terça-feira, 3 de março de 2020

Dieselgate: Volkswagen vai pagar R$ 4 bilhões em indenizações

Dieselgate

Por causa do Dieselgate, a Volkswagen pagará em torno de 830 milhões de euros, mais de R$ 4 bilhões de reais, em indenizações na Europa. Os pagamentos serão feitos a clientes cujos veículos tiveram seus motores a diesel manipulados, informou a AFP.

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O acordo celebrado na última sexta-feira, 28, é mais um capítulo do chamado Dieselgate na Alemanha. Ele trata da manipulação dos resultados das emissões de poluentes em automóveis movidos a diesel. O acordo cobre apenas cidadãos residentes na Alemanha.

A montadora vai propor “entre 1.350 e 6.257 euros” por veículo, segundo a associação de consumidores VZBV, que representa 400 mil clientes inscritos nesta ação. Entre estas pessoas, em torno de 260 mil poderão se beneficiar do acordo e receber da Volkswagen.

O acordo prevê que a associação retire, até o final de abril, a ação no tribunal de Brunswick, colocando um fim a este caso na Alemanha. A fabricante é acusada de prejudicar deliberadamente os seus clientes instalando um dispositivo em seus automóveis movidos a diesel que manipulava os resultados das emissões de poluentes.

Os clientes da associação têm até 20 de abril para decidir se aceitam a oferta. Apesar do acordo, a Volkswagen segue sendo objeto de dezenas de milhares de processos individuais pedindo indenização. A montadora alemã já desembolsou mais de 30 bilhões de euros em multas, gastos jurídicos e indenizações.

Dieselgate e o Brasil

Em 2015, um escândalo atingiu a Volkswagen, quando foi revelado que 11 milhões de automóveis com motor diesel foram manipulados a fim de burlar testes das emissões de poluentes. É tido como o maior caso de fraude da indústria automotiva.

Durante os testes de emissões, os carros tinham um dispositivo que mantinha os poluentes em níveis ideais para aprovação. Entretanto, no uso diário nas ruais, o software era desativado e liberava emissões acima do permitido.

O único veículo a diesel da montadora no Brasil é a picape Amarok, que também estava envolvida no escândalo. Ao todo, 17 mil carros vendidos estavam com níveis de emissão de poluentes fora do que estabelecem as leis.

Em 2019, a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senacon), aplicou uma multa de R$ 7,2 milhões à montadora pelo uso do programa que enganava os testes de emissões. Já em 2017, o Ibama anunciou uma multa de R$ 50 milhões à Volkswagen.


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