Dois anos atrás a Peugeot lançava no Brasil a segunda geração do SUV 3008. O modelo chegou apenas na versão de topo, Griffe. E era assim desde então. Agora, a marca aposta na versão de entrada, Allure, para aumentar as vendas do modelo e também roubar consumidores dos SUV compactos de topo.
Importado da França chega às lojas por R$ 144.990. O modelo perdeu alguns itens em relação a versão Griffe Pack, obviamente, mas ainda tem um bom custo-benefício. Seu maior trunfo em relação aos concorrentes menores é o valor equivalente com um espaço interno e porta-malas maiores.
Esse preço é próximo ao da versão de topo do Honda HR-V Touring, que sai a R$ 139.990, com dimensões reduzidas, por exemplo. Outro, ainda menor, mas igualmente caro, são as motorizações a diesel do Renegade. A Longitude sai por R$ 134.990 e a Trailhawk por R$ 145.990.
3008 Allure: lista de equipamentos
De série, ele traz abertura das portas e partida por botão com chave presencial, seis air bags, sensores de obstáculos na frente e atrás, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, lanternas traseiras de LEDs, painel virtual, faróis com acendimento automático, sensor de chuva, controle de velocidade de cruzeiro e central multimídia com integração a Android Auto e Apple CarPlay.
Basicamente, ele perdeu todo o pacote tecnológico encontrado na versão de topo. Isso inclui: controle de velocidade adaptativo (ACC), faróis de LEDs, alerta de saída de faixa com correção, frenagem automática de emergência, carregador de smartphone por indução, alertas de fadiga e de ponto cego, bancos dianteiros com massageadores e ajustes elétricos.
Ergonomia e espaço
Apesar das perdas, o 3008 Allure tem um bom pacote e manteve outras qualidades da versão mais completa, como o acabamento de qualidade com um design interior que salta aos olhos e que talvez seja o mais belo entre os SUVs médios à venda no País. Há bons porta-objetos e os botões no painel têm o estilo de chaves de comando de aviões, que dão um charme extra. Além disso, eles ficam a mão dos pilotos.
O espaço interno também é bom e leva com conforto quatro adultos. O quinto ocupante pode sofrer um pouco pelo túnel central, mas ainda assim tem bom espaço para os ombros em relação aos passageiros nas laterais. O porta-malas é outro bom trunfo com seus 520 litros de capacidade.
Mecânica e dirigibilidade
O Peugeot 3008 Allure também manteve o bom conjunto mecânico: motor 1.6 turbo de 156 cv a gasolina e o câmbio automático de seis marchas. Essa combinação que casou bem entrega um desempenho adequado e suficiente para empurrar o SUV.
Em retomadas e ultrapassagens, o modo Sport ou o manual ajudam a deixar o carro mais ágil nas respostas. O pênalti do conjunto é não ter a tecnologia flexível, que aumentou a potência no C4 Lounge e no Peugeot 2008 para 173 cv rodando com etanol. Isso deixaria o SUV ainda mais esperto
Como na versão de topo, ele se destaca pela suspensão firme e a direção com ajustes diretos e precisos. O volante pequeno, como do 2008, tem boa empunhadura e amplia a sensação de agilidade. Junto, esse pacote faz o carro parecer menor do que ele é para quem está dirigindo.
Se a suspensão firme ajuda em uma tocada mais esportiva, cobra conforto quando se está em piso irregular. As pancadas na torre do amortecedor são secas e o que era bom se torna incômodo.
Veja também
https://jornaldocarro.estadao.com.br/carros/peugeot-3008-allure-teste/ visto pela primeira vez em https://jornaldocarro.estadao.com.br
https://renatosampaio101.tumblr.com/post/189721885386 observado em primeiro lugar em http://renatosampaio101.tumblr.com
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