O Honda WR-V 2021 chega agora em outubro às concessionárias da marca com visual renovado, mais itens de segurança e com uma nova versão de entrada – tudo para tentar se tornar mais popular.
Motor 1.5 e câmbio CVT, assim como as versões EX e EXL, permanecem, ganhando a companhia do WR-V LX, “novo barato” que chega para “atender diferentes perfis e necessidades dos clientes”, segundo a montadora.
Pena que as novidades fizeram os preços do modelo ficarem ainda mais altos.
WR-V é SUV?
Primeiro automóvel desenvolvido localmente pela Honda no Brasil, o WR-V foi reconhecido, recentemente com a premiação de Melhor Valor de Revenda 2020, consagrando-se como o “SUV compacto que menos desvaloriza do mercado brasileiro”, segundo estudo da KBB Brasil (mais sobre isso abaixo).
Segundo a marca, o WR-V é considerado um SUV por atender a alguns requisitos, seguindo normas do Inmetro – assim como o Renault Kwid.
Mas, na prática, do meu ponto de vista, o WR-V não é um SUV. Ele é uma interessante variação aventureira, com direito a alterações mecânicas, incluindo entre eixos mais longo (2,5 cm), do ótimo Fit.
Visual atualizado
Na linha 2021, o WR-V teve seu design atualizado.
Dianteira
Na dianteira, que sempre foi a sua parte mais bonita, o modelo tem uma nova grade frontal, com desenho horizontal e área cromada mais estreita, valorizando o logotipo da Honda ao centro.
Os faróis, que tem design renovado, recebem iluminação de LED nas versões EX e EXL. Os faróis de neblina, em todas as versões, ganham uma nova moldura, com lâmpadas em LED na EX e EXL. Todas as versões trazem luzes diurnas de rodagem em LED.
Traseira
Na traseira, que sempre foi o ponto mais polêmico, o WR-V recebe novas lanternas com iluminação em LED nas versões EX e EXL, que mantêm o visual controverso de antes (que ficou na LX). O friso superior da placa, antes cromado, agora segue a cor da carroceria, reduzindo o excesso de elementos da traseira. Menos cromados melhoram qualquer carro.
O modelo tem ainda um novo para-choque, 6,7 cm mais comprido, para proteger melhor a tampa do porta-malas (como no Fit), e rodas de 16” com um novo acabamento escurecido nas versões EX e EXL, bem como uma nova cor para a carroceria, o Azul Cósmico metálico (foto logo acima).
Mas o visual ficou bom?
Em linhas gerais, o WR-V evoluiu visualmente falando em relação à sua linha anterior, o que é muito bem-vindo.
Sua dianteira ficou mais “HR-Vzada”, o que foi bom, enquanto a traseira continua estranha para muita gente. Mais foi nítida a tentativa da Honda de melhorá-la.
Interior quase não mudou
No interior, o WR-V mudou pouco na linha 2021. As versões LX e EX recebem uma nova padronagem dos bancos em tecido, enquanto a EXL, que possui bancos revestidos em “couro”, traz novas costuras na cor preta.
O painel ganha atualizações pontuais nas cores aplicadas, com a utilização de friso do volante e molduras do painel em black piano, com detalhes cromados.
Espaço interno e porta-malas
O que não mudou no WR-V 2021 foi o seu espaço interno, que é melhor do que do Fit e pior do que o do HR-V. O porta-malas permanece com adequados 363 litros de volume.
Ainda mais seguro
Terceiro carro mais caro fabricado pela Honda no Brasil (custa mais do que Fit e City e menos do que HR-V e Civic), finalmente o WR-V se equipara aos seus irmãos no quesito segurança.
A linha 2021 marca a introdução dos controles de estabilidade e tração (VSA), assistente de partida em aclive (HSA) e alerta de frenagem emergencial (ESS) em todas as versões, como equipamentos de série. O modelo traz também, para toda família, sensor crepuscular (acendimento automático dos faróis) com regulagem manual de altura do facho.
Completam o pacote as barras de proteção nas portas, estrutura de deformação progressiva da carroceria e o sistema Isofix para fixação de cadeira infantil – tudo disponível desde o lançamento do modelo há 3 anos.
Equipamentos de série
Honda WR-V LX 2021
Entre os principais equipamentos de série, o Honda WR-V LX 2021 traz:
- freios ABS com EBD e ESS
- airbag duplo frontal
- controles de tração e estabilidade
- assistente de partida em rampa
- ar-condicionado
- direção elétrica
- travas e vidros elétricos
- retrovisores elétricos com setas integradas
- imobilizador eletrônico do motor
- sistema de áudio com conexão Bluetooth e câmera de ré integrada
- tapetes em carpete
- sistema de bancos Magic Seat (permite diversas configurações de assentos e a acomodação de objetos de grandes dimensões)
- regulagem de altura e profundidade do volante
- ajuste de altura do banco do motorista
- quatro alto-falantes
- sensor crepuscular com regulagem de altura do facho do faról
Honda WR-V EX 2021
A versão EX 2021 possui os itens da LX com adição de:
- mais dois airbags (quatro ao todo: dois frontais e dois lateais)
- ar-condicionado digital e automático touchscreen
- central multimídia sensível ao toque de 7”, com conectividade com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto
- apoio de braço no console central
- painel bluemeter
- volante revestido em “couro”
- cruise control – controle de velocidade cruzeiro (“piloto automático”)
- paddle shifts (novidade da versão na linha 2021)
- sensores de estacionamento traseiros (novidade da versão na linha 2021)
- dois tweeters (novidade da versão na linha 2021)
Honda WR-V EXL 2021
Além de todos os itens acima, o WR-V EXL 2021, topo de linha, possui ainda:
- bancos revestidos em “couro”
- navegador GPS integrado ao sistema multimídia
- retrovisores eletricamente rebatíveis
- sensores de estacionamento dianteiros
- espelho interno fotocrômico
- mais dois airbags (seis ao todo: dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina).
Motorização é velha conhecida
O WR-V 2021 mantem o mesmo conjunto mecânico: motor 1.5 16V i-VTEC FlexOne desenvolve 115 cv de potência a 6.000 rpm e 15,2 mkgf de torque a 4.800 rpm com gasolina e 116 cv e 15,3 mkgf com etanol, nos mesmos giros, associado ao câmbio automático do tipo CVT, com paddle shift para as versões EX e EXL.
Melhor valor de revenda
Recentemente, o WR-V foi reconhecido com o selo “Melhor Valor de Revenda 2020”, na categoria “SUV compacto”, em estudo realizado pela Kelley Blue Book Brasil (KBB), em parceria com a Quatro Rodas.
A pesquisa indica os modelos que menos desvalorizaram em 2019 – aqueles que mais preservaram o valor investido pelo proprietário. Segundo a Honda, o WR-V alcançou a melhor marca na categoria, com 26%.
Cálculo
O conceito de depreciação adotado no estudo calcula o valor residual do veículo – quanto o modelo custava em uma data específica no passado e o quanto ele custa no presente. Foram considerados os preços dos modelos em janeiro de 2019, de acordo com os valores sugeridos pelos fabricantes, e o preço alcançado 12 meses depois (janeiro de 2020) na hora da revenda.
WR-V x concorrentes
Em outros estudo da KBB Brasil, solicitado pela Honda, para calcular o custo de depreciação do WR-V frente a dois concorrentes do mesmo segmento, faixa de preços e nível de equipamentos, o WR-V foi o modelo que menos desvalorizou em um período de três anos.
De acordo com a análise, o WR-V desvalorizou 38,7% a menos que o seu concorrente A e 47,7% a menos que seu concorrente B.
A depreciação é o gasto mais relevante dentro do custo total de propriedade (soma as despesas de desvalorização, consumo de combustível, documentação, seguro e manutenções), equivalendo a 33% do valor total gasto com um automóvel no período de uso – levando em consideração a média dos três veículos analisados pelo estudo.
Preços
Embora os estudos da KBB sejam interessantes e relevantes, fica a impressão de que eles servem para justificar o alto preço sugerido para o WR-V, que sempre foi e continuará sendo o seu principal limitador de vendas.
E o pior foi que a linha 2021 trouxe um aumento de R$ 3.400 nos já altos valores pedidos para as versões EX e EXL:
- Honda WR-V LX 2021 – R$ 83.400
- Honda WR-V EX 2021 – R$ 90.300 (era R$ 86.900 na linha 2020)
- Honda WR-V EXL 2021 – R$ 94.700 (era R$ 91.300 na linha 2020)
Desvalorizar menos não deveria ser motivo para o carro custar caro.
Mas, afinal de contas, o Honda WR-V 2021 briga com quem?
A Honda afirmou categoricamente que o WR-V briga com os SUVs de entrada, como Volkswagen Nivus, Ford EcoSport e Peugeot 2008. Por isso, colocou a sua régua de preço para cima.
Mercadologicamente falando, por mais que o modelo seja muito legal, como venho dizendo há tempos, e que tenha se tornado um produto mais atraente na linha 2021, essa régua deveria ter ido no sentido oposto, mirando quem compra o Renault Sandero Stepway, Hyundai HB20X, Fiat Argo Trekking, Ford Ka FreeStyle, entre outros – pelo menos na versão LX!
- Renault Sandero Stepway Zen 1.6 – R$ 70.090
- Renault Sandero Stepway Iconic 1.6 CVT – R$ 82.190
- Fiat Argo Trekking 1.8 AT6 – R$ 69.990
- Hyundai HB20X Vision 1.6 – R$ 65.590
- Hyundai HB20X Evolution 1.6 AT6 – R$ 68.990
- Hyundai HB20X Vision 1.6 AT6 – R$ 70.590
- Hyundai HB20X Diamond 1.6 AT6 – R$ 73.990
- Hyundai HB20X Diamond Plus 1.6 AT6 – R$ 77.990
- Ford Ka FreeStyle 1.5 AT6 – R$ 68.490
- Honda WR-V LX 1.5 CVT – R$ 83.400
Por conta dessa estratégia, a Honda pretende, inicialmente, retomar o volume de vendas do modelo no período pré pandemia, superior às 1.000 unidades mensais – números tímidos para um carro tão bom, mas realistas em relação ao seu preço.
Cores
O WR-V 2021 será comercializado no Brasil em três versões – LX, EX e EXL – nas seguintes cores: Branco Tafetá (sólida), Prata Platinum, Cinza Barium (metálicas), Preto Cristal, Branco Estelar e Vermelho Mercúrio (perolizadas), além da nova cor Azul Cósmico Metálico.
Garantia
O modelo tem três anos de garantia, sem limite de quilometragem.
WR-V PCD?
No momento, a Honda não tem planos de lançar uma versão exclusiva para o público PCD do WR-V. No entanto, todas as versões estão disponíveis para o público PCD, com os descontos previstos na legislação.
Resumo da obra
A Honda sabe que o lançamento do WR-V não foi dos melhores, pois o carro nunca vendeu o que poderia, muito por causa do seu preço. Na linha 2019, a marca tentou melhorar o custo-benefício, mas se esqueceu da segurança.
Agora, na linha 2021, o WR-V se torna o modelo que deveria ter sido desde o início, com mais segurança, atingindo a sua maturidade. Sem dúvida, é o melhor WR-V já fabricado e vendido pela marca no Brasil.
Mudando minha percepção
Se, antes, eu nem considerava ter um exemplar na minha garagem, isso mudou. O WR-V me atrai na versão EX, que poderia ter mais dois airbags (seis ao todo) e revestimento dos bancos em “couro”.
Mas eu precisaria ter um belo desconto para comprar um WR-V, uma vez que o valor sugerido ainda é alto demais, suficiente para o potencial cliente considerar um HR-V, que, para mim, é um carro muito mais legal.
Eu gostei de quase tudo do WR-V 2021, menos do preço.
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