terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Veja motivos para comprar ou não comprar o novo Hyundai HB20

hb20

A Hyundai fez uma mexida das boas no HB20 e deu ao compacto vários itens novos, visual repaginado e um bom motor 1.0 turbinado. Mas hatch e sedã ainda têm alguns pontos negativos que podem afastar o comprador. O modelo foi lançado em setembro de 2019 e, desde então, não vem emplacando os bons números da geração passada.

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O visual polêmico é um dos pontos mais apontados como um dos motivos do sucesso “morno” do modelo. Entre comentários de leitores e opiniões de especialistas, o novo HB20 não tem o mesmo charme do modelo anterior. Embora as linhas sejam semelhantes aos novos Hyundai vendidos em outros países, as linhas não vêm fazendo muito sucesso. Isso porque os carros que serviram de inspiração para o HB20, como o novo Sonata, também sofrem críticas nos países onde são vendidos. Ainda que o conjunto mecânico seja digno de elogios, o visual não ganhou o público.



HB20 mantém boa dinâmica

Ao menos, o HB20 manteve o bom conjunto mecânico e comportamento dinâmico. O motor 1.0 turbo, que já existia no modelo anterior, mas com quase nenhuma atenção da marca, ganhou injeção direta e agora entrega 120 cv. O câmbio automático mantém as seis marchas, mas agora tem aletas para trocas de marcha no volante. O desempenho é bom e o HB20 continua agradando quem gosta de uma condução mais entusiasmada.

Outra novidade boa é que o HB20 ganhou leitor de faixa de rolamento e um exclusivo sistema de frenagem autônoma. O modelo detecta a presença de um carro ou pedestre à frente e comanda uma frenagem de emergência para evitar uma colisão ou atropelamento. Já o leitor de faixa avisa o motorista caso o compacto invada a faixa ao lado sem que o condutor tenha sinalizado a manobra.

HB20 também piorou em alguns aspectos

Por outro lado, a Hyundai mudou os instrumentos para pior. Mas em vez de instalar um painel virtual como do rival VW Polo, tirou os bons mostradores analógicos e instalou um velocímetro digital curiosamente parecido com o que a GM usava no Onix antigo.

Além disso, o compacto ficou caro. As versões de entrada até começam em razoáveis R$ 44.990, mas o HB20 turbo mais barato custa elevados R$ 67.190. Para ter todos os itens eletrônicos novos, é necessário pular para a versão Diamond Plus, a R$ 77.990.


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