegamos na versão que interessa aqui nesse post, a SV 1.6 CVT, sem dúvida, a mais atraente de toda a linha – não é à toa que é a mais vendida.

Nissan Kicks SV CVT 2020

Nissan Kicks SV 2020

Com preços sugerido de R$ 96.290, ela vem com os itens da S CVT além de câmera traseira com imagem integrada ao display do rádio; chave inteligente presencial (I-Key); faróis de neblina; retrovisores externos com regulagem elétrica e indicador de direção de LED; rodas de liga leve 17″ e pneus 205/55 R17; sensor de estacionamento; sistema eletrônico de ignição (botão Push Start).

Pacote “Pack Plus”

Como o limite de corte subiu para R$ 105.000, ainda é possível adquirir o Pack Plus, que faz o preço subir R$ 3.000, e acrescenta dois itens que deveriam ser de série: acabamento dos bancos e detalhes das portas revestidos em couro sintético e airbags laterais e do tipo cortina (totalizando seis). O preço final é de R$ 99.290 (pintura metálica custa R$ 1.350 em qualquer versão).

Honda HR-V LX 2020

Honda HR-V LX 2020

Honda HR-V

Na linha 2020, o Honda HR-V tem como versão de entrada, abaixo aqui da que nos interessa, a LX, disponível apenas com câmbio automático do tipo CVT, como o restante da linha.

Honda HR-V LX

O HR-V LX parte de R$ 95.700 e vem equipado, de série, com airbag duplo frontal, cinto de três pontos e apoio de cabeça para todos; alarme; chave do tipo canivete com controle de abertura/fechamento das portas e dos vidros; direção elétrica; rodas de liga leve aro 17″ com pneus 215/55 R17; vidros elétricos com função um toque para todos ocupantes e sistema antiesmagamento; trava e retrovisores (na cor do veículo) elétricos; freios a disco nas quatro rodas com ABS, EBD e alerta de frenagem emergencial ESS; freio de estacionamento eletrônico com função Brake Hold e Hill Start Assist – assistente de partidas em aclives); piloto automático (cruise control), sistema ISOFIX de fixação de cadeirinha infantil na base do assento traseiro; luz de rodagem diurna (DRL) e lanternas traseiras em LED; faróis de neblina; acabamento em couro no console central, descansa-braço dianteiro e apoio de braço das portas; painel e portas com revestimento soft-touch (macio ao toque); ar-condicionado; sistema de áudio com visor LCD de 5″ com rádio AM/FM, 4 alto-falantes, conexão Bluetooth com comando HFT – (Hands Free Telephone) no volante, entradas USB e auxiliar (P2); câmera de marcha a ré multivisão com guias de referência; tomada 12V; volante com comandos de áudio e cruise control; coluna de direção ajustável em altura e profundidade; banco do motorista com regulagem de altura; Magic Seat – exclusivo sistema de configuração dos bancos; descansa-braço dianteiro com compartimento porta-objetos; computador de bordo; banco traseiro bipartido (60/40); entre outros.

Visual do Honda HR-V EX 2020

Honda HR-V EX 2020

Honda HR-V EX

Chegando ao que interessa, o Honda HR-V EX tem preço sugerido de R$ 103.000 e vem com os itens do LX com a adição de paddle shift para troca de marcha (sete virtuais), sensor de estacionamento traseiro; airbags laterais (totalizando 4); retrovisores externos na cor do veículo com luz indicadora de direção; dois tweeters; ar-condicionado digital touchscreen e central multimídia com tela de 7”, bluetooth com comando para ligações e reprodução de músicas no volante, interface para smartphones Apple CarPlay e Android Auto.

Pintura metálica ou perolizada: R$ 1.350, enquanto as cores especiais valem R$ 1.500.

Diferenciais do Kicks SV Pack Plus – R$ 99.290

Nissan se destaca com bancos dianteiros com tecnologia Zero Gravity; revestimento dos bancos em couro, chave inteligente presencial (I-Key); sistema eletrônico de ignição (botão Push Start) além de airbags do tipo cortina (são seis ao todo contra quatro do concorrente).

Dianteira do Honda HR-V EX 2020

Dianteira do Honda HR-V EX 2020

Diferenciais do HR-V EX – R$ 103.000

Honda contra-ataca com paddle shift atrás do volante para trocas de marchas, freio a disco nas quatro rodas (adversário tem tambor na traseira), freio de estacionamento (de mão) eletrônico, ar-condicionado digital touchescreen (ser sensível ao toque não é vantagem nenhuma); dois tweeters, sistema one touch para todos os vidros e o exclusivo sistema de configuração dos bancos Magic Seat (tipo o do Fit).

Revisões*

Nissan Kicks (peças + mão de obra)

  • 1ª revisão – R$ 399,00 (R$ 399,00 + R$ 0,00)
  • 2ª revisão – R$ 559,00 (R$ 559,00 + R$ 0,00)
  • 3ª revisão – R$ 419,00 (R$ 419,00 + R$ 0,00)
  • 4ª revisão – R$ 569,00 (R$ 569,00 + R$ 0,00)
  • 5ª revisão – R$ 419,00 (R$ 419,00 + R$ 0,00)
  • 6ª revisão – R$ 559,00 (R$ 559,00 + R$ 0,00)
    Total: R$ 2.924,00
    Garantia: 3 anos

Honda HR-V (peças + mão de obra)

  • 1ª revisão – R$ 311,96 (R$ 311,96 + R$ 0,00)
  • 2ª revisão – R$ 509,22 (R$ 509,22 + R$ 0,00)
  • 3ª revisão – R$ 546,46 (R$ 311,96 + R$ 234,50)
  • 4ª revisão – R$ 1.246,17 (R$ 576,17 + R$ 670,00)
  • 5ª revisão – R$ 546,46 (R$ 311,96 + R$ 234,50)
  • 6ª revisão – R$ 1.540,96 (R$ 1.105,46 + R$ 435,50)
    Total: R$ 4.701,23
    Garantia 3 anos

*: Preços das revisões retirados dos sites das respectivas marcas em 13/05/2020.

Kicks X HR-V

Os dois SUVs apostam em equipamentos um pouco diferentes para conquistar o consumidor:

  • O Kicks tem menos diferenciais, mas a partida sem chave, bancos em couro e, especialmente, mais dois airbags são argumentos fortes – sem contar o fato de custar R$ 3.710 a menos (dá para pagar o IPVA ou o seguro) e de ter as seis primeiras revisões R$ 1.777,23 mais baratas ao todo.
  • O HR-V tem um número maior de diferenciais que o torna mais caro. Gosto do sistema Magic Seat, dos freios a disco na traseira, do ar-condicionado digital e do paddle shift. Modelo conta ainda com toda a confiabilidade da Honda – que cobra por isso.

A disputa é muito equilibrada e, sem incluir as revisões, eu decretaria um empate. Mas, com elas, vitória do Kicks – poder poupar R$ 5.487,23 faz muita diferença.

Resultado: Nissan Kicks 1 x 0 Honda HR-V

Nissan Kicks SV 2018 CVT

Nissan Kicks SV CVT

Desempenho

As propostas de motorização dos dois carros são relativamente semelhantes, apostando em quatro cilindros e 16 válvulas. Enquanto a Nissan conta com o popular 1.6 16V, disponível para todos os carros da marca fabricados no Brasil, como no meu March SL, o Honda adota o conhecido e confiável motor 1.8 16V i-VTEC. 

O HR-V 1.8 desenvolve 139 cv de potência e 17,3 mkgf de torque com gasolina e 140 cv e 17,4 mkgf com etanol, enquanto o Kicks 1.6 tem 114 cv e 15,5 mkgf com qualquer um dos dois combustíveis.

Diferença prática

Por mais que um pareça bater fácil no outro, na prática, não é o que acontece. Temos um fator importante aqui, que faz o Nissan se destacar.

Mas os dois se parecem muito em termos de dirigibilidade. Gosto um pouco mais do rodar do Honda – me sinto mais confortável – mas o Nissan também é muito gostoso.

Motor do Nissan Kicks 2020

Motor 1.6 16V do Nissan Kicks 2020

Kicks: valente, mas sem gana

O Kicks parece fraco com seus 114 cv – realmente merece mais força e isso já está nos planos da marca. Mas seu baixo peso, 1.132 kg, faz toda a diferença, ainda mais com uma transmissão automática do tipo CVT, que forma uma boa dupla com o motor 1.6, que consegue explorá-lo bem.

Não espere um comportamento esportivo, nem que o carro te entregará gana para acelerar; mas saiba que o SUV fabricado em Resende (RJ) é valente e tem um desempenho compatível com o que se espera dele.

E muito importante: faz isso sem sacrificar o consumo, não importando se você está no perímetro urbano ou em rodovias. Pena que o tanque de combustível seja tão pequeno: 41 litros.

Motor 1.8 do Honda HR-V

Motor 1.8 16V do Honda HR-V 2020

HR-V: honesto, mas não superior

Já analisando os números do HR-V, a situação parece mais animadora. Mas o Honda pesa 138 kg a mais do que o adversário, fazendo com que sua potência e torque superiores não façam tanta diferença.

O modelo tem arrancadas mais vigorosas e seu torque superior faz diferença especialmente quando o SUV está carregado e precisa fazer uma ultrapassagem.

Mas, em linhas gerais, o HR-V e Kicks praticamente empatam em todos os testes de desempenho (como visto na Quatro Rodas), com um prevalecendo sobre o outro (e vice-versa) em aceleração e retomadas.

O HR-V não faz feio e é bem honesto em desempenho e consumo, mas o Kicks anda junto e bebe menos, levando esse quesito.

Nissan Kicks SV Pack Plus 1.6 16V automático (CVT)

  • Potência: 114 cv (g/e) a 5.600 rpm
  • Torque: 15,5 mkgf (g/e) a 4.000 rpm
  • Comprimento: 4,295 m
  • Largura: 1,760 m
  • Altura: 1,560 m
  • Entre-eixos: 2,620 m
  • Porta-malas: 432 litros
  • Tanque: 41 litros
  • Peso: 1.132 kg
  • Consumo*: cidade – 7,7 km/l (etanol) e 11,4 km/l (gasolina) / estrada – 9,4 km/l (etanol) e 13,7 km/l (gasolina)

Honda-HR-V EX 1.8 16V i-VTEC automático (CVT)

  • Potência: 139/140 cv (g/e) a 6.300/6.500 rpm
  • Torque: 17,3/17,4 mkgf (g/e) a 4.800/5.000 rpm
  • Comprimento: 4,329 m
  • Largura: 1,772 m
  • Altura: 1,586 m
  • Entre-eixos: 2,610 m
  • Porta-malas: 437 litros
  • Tanque: 51 litros
  • Peso: 1.270 kg
  • Consumo*: cidade – 7,7 km/l (etanol) e 11 km/l (gasolina) / estrada – 8,6 km/l (etanol) e 12,3 km/l (gasolina)

*: Números de consumo são do Inmetro com base no banco de dados atualizado em 12/03/2020.

Resultado: Nissan Kicks 2 x 0 Honda HR-V

Espaço, acabamento e conforto

Painel do Nissan Kicks SV Pack Plus 2020

Painel do Nissan Kicks SV Pack Plus 2020

Kicks: muito equilíbrio

O Kicks vai bem em todos os pontos dessa análise. Seu acabamento é bom, assim como o seu espaço interno, que é totalmente condizente com a categoria, sendo muito semelhante ao do Honda HR-V, superando o Jeep Renegade, o Ford EcoSport e o Peugeot 2008, mas perdendo para os Renault Duster e Captur.

O banco do motorista também é muito confortável e você nota isso em viagens mais longas, quando a tecnologia Zero Gravity fez a diferença – o design do banco ajuda a maximizar o fluxo sanguíneo e a manter os níveis de energia durante a condução. Faltou apenas foi o apoio de braço central entre os bancos dianteiros para aumentar o conforto.

Com 432 litros de capacidade, seu porta-malas também é ótimo – um dos melhores da categoria.

Detalhe do painel do Honda HR-V EX 2020

Painel do Honda HR-V EX 2020

HR-V: muito equilíbrio e um trunfo

O HR-V também vai bem em todos os pontos, superando o adversário, por pouco, em todos eles.

Ao entrar no HR-V você tem a impressão de alta qualidade. O modelo tem acabamento muito bom, superior ao do Kicks. O banco do motorista também agrada e acho o Honda um pouco mais confortável, mas nada muito superior. Em termos de espaço interno, ambos são muito próximos. No porta-malas, outra ligeira vantagem para o HR-V: 437 litros x 432 l.

Magic Seat

Mas o HR-V se diferencia pela modularidade do banco traseiro, item que garantiu a sua vitória no quesito avaliado.

São três modos de utilização:

  • Utility: rebate os bancos traseiros e ter uma superfície plana para acomodação de bagagens;
Magic Seat do Honda HR-V EX 2020: posição Utility

Magic Seat do Honda HR-V EX 2020: posição Utility

  • Tall: levanta o assento traseiro para permitir acomodar objetos altos no assoalho do veículo, como um vaso de plantas;
Magic Seat do Honda HR-V EX 2020: posição Tall

Magic Seat do Honda HR-V EX 2020: posição Tall

  • Long: para o transporte de volumes longos como uma prancha de surf, rebatendo também o encosto do banco do passageiro dianteiro.
Magic Seat do Honda HR-V EX 2020: posição Long

Magic Seat do Honda HR-V EX 2020: posição Long

Sem o Magic Seat, o empate seria decretado porque, embora o HR-V seja superior em espaço, acabamento e conforto, a diferença para mais é pequena. Bom para o Honda.

Resultado: Nissan Kicks 2 x 1 Honda HR-V

Honda HR-V EX 2020

Honda HR-V EX 2020

Visual

Como sempre digo, esse é um quesito subjetivo e que não vale nota. Kicks e HR-V ainda agradam bastante pelo visual, mas já começam a dar sinais de que precisam ser atualizados, especialmente o Nissan, que nunca passou por nenhuma reestilização.

O design do Kicks é cheio de quinas. Já o HR-V é um pouco maios sóbrio, o que vai mais de encontro ao meu gosto.

Visualmente falando, prefiro o Honda (por muito pouco).

SUV Nissan Kicks SL CVT 2020

Nissan Kicks venceu a disputa, mas passou aperto porque o HR-V é ótimo

Resumo da obra

Depois de dar uma surra no Renegade, o Kicks vence mais uma, mas passando um baita aperto se comparado ao comparativo anterior.

Equilibrado, O HR-V é um excelente SUV e demonstrou toda a sua qualidade, com mais diferenciais em termos de equipamento, acabamento superior, porta-malas maior e toda a confiabilidade da marca Honda.

Mas ele cobra (bem) mais por isso, o que foi o seu principal problema na disputa. Seu conjunto mecânico também poderia ser mais eficiente em termos de desempenho e consumo.

Por isso a vitória ficou com o Kicks, que tem tudo na média, perdendo para o adversário por pouco em alguns aspectos, mas sendo superior em itens muito importantes como média de consumo, valor de compra e e custo das revisões.

ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:

Honda HR-V EX 2020 Visual do Honda HR-V EX 2020 Dianteira do Honda HR-V EX 2020 Traseira do Honda HR-V EX 2020 Detalhe do painel do Honda HR-V EX 2020 Porta-malas do Honda HR-V Motor 1.8 do Honda HR-V Magic Seat do Honda HR-V EX 2020: posição Utility Magic Seat do Honda HR-V EX 2020: posição Tall Magic Seat do Honda HR-V EX 2020: posição Long Nissan Kicks SV 2018 automático CVT Nissan Kicks SV 2018 CVT Nissan Kicks SV 2018 automático Nissan Kicks SV CVT 2020 Painel do Nissan Kicks SV Pack Plus 2020 Banco traseiro do Nissan Kicks SV 2018 automático CVT Nissan-Kicks-2017-Olimpiadas-Rio-de-Janeiro Motor 1.6 16V do Nissan Kicks SV 2018 automático CVT

O post Duelo 2020: Nissan Kicks SV 1.6 CVT X Honda HR-V EX 1.8 CVT apareceu primeiro em De 0 a 100.


http://www.dezeroacem.com.br/2020/05/duelo-2020-nissan-kicks-sv-1-6-cvt-x-honda-hr-v-ex-1-8-cvt/ encontrado antes em http://www.dezeroacem.com.br
https://renatosampaio101.tumblr.com/post/618666028576210944 observado em primeiro lugar em http://renatosampaio101.tumblr.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário