O 904 Carrera GTS foi o primeiro carro da Porsche a ostentar a sigla que significa Gran Turismo Sport. O modelo feito em 1964 era baseado no carro de competição e recebeu ajustes para ficar confortável e poder rodar nas ruas. É muito provável que Ferdinand Porsche jamais imaginou que sua criação serviria de referência para um futuro SUV (inexistente à época) esportivo. Mas se o engenheiro alemão pudesse assumir o volante do novo Macan GTS e o acelerasse de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos, certamente teria (ainda mais) motivos para se orgulhar.
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Para ostentar tal número, o utilitário-esportivo, que chega ao Brasil por R$ 495 mil, conta com o novo motor 2.9 V6 biturbo. São 380 cv de potência (ganho de 20 cv em relação ao anterior). O torque de 53,06 mkgf está disponível entre 1.750 e 5 mil rpm e garante acelerações surpreendentes. Isso a despeito do peso do modelo, que beira as duas toneladas.
Como o corte de giro do motor só ocorre às 6.700 rotações por minuto, em nenhuma via da bela estância de Cascais, em Portugal, onde avaliamos o carro, foi possível levá-lo ao limite. Ainda mais considerando que o carro avaliado estava equipado com o pacote opcional Sport Chrono. Ele permite acelerar de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos.
Isso sem falar do câmbio automatizado de dupla embreagem, que é item de série e gerencia as sete marchas de forma muito competente. Outro destaque do Macan GTS são as opções de modos de condução (Sport e Sport Plus). Eles podem ser selecionados por meio de um botão de acordo com o gosto do freguês. É possível deixar o carro mais arisco e permissivo nas escapadas de curva. Tudo sob total controle do motorista.
Assim como ocorre com os cupês da Porsche, o Macan GTS é muito bom de curva. O SUV tem suspensão adaptativa. Dá para baixar a altura da carroceria em até 15 mm. De série, a distância em relação ao solo é 10 mm menor que a das demais versões do modelo.
As rodas de liga leve com 20 polegadas calçadas com pneus 265/45 na frente e 295/40 atrás contribuem para a ótima estabilidade do Macan GTS. A carroceria se mantém firme em qualquer situação.
A posição de dirigir é ótima, como em qualquer modelo da Porsche. Volante e pedais são centralizados, o banco é confortável e todos os comandos estão à mão.
Macan GTS é luxuoso
Colabora com a ergonomia a facilidade de acesso a vários comandos por meio da tela de 10,9 polegadas da central multimídia. A única ressalva é que o navegador GPS foi um tanto “confuso”. Principalmente quando tinha de indicar saídas para vias com pouca distância uma das outras.
O acabamento caprichado inclui revestimentos de Alcantara, couro e alumínio escovado. A ampla lista de equipamentos traz ar-condicionado digital, sistema de som da Bose com 14 alto-falantes, câmera na traseira com imagem de alta definição e conexão de internet. Há ainda vários sistemas de assistência à direção, além de vidros aquecidos, entre outros.
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