A Suzuki vai ter que “sambar” para manter o novo Jimny à venda na Europa. Tanto que a partir do próximo ano, o utilitário será enquadrado como veículo comercial no Velho Continente. A Suzuki fará isso para contornar as normas antipoluição mais rígidas que entrarão em vigor em 2021.
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O Jimny não consegue atender aos novos limites da legislação europeia. Por isso, a marca vai interromper as vendas do modelo de passageiros na Europa, deixando apenas uma versão mais espartana, com algumas mudanças no interior. O modelo poderá não ter banco traseiro, por exemplo. Na Europa, veículos comerciais naõ passam pelos mesmos testes dos carros de passeio, por isso, o Jimny comercial poderá conseguir se manter à venda.
Jimny poluidor
Atualmente, o modelo usa um motor 1.5 com 108 cv e 14,1 mkgf. O motor é relativamente pequeno, mas não é dos mais limpos. A partir de 2021, carros de passeio vendidos na Europa não poderão emitir mais de 95 gramas de C02 por quilômetro rodado. O jipinho da Suzuki vendido na Europa emite 154 g CO2/km na versão manual e 170 g CO2/km com câmbio automático.
No entanto, nada impede que a Suzuki retrabalhe o 1.5 ou instale outro motor mais eficiente no Jimny. Isso permitirá que o jipinho volte a ser vendido na Europa em versões para passageiros.
No Brasil, o modelo foi lançado em outubro com o sobrenome Sierra. A diferenciação no nome é para distingui-lo do Jimny antigo, que continua sendo produzido na fábrica da marca em Anápolis (GO). O Jimny Sierra é vendido aqui em três versões com preços entre R$ 104.990 e R$ 123.990.
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