terça-feira, 1 de setembro de 2020

Ford Maverick: V8 é cobiçado, mas modelo foi um fracasso

A Ford está pensando em lançar uma nova picape baseada no Bronco, aquele utilitário esportivo, aquele jipão recém-lançado nos Estados Unidos – que vem para o Brasil.  E essa picape poderá se chamar Ford Maverick ou então Bronco Maverick.

Mas Maverick, no Brasil, remete ao modelo produzido entre 1973 e 1979 e que foi um verdadeiro fracasso! Como assim? O Ford Maverick foi lançado para brigar com o Chevrolet Opala. O Opala foi fabricado em milhão de unidades; o Maverick, durante seis anos, passou pouquinho de 100 mil. Um terrível fracasso da Ford.

Mas por que tem gente apaixonada pelo Ford Maverick? Não é por todos eles, é pelo Maverick GT, com um motorzão V8 5.0: esse anda, esse desperta as emoções.  O resto foi um festival de fracassos, como poucas vezes se viu na história da indústria automobilística.

VEJA TAMBÉM:

A ideia da Ford com o Maverick era preencher a lacuna entre o compacto Corcel e o enorme Galaxie com um modelo intermediário para concorrer com o Chevrolet Opala.

Começou no caminho correto, organizando clínicas com potenciais compradores exibindo vários carros sem o logotipo para perceber a preferência do mercado. Entre os Ford Cortina (inglês), Taunus (alemão) e Maverick (norte-americano), o pessoal não vacilou e indicou o Taunus como o preferido.

Taunus foi o escolhido pelos consumidores…
Mas a Ford insistiu com o Maverick

No entanto, carro europeu sempre foi mais sofisticado que o americano e a diretoria da Ford decidiu investir (muito menos) no Maverick. Ao contrário do alemão Taunus, não tinha suspensão traseira independente com molas helicoidais e nem motor de pequena cilindrada, mas sofisticado e oferecendo boa performance. E ainda foi necessária uma estratégica modificação no logotipo norte-americano do carro, que ostentava dois garbosos chifres…

Emblemas do Ford Maverick brasileiro e americano
Emblemas do Ford Maverick brasileiro e americano: chifre foi abandonado por aqui

O Ford Maverick era um cupezão barato nos Estados Unidos (2.000 dólares na década de 1970), de mecânica simplória e baixo custo de produção. O primeiro grande erro da fábrica foi adaptar o velho e grandalhão motor de seis cilindros do jipe Willys e do Aero Willys (comprada no Brasil pela Ford), incapaz de conferir uma performance pelo menos razoável ao Maverick (0 a 100 km/h em 20 segundos).

Outro ponto negativo era o ridículo espaço no banco traseiro, pouco mais que um 2+2 característico dos esportivos. A Ford tentou resolver o problema lançando um quatro portas com maior entre-eixos mas, à época, o mercado brasileiro andava de amores com os cupês. Foi um caso típico de um projeto ao contrário das expectativas e que poderia ser definido como “grande por fora, pequeno por dentro”.

Ford Maverick 4 portas
Versão de 4 portas do Ford Maverick foi tentativa de melhorar espaço interno

Ford Maverick GT

O motorzão Willys foi substituído depois pelo bom e moderno 2.3 produzido na nova fábrica da Ford em Taubaté. E também, como opcional, o famoso V8 302 importado dos EUA.

A diretoria da empresa apostou uma pilha de fichas no Maverick, com ações junto à imprensa, promoções mercadológicas e até uma equipe de competições comandada pelo famoso Luiz Antônio Greco para capitalizar a performance do carro com motor V8 nas pistas.

Mas nenhuma estratégia de marketing foi capaz de conferir ao Maverick mínimas chances de concorrer com o bem sucedido Chevrolet Opala. Depois de vários desacertos e polêmicas internas que – dizem – fizeram até rolar cabeças na diretoria da Ford, o Ford Maverick teve sua morte decretada em 1979, apenas seis anos depois de seu lançamento.

O Maverick GT com motor V8, esse sim deu certo! O povo gosta, curte. Sabe quanto está valendo no mercado de antigos? De R$ 150 mil a R$ 200 mil, esse foi o Maverick que deu certo! Infelizmente o resto, fracasso!

ford maverick gt
Ford Maverick GT V8: o único que virou sucesso na linha

Fotos: Ford | Divulgação

O post Ford Maverick: V8 é cobiçado, mas modelo foi um fracasso apareceu primeiro em AutoPapo.


https://autopapo.uol.com.br/noticia/ford-maverick-v8-cobicado-modelo-fracasso/ encontrado originalmente em https://autopapo.com.br
https://renatosampaio101.tumblr.com/post/628089989388009472 observado em primeiro lugar em http://renatosampaio101.tumblr.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário