Design sempre foi um importante fator de decisão na compra de um veículo, ainda mais quando se trata do segmento premium. Com isso em mente, a Audi resolveu lançar o segundo modelo do seu portfólio de elétricos: o e-tron Sportback, com estilão SUV-cupê. Essa receita surgiu lá atrás, com a rival BMW, no X6, mas caiu no gosto do consumidor e, hoje, está presente até mesmo em carros mais baratos, como o Volkswagen Nivus.
Batizado como e-tron Sportback, o destaque do novato da Audi – já disponível na modalidade venda direta – vai para o caimento do teto. Essa solução é focada no público jovem. E também naqueles que querem parecer jovens. Em medidas – salvo o porta-malas, que cai de 600 litros para 555 l -, tem números iguais aos do e-tron convencional (SUV), com 4,9 metros de comprimento e 2,04 metros de largura. Em altura, e 1 centímetro menor que o e-tron, com 1,62 m.
Impossível passar despercebido pelas ruas quando se está a bordo do e-tron Sportback. Com personalidade e estilo de sobra, o modelo traz do irmão e-tron soluções como grade octogonal fechada e pintada em preto brilhante. Faróis de LEDs (tem ainda os opcionais LEDs Matrix), rodas de 21 polegadas que escondem enormes pinças de freio em tom alaranjado, além de lanterna traseira de ponta a ponta da carroceria também estão no pacote.
A unidade avaliada pelo Jornal do Carro estava equipada com espelhos retrovisores virtuais. Isso quer dizer que os espelhos externos foram substituídos por câmeras, que reproduzem as imagens do exterior em telas localizadas nas portas. A solução – que exige um tempo de adaptação do motorista – eleva o preço do carro em salgados R$ 13 mil.
Conforto e luxo são de praxe na Audi. No e-tron Sportback, o espaço interno da cabine é suficiente para acomodar seus cinco ocupantes sem aperto. E a caída do teto não compromete o espaço para a cabeça de quem viaja no banco de trás. O painel merece elogios em relação à design e funcionalidade. Destaque para revestimentos finos com couro, Alcântara e alumínio.
Além do visual
É bem verdade que o design dá um charme todo especial ao carro, mas a cereja do bolo é a linguagem focada no futuro. Além de motor elétrico, o modelo abusa da tendência tecnológica exigida pela sociedade atual. Sistemas de assistência à direção realizam as mais diversas funções a fim de tornar a direção mais prática e segura possível.
O auxílio à condução esbanja modernidade. Mudanças involuntárias de faixa? Obstáculo à frente? Não há problemas, o e-tron Sportback reconhece e contorna esse tipo de situação. Mas, lembre-se, nem por isso você vai largar o volante. Mesmo com níveis de automação, os carros ainda precisam da intervenção do motorista.
O sistema de entretenimento e informação é todo reunido em telas. A central tem 10,1 polegadas e sistema touch screen. Logo ali, abaixo, o display que controla o ar-condicionado (8,6″) também é sensível ao toque. O ar tem quatro zonas. Ainda na lista de equipamentos, o rádio MMI Navigation Plus tem navegação GPS e conectividade bluetooth. Completam, a integração a Apple CarPlay e Android Auto. O som Bang & Olufsen 3D torna o áudio impecável.
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Números e dados
Comecemos falando do coração deste SUV-cupê. Por baixo da (bela) carroceria, baterias de íons de lítio (com 95 kWh) ficam alojadas sob o assoalho. Podem ser recarregadas em tomadas convencionais, aquelas, da garagem de casa. A carga leva cerca de 40 horas. Usando um wallbox, a carga completa chega em cerca de 8h30. Em estações rápidas de 150 kW, o procedimento leva apenas 30 minutos para completar 80% de carga. Os locais podem ser encontrados por meio de aplicativo para smartphone.
As baterias, aliás, são as responsáveis pelo armazenamento de energia, que rende autonomia declarada de 446 quilômetros (10 km a mais que o SUV). Sabemos, aliás, que este número oscila de acordo com o pé do motorista, as condições da pista e outros fatores. A força da frenagem, que pode até ser controlada por meio de aletas atrás do volante, também coopera no e-tron Sportback.
De acordo com a Audi, 36 módulos movimentam os dois motores elétricos – um no eixo dianteiro, outro no traseiro. Como no modelo SUV, gera até 408 cv de potência total.
Nada muda também em relação ao torque. Como no irmão com quem divide plataforma e outros componentes, o e-tron Sportback gera 67,7 mkgf. As forças são distribuídas em 31,5 mkgf de torque na frente e 36,2 mkgf no motor traseiro.
Ao volante do e-tron Sportback
No primeiro contato já é possível perceber predicados como a boa manobrabilidade e ampla visibilidade do grandalhão. A resposta da direção não deixa a esportividade de lado. Pisando fundo no acelerador, o velocímetro sobe sem dificuldade. Até os 100 km/h são gastos 5,7 segundos, informa a Audi.
Lembrando que força não lhe falta, afinal, o torque é disponível 100% do tempo. Há ainda o Audi Drive Select traz sete modos de direção, que permitem ainda mais ousadia ao modelo. Lembrando que não há câmbio, apenas um joystick, com marcha para a frente, neutro e ré. Mesmo com tanta disposição, não é possível passar dos 200 km/h – velocidade máxima limitada eletronicamente.
Longe de ser molenga, a suspensão do modelo (a ar, adaptativa), tem firmeza na medida certa. Agrada bastante. Sem contar o silêncio, que é total. A bordo do e-tron Sportback, parece que estamos naqueles brinquedos de parques de diversão. Só há ruídos do carro cortando o vento. Ainda assim, som quase impossível de ouvir por causa do excelente isolamento acústico. E por falar nisso, com a carroceria cupê, o novato tem apenas 0,25 Cx. Quanto mais baixo o número, melhor a aerodinâmica.
Tradição
A tração integral quattro, como de praxe, está disponível por aqui. Dá muito mais segurança. Os pneus nem berram nas curvas. E a estabilidade é absurda. Mérito do centro de gravidade baixo, que comporta os 700 quilos de baterias. Agora, a pergunta que não quer calar. O que você faria com R$ 614.390? Compraria um apartamento? Quitaria dívidas? Sairia viajando pelo mundo? Ou, apenas, levaria para casa um e-tron Sportback?
Esse é o preço que a Audi cobra pelo modelo completinho, do jeito que você vê nas fotos. Só o pacote tecnológico (head-up display, pré sense dianteiro e assistente de visão noturna) custa absurdos R$ 26 mil. O e-tron Sportback chega nas versões Performance (R$ 511.990) e Perfomance Black (R$ 551.990) em todas as regiões do País e já vem sendo entregue pelas concessionárias credenciadas. Pelo jeito, ser sustentável ainda está fora da realidade de muita gente no Brasil.
FICHA TÉCNICA – AUDI E-TRON SPORTBACK
PREÇO: R$ 551.990
MOTOR: DOIS, ELÉTRICOS
POTÊNCIA (CV): 408 (COMBINADA)
TORQUE (MKGF): 67,7
CÂMBIO: AUTOMÁTICO, 1M.
COMPRIMENTO: 4,90 METROS
ENTRE-EIXOS: 2,93 METROS
PORTA-MALAS: 555 LITROS
0 a 100 KM/H: 5,7 SEGUNDOS
PRÓS E CONTRAS
PRÓS: DESIGN
Belíssimo design prova que carro elétrico não precisa ter visual sem graça.
CONTRAS: RETROVISORES
Câmeras que projetam imagens nas portas custam R$ 13 mil como opcionais, mas não são funcionais como espelhos.
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