A nova Yamaha MT-03 2021 estava com o passaporte carimbado para o Brasil desde o fim de 2019, quando foi apresentada no Salão de Milão (EICMA). Após essa longa espera, finalmente a street, que traz várias atualizações no visual e ciclística, chega ao País com preço de R$ 25.490. São R$ 856 a mais que a tabela da linha 2020. Montada em Manaus, a novidade estará nas concessionárias a partir da segunda quinzena de setembro.
Agora o visual remete ao da “irmã” mais velha Yamaha MT-09. O conjunto com farol de LEDs é novo. São duas luzes de uso diurnas em formato de filete e um bulbo central que faz as vezes de luz baixa e alta. Lanterna traseira e piscas também são de LEDs. Os grafismos mudaram, embora as opções de cor tenham sido mantidas. A MT-03 2021 está disponível nos tons azul e preto (metálicos) e cinza fosco.
Outro destaque é o painel de instrumentos, que já havia sido adotado no Brasil na R3, versão carenada da MT-03 2021. o quadro é digital e traz mais informações que o anterior. Há indicador de consumo instantâneo e médio, hodômetro total e dois parciais e aviso do prazo da troca de óleo. Com isso, sua visualização melhorou.
O tanque de gasolina tem novo formato. Está achatado no topo e mais largo. Com a mudança é possível apoiar melhor as pernas na hora de fazer o pêndulo em curvas. A capacidade do reservatório foi mantida em 14 litros, sendo 3 l de reserva.
O banco do piloto garante conforto mesmo em viagens longas. Já as pedaleiras recuadas são um ponto negativo para quem tem mais de 1,8 metro e tendem a causar cansaço após muito tempo sobre a moto. O garupa sofre tanto por causa do assento pequeno quanto plea falta de alças para se segurar.
MT-03 2021: novas suspensões melhoram o rodar
A MT-03 2021 também ganhou novas suspensões. Na frente, a mudança foi maior. Os garfos convencionais da linha anterior deram lugar ao invertidos com 130 mm de curso. Na prática, o sistema fornecido pela Kayaba deixou a moto mais equilibrada. A dianteira não flutua em curvas nem mergulha em frenagens bruscas.
Na traseira, a suspensão monoamortecida com sete ajustes de pré-carga na mola foi recalibrada. A balança, batizada de assimétrica pela Yamaha, também é nova. Segundo informações da marca, esse tipo de construção, que já havia sido aplicada na R3 2020, garante mais equilíbrio em acelerações e frenagens.
A ciclística, outro aspecto que evoluiu na linha 2021 da street, também contribui para melhorar as respostas em curvas e frenagens. Tanto que, embora o sistema de freios não tenha mudado, a sensação é de que ficou mais potente. O conjunto tem discos simples de 298 mm na frente e de 220 mm atrás. O ABS é de série e não pode ser desligado.
Na cidade, a MT-10 2021 é ágil no trânsito. Leve, parece ser uma street de menor cilindrada, o que permite que seja utilizada no dia a dia sem esforço. Na estrada, sobretudo em trechos sinuosos, a Yamaha também se destaca pela agilidade.
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Motor manteve virtudes
A MT-03 2021 não traz mudanças no mecânica. O motor de 321 cm³ gera 42 cv a 10.750 rpm e 3 mkgf a 9 mil rpm. O câmbio de seis marchas tem engates fáceis. E, mesmo sendo “girador”, com faixa vermelha começando em 12 mil rpm, o dois-cilindros vai muito bem na cidade.
Esse motor faz parte da família MT (Master of Torque, ou Mestre do Torque) e tem bom rendimento também em baixas rotações. Há força suficiente para arrancar em semáforos e vencer subidas facilmente. Na estrada, a Yamaha mostra sua verve esportiva. O torque parece que nunca vai acabar e é possível aproveitar bem cada marcha até os 12 mil rpm antes de fazer a mudança.
O shift light (luz no painel que indicar o momento ideal de trocar de marcha) pode ser ajustado. Os engates do câmbio são fáceis e a relação é adequada tanto para o uso na cidade quanto em estrada. Rodando em sexta marcha a 120 km/h, o nível de vibração é surpreendentemente baixo.
FICHA TÉCNICA – YAMAHA MT-03 2021
Preço: R$ 25.490
Motor: 321 cm³, dois cil., 8V, gasolina
Potência (cv): 42 a 10.750 rpm
Torque (mkgf): 3 a 9 mil rpm
Câmbio: 6 marchas
Tanque: 14 litros
PRÓS: Ciclística
Com as novas suspensões, MT-03 ganhou ciclística ainda mais afinada, que se reflete principalmente no comportamento da dianteira.
CONTRAS: Garupa
Assim como no modelo anterior, o garupa continua relegado. Espaço no assento da Yamaha é reduzido e não há alças de apoio
https://jornaldocarro.estadao.com.br/motos/teste-yamaha-mt-03-2021/ visto pela primeira vez em https://jornaldocarro.estadao.com.br
https://renatosampaio101.tumblr.com/post/628061998263959552 observado em primeiro lugar em http://renatosampaio101.tumblr.com
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