Oficialmente, o Ford Fusion está à venda. Pelo menos, essa é a informação da empresa. Mas encontrar um exemplar do sedã produzido no México não é fácil. Ligamos para algumas concessionárias da marca em São Paulo e nenhuma tem o carro para vender.
Na Sonnervig (na zona sul da capital), um dos mais tradicionais revendedores da marca, a vendedora disse que há pelo menos seis meses não vê nenhum Fusion novo entrar no showroom. O modelo também não estava disponível na concessionária Souza Ramos (zona leste) e na Caoa (zona sul). Houve quem oferecesse um exemplar seminovo, para tentar compensar a falta de um zero-quilômetro no estoque.
Na Studio Sumaré (zona oeste), o vendedor informou que também não tem o sedã. De acordo com ele, a revenda tem priorizado os modelos de “giro” mais rápido, caso de Ka, EcoSport e Ranger. O compacto Ka, a propósito, é o segundo automóvel mais vendido do País. No acumulado deste ano, até novembro, foram emplacadas 95.411 unidades do modelo, de acordo com os dados da federação que reúne as concessionárias, a Fenebrave. Já o Fusion, no mesmo período, teve apenas 820 unidades vendidas, segundo os números da mesma associação. Em outubro, foram vendidos 27 modelos, e no mês passado, somente 12, o que evidencia a trajetória descendente do sedã.
Para se ter uma ideia, atualmente o sedã mexicano vende menos que o esportivo Mustang, um modelo claramente de nicho de vendas. Mesmo assim, a Ford emplacou 28 unidades do esportivo em novembro, mais que o dobro do sedã.
Ford está investindo em SUVs
O sumiço do Fusion é uma espécie de crônica de uma morte anunciada (parafraseando o título da obra do escritor Gabriel García Márquez), embora ainda não oficializada. A estratégia mundial da Ford é de investir pesadamente no segmento de utilitários-esportivos. A marca já anunciou que deve lançar os SUVs Escape e Territory no Brasil no ano que vem. Ao mesmo tempo, com o fechamento da fábrica de São Bernardo do Campo, no Grande ABC, este ano, a empresa do oval azul deixou de oferecer no País o compacto Fiesta.
O Focus, que vinha da Argentina, também saiu de linha no Brasil, após o fim de produção no País vizinho.
Fusion ainda está no site da Ford
Embora tenha desaparecido das lojas, o Fusion ainda está presente no site comercial da Ford. O sedã aparece em três opções. Os preços partem de R$ 149.900, para a versão SEL 2.0 Ecoboost, com tração dianteira. A versão de topo, Titanium, aparece em duas possibilidades. Com motor 2.0 EcoBoost e tração integral, custa R$ 179.900. Já a Titanium Hybrid, com propulsão híbrida, sai por R$ 182.990.
Veja também
https://jornaldocarro.estadao.com.br/carros/o-ford-fusion-desapareceu-das-lojas/ visto pela primeira vez em https://jornaldocarro.estadao.com.br
https://renatosampaio101.tumblr.com/post/189825247706 observado em primeiro lugar em http://renatosampaio101.tumblr.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário