A motorista do carro autônomo da Uber que atropelou e matou uma ciclista em 2018 foi indiciada por homicídio. O acidente ocorreu em 2018, na cidade de Tempe, no Estado norte-americano do Arizona. A Justiça a acusa Rafaela Vasquez de homicídio por negligência. Segundo os promotores, a morte poderia ter sido evitada se ela tivesse tomado o controle do carro.
Elaine Herzberg, de 49 anos, atravessava a rua com uma bicicleta quando foi atingida por um Volvo XC90 a 63 km/h. O carro, equipado com sistemas de condução autônoma, estava sendo testado pela Uber. Imagens de dentro do veículo mostram que a “motorista” olhava constantemente para baixo.
Em todos os testes de carros autônomos deve haver alguém habilitado a bordo. O objetivo é que esse motorista “estepe” intervenha em caso de risco iminente de acidente. Segundo a polícia de Tempe, Rafaela estava assistindo ao programa de TV “The Voice”. O registro de streaming Hulu também identificou que o dispositivo estava transmitindo um programa televisivo.
As investigações da Organização Nacional pela Segurança dos Transportes (sigla NTSB, em inglês) apontaram que o erro humano foi o principal responsável pelo acidente. O vice-presidente da organização notificou no relatório: “Nesta viagem, o motorista de segurança (que se identifica como do gênero feminino) passou 34% do tempo olhando para o celular, que transmitia um programa da TV”.
Apesar do acidente, Uber foi inocentada
A Uber, por sua vez, não foi responsabilizada criminalmente. De acordo com a decisão da promotoria responsável pela investigação, “não há base para responsabilidade criminal”. Logo após o acidente, a companhia encerrou suas operações para testes de direção autônoma no Arizona. O fato resultou na primeira morte registrada envolvendo um veículo autônomo da companhia.
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O relatório do NTSB ainda explica por que o carro não identificou a vítima. O documento aponta que o sistema não conseguiu classificar o objeto como um pedestre, já que Elaine não estava transitando em uma faixa de pedestre. A tecnologia a identificou como “veículo, bicicleta e outro”. Por isso, freou apenas 1,3 segundo antes da colisão.
Sistema de segurança foi desativado
A Uber também desativou o sistema de frenagem de emergência, porém o recurso não foi projetado para avisar ao motorista sobre a desativação ou ativação.
A motorista se considerou como não culpada e foi acusada no dia 27 de agosto pelo homicídio. Rafaela compareceu ao tribunal na terça-feira, dia 15, e aguarda o julgamento em liberdade. Ele está marcado para fevereiro de 2021. A Uber não se pronunciou sobre o indiciamento de Rafaela.
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