Gêmeos bivitelinos são gerados juntos, mas em óvulos diferentes e por isso podem não ter semelhança alguma visual especialmente. No caso de Cayenne Coupe e Q8, ambos tem a mesma genética; a plataforma MLB do grupo VW, a qual pertencem. Porém, foram criados em “óvulos” distintos, no caso a Audi e a Porsche.
Parte da geração de SUVs com estilo de cupê, os dois modelos são rivais diretos criados dentro da mesma casa. Na disputa entre os mais recentes rivais desse segmento (há também o BMW X6 e o GLE Coupe), o Audi levou a melhor, mas não foi folgado o resultado.
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Cayenne Coupe e Q8: quem são?
Importados da Slováquia (Audi) e Alemanha (Porsche), os modelos tem suas similaridades, mas também uma série de diferenças. O Audi parte de R$ 483.990, enquanto o Porsche inicia em R$ 459 mil. O Cayenne Coupe não tem versões, apenas opcionais. O Audi entra na disputa na versão Black, que traz acabamentos diferenciados e um sistema de som premium, na qual o preço sobe aos R$ 515.990.
Os carros das fotos estavam cheio de opcionais que estão disponíveis como pacotes ou sozinhos. O Audi bateu os R$ 594.390, com todos os itens à disposição, enquanto o Porsche chegou a R$ 555.485 com os itens adicionados, mas ainda há espaço para crescer o tamanho da fatura conforme o gosto do cliente.
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Itens de série e manutenção
De série, ambos tem oito air bags, controles de tração, estabilidade e assistente de partida, freio elétrico, entre outros. Há ainda faróis de LEDs, teto panorâmico, acionamento elétrico do porta-malas, entre outtros. Pelos R$ 515.990, o Audi oferece a mais sistema de câmera 360º, controle de cruzeiro adaptativo, rodas de 21 polegadas (no Porsche são originais de 20”), ar-condicionado de quatro zonas (são duas no Porsche). O Q8 tem ainda acesso e partida com chave presencial, enquanto no Cayenne, a chave é presencial para a partida, mas exige o uso para o destravamento das portas pressionando o botão.
Em termos de manutenção e seguros, vantagem ligeira para o Porsche. Mas isso pode não incomodar quem já gastou mais de R$ 400 mil em um veículo de luxo. Em termos de consumo, empate técnico. Segundo o Conpet, o Q8 faz 6,6 km/l na cidade e 7 km/l na estrada, enquanto o Cayenne Coupe entrega 6,7 km/l e 7,6 km/l.
Motores iguais, torque diferente
Sob o capô, ambos utilizam um motor V6 3.0, turbo, a gasolina. A potência também é a mesma: 340 cv a entregues a regimes diferentes. Porém, o que mais conta aqui, na hora de tirar esses gigantes da imobilidade é o torque. E aí a coisa muda. O Porsche oferece “só” 45,8 mkgf contra os 50,9 mkgf do Audi. Segundo dados das marcas, o Q8 acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos contra 6 s do Cayenne Coupe e tem máxima de 250 km/h contra 243 km/h.
O motor é suficiente para empurrar os SUVs de mais de duas toneladas, mas não é um primor de resposta ou esportividade, como seus equivalentes equipados com motor V8. Ainda assim, reclamar de uma falta de desempenho ou problemas em retomadas ou ultrapassagens seria mesquinho da minha parte.
Q8 e Cayenne Coupe têm o DNA que desejam ‘vender’
Com semelhanças e diferenças, é muito na hora da condução que se evidencia as maiores diferenças entre Porsche e Audi. Uma, mesmo na hora de produzir seu SUV mantém o DNA de corrida, uma pegada visceral. Já a outra, que está apostando cada vez mais na vanguarda da tecnologia faz disso seu estandarte até na composição do visual.
No design, o Audi Q8 dá um banho no Porsche Cayenne Coupe. As linhas são modernas, futuristas e mesmo na cor escura das fotos o carro se destacava em meio ao trânsito. No caso do Porsche, uma opção de cor mais discreta faria muitos acharem que era um Cayenne convencional.
Por dentro, é um misto de sentimentos os carros. O Porsche apela para a tradição com uma “chave falsa” do lado esquerdo para ligar o carro e no formato do painel de instrumentos, com o tacômetro centralizado. Ainda assim, utiliza painéis virtuais nos demais mostradores. O Audi, mantém a mesma tônica que apostou no visual. É futurista e também mais prático de acessar funções, é mais limpo e ainda tem mais porta-objetos graças as escolhas para seu projeto interno.
O espaço para os ocupantes é bom para quatro adultos. O quinto ocupante tem que lidar com o túnel central, além da da saída de ar-condicionado traseira em ambos. A queda do teto mais acentuada no Porsche também faz com que ele tenha menos espaço para a cabeça daqueles com cerca de 1,8 metro no banco traseiro do que no Audi.
Apesar do estilo, nenhum dos dois abriu a mão da funcionalidade de um carro familiar no quesito porta-malas. São 625 litros no Porsche contra 605 litros no Audi, basicamente um empate, afinal pode parecer muito, mas não é espaço suficiente para uma mala a mais ali.
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Esportividade de Stuttgart fica evidente no Porsche
O Porsche e seu DNA de competição se mostra pelos modos de condução: normal, sport e sport plus. Ele traz ainda um botão junto ao volante que aciona um “turbo temporário”. Basta apertar que o carro automaticamente entra no modo Sport Plus por 20 segundos. Já o Audi, com outra pegada, oferece o eco, normal e sport (dynamic), além de permitir a personalização dos ajustes de direção, resposta do acelerador e suspensão.
O ajuste natural de suspensão e resposta da direção do Porsche mantém a lógica. Ele é mais “afiado” em cada resposta que oferece. Já o Audi, mesmo no modo Dynamic, ainda fica longe da proposta de precisão cirúrgica do Porsche.
A suspensão do Porsche transita entre o firme e o duríssimo. A do Audi claramente quer oferecer, antes de tudo, conforto aos ocupantes. Não que ela seja mole demais ou sofra com balanço exagerado da carroceria nas curvas, mas esportividade não é o único conceito que foi pensado na construção do ‘SUV-cupê’.
Ambos utilizam o bom câmbio automático de oito velocidades com trocas rápidas e imperceptíveis. Além disso contam também com tração integral nas quatro rodas que pode ser distribuída entre os eixos em caso de perda de tração.
OPINIÃO: o dia que não achei um Porsche o ideal
Bem, é quase um uníssono que Porsche são carros para quem gosta de dirigir. Porém, nesse comparativo, além do que mostram os carros, no meu gosto pessoal eu ficaria com o Audi, por incrível que pareça.
Um SUV esportivo é divertido, mas um carro “só” esportivo (leia-se 911) ou uma perua esportiva com o DNA Porsche seriam mais. No frigir dos ovos, algumas comodidades extras, o ar tecnológico do Audi e ainda assim uma pequena “pimenta” quando eu quiser fazem um pacote mais afável para todo dia.
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PRÓS E CONTRAS
Audi Q8
Prós: equipamentos. Lista de equipamentos do Q8 Black é maior que no Porsche para tentar justificar o valor superior ao rival na versão com estilo por adereços pretos.
Contras: preço. O valor é mais salgado na versão Black, cerca de R$ 25 mil, mas na básica, sem o som premium e os itens, o valor fica mais justo.
Porsche Cayenne
Prós: dirigibilidade. Mesmo sendo um carro de duas toneladas, a Porsche fez a lição de casa para garantir a irreprimível dirigibilidade que está em todos seus carros.
Contras: Equipamentos. Falta alguns itens ao Porsche que só aparecem como opcionais caríssimos da extensa lista de disponíveis.
PONTUAÇÃO
Modelo | PORSCHE | AUDI |
Acabamento | 9,5 | 10 |
Câmbio | 5 | 5 |
Conforto | 7 | 8 |
Consumo | 2 | 2 |
Desempenho | 4 | 4 |
Equipamentos | 6 | 7 |
Ergonomia | 5 | 5 |
Espaço | 8 | 9 |
Estabilidade | 5 | 4 |
Estilo | 3,5 | 5 |
Instrumentos | 4 | 5 |
Manutenção | 5 | 4 |
Motor | 8 | 8,5 |
Porta-malas | 10 | 10 |
Preço | 3,5 | 3 |
Seguro | 5 | 4 |
Suspensão | 4,5 | 4 |
Usabilidade | 4 | 5 |
Total: | 99 | 102,5 |
FICHA TÉCNICA
https://jornaldocarro.estadao.com.br/carros/porsche-cayenne-coupe-x-audi-q8/ visto pela primeira vez em https://jornaldocarro.estadao.com.br
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