A Ford está pensando em lançar uma nova picape baseada no Bronco, aquele utilitário esportivo, aquele jipão recém-lançado nos Estados Unidos – que vem para o Brasil. E essa picape poderá se chamar Ford Maverick ou então Bronco Maverick.
Mas Maverick, no Brasil, remete ao modelo produzido entre 1973 e 1979 e que foi um verdadeiro fracasso! Como assim? O Ford Maverick foi lançado para brigar com o Chevrolet Opala. O Opala foi fabricado em milhão de unidades; o Maverick, durante seis anos, passou pouquinho de 100 mil. Um terrível fracasso da Ford.
Mas por que tem gente apaixonada pelo Ford Maverick? Não é por todos eles, é pelo Maverick GT, com um motorzão V8 5.0: esse anda, esse desperta as emoções. O resto foi um festival de fracassos, como poucas vezes se viu na história da indústria automobilística.
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A ideia da Ford com o Maverick era preencher a lacuna entre o compacto Corcel e o enorme Galaxie com um modelo intermediário para concorrer com o Chevrolet Opala.
Começou no caminho correto, organizando clínicas com potenciais compradores exibindo vários carros sem o logotipo para perceber a preferência do mercado. Entre os Ford Cortina (inglês), Taunus (alemão) e Maverick (norte-americano), o pessoal não vacilou e indicou o Taunus como o preferido.
No entanto, carro europeu sempre foi mais sofisticado que o americano e a diretoria da Ford decidiu investir (muito menos) no Maverick. Ao contrário do alemão Taunus, não tinha suspensão traseira independente com molas helicoidais e nem motor de pequena cilindrada, mas sofisticado e oferecendo boa performance. E ainda foi necessária uma estratégica modificação no logotipo norte-americano do carro, que ostentava dois garbosos chifres…
O Ford Maverick era um cupezão barato nos Estados Unidos (2.000 dólares na década de 1970), de mecânica simplória e baixo custo de produção. O primeiro grande erro da fábrica foi adaptar o velho e grandalhão motor de seis cilindros do jipe Willys e do Aero Willys (comprada no Brasil pela Ford), incapaz de conferir uma performance pelo menos razoável ao Maverick (0 a 100 km/h em 20 segundos).
Outro ponto negativo era o ridículo espaço no banco traseiro, pouco mais que um 2+2 característico dos esportivos. A Ford tentou resolver o problema lançando um quatro portas com maior entre-eixos mas, à época, o mercado brasileiro andava de amores com os cupês. Foi um caso típico de um projeto ao contrário das expectativas e que poderia ser definido como “grande por fora, pequeno por dentro”.
Ford Maverick GT
O motorzão Willys foi substituído depois pelo bom e moderno 2.3 produzido na nova fábrica da Ford em Taubaté. E também, como opcional, o famoso V8 302 importado dos EUA.
A diretoria da empresa apostou uma pilha de fichas no Maverick, com ações junto à imprensa, promoções mercadológicas e até uma equipe de competições comandada pelo famoso Luiz Antônio Greco para capitalizar a performance do carro com motor V8 nas pistas.
Mas nenhuma estratégia de marketing foi capaz de conferir ao Maverick mínimas chances de concorrer com o bem sucedido Chevrolet Opala. Depois de vários desacertos e polêmicas internas que – dizem – fizeram até rolar cabeças na diretoria da Ford, o Ford Maverick teve sua morte decretada em 1979, apenas seis anos depois de seu lançamento.
O Maverick GT com motor V8, esse sim deu certo! O povo gosta, curte. Sabe quanto está valendo no mercado de antigos? De R$ 150 mil a R$ 200 mil, esse foi o Maverick que deu certo! Infelizmente o resto, fracasso!
Fotos: Ford | Divulgação
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