O SW4 é aquele exemplo clássico de como a marca Toyota está acima até mesmo do modelo. Não que o SUV grande da marca japonesa seja ruim. Mas há rivais melhores, mais equipados e baratos.
Assim mesmo, geralmente, o modelo da marca japonesa vende mais. E não estamos falando da atual geração, e sim da anterior, linha 2013. Nessa época, o Toyota SW4 superava até utilitários menores nos emplacamentos.
Avaliamos o Toyota SW4 SRV 3.0 4×4 2013 que tem preços entre entre R$ 112 mil e R$ 125 mil.
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Mistérios do mercado automotivo à parte, o fato é que o SW4 tem no conforto seu maior apelo. Acomoda muito bem cinco pessoas e ainda há as configurações para sete passageiros – embora os banquinhos extras sirvam mais para crianças de até 10 anos. Motorista tem sobras para pernas, ombros e joelhos e ainda se vale de ajustes elétricos nos bancos.
A ergonomia só não é melhor porque o carro é grande. Alguns comandos ficam fora do alcance dos olhos e requerem aquela esticada do corpo, como os comandos do ar-condicionado. A visibilidade é boa na maior parte do tempo e na hora de estacionar há a bem vinda câmera de ré na SW4 SRV.
Toyota SW4 SRV | Nota |
---|---|
Desempenho | 3 ★★★☆☆ |
Espaço interno | 5 ★★★★★ |
Equipamentos | 2 ★★☆☆☆ |
Segurança | 3 ★★★☆☆ |
Liquidez | 2 ★★☆☆☆ |
Pós-venda | 2 ★★☆☆☆ |
Contudo, faz falta um sensor de estacionamento dianteiro devido ao capô retão e ao para-choque generoso. A propósito, em termos de equipamento desta que é a configuração topo de linha, o SW4 SVR, outras ausências são sentidas.
São seis airbags, controles de estabilidade e tração, bloqueio do diferencial central, faróis de xenônio e retrovisor eletrocrômico. Deve assistente à partida em rampas e Isofix.
Bom pacote de equipamentos
Na parte de conforto, destaque para o ar-condicionado automático bizona na frente e com saída ajustável para o banco traseiro. Também traz retrovisores rebatíveis eletricamente, sensores de luminosidade e chuva e central multimídia com GPS, entrada USB e DVD.
Os bancos em couro melhoram o requinte a bordo. Também há imitação de madeira no aro superior do volante e alguns detalhes com costuras aparentes. Contudo, o plástico rígido domina bastante o painel. O design também é meio que uma confusão de estilos.
Desempenho do motor diesel do SW4
No rodar, o SW4 agrada a maior parte do tempo. O motor 3.0 turbodiesel da linha 2013 já tinha a potência elevada para 171 cv (eram 163 cv). Para um SUV com mais de 2 toneladas, é apenas o suficiente – e dosado pela caixa automática de cinco marchas.
Mesmo assim, é fácil alcançar os 110 km/h na estrada e as retomadas são asseguradas pelo torque de 36,7 kgfm, que aparece nas 1.400 rpm.
A tração 4×4 reforça a robustez no fora de estrada. Com estrutura sobre longarinas, o SW4 é um SUV que encara bem trechos off road de dificuldade média. Mesmo lama excessiva ou buracos são páreos para o jipão, que tem reduzida e bloqueio do diferencial.
Mas como é derivado de uma picape e tem dimensões generosas, não deixa de ser desengonçado na estrada. Os controles de estabilidade dão uma aliviada, mas nas curvas a carroceria torce bastante e a suspensão sente cada ondulação de buraco do asfalto – ainda mais com o robusto eixo rígido no jogo traseiro.
Custo de manutenção
Na manutenção, deve-se lembrar que o SUV grande não tem revisão preço fixo acima dos 60.000 km. Além disso, é bom ter atenção especial aos freios do SW4 usado desta geração, que costumavam apresentar problemas. Os preços das peças são normais, mas os componentes externos são bem caros.
Cesta de peças | Preços |
---|---|
Kit com 2 amortecedores traseiros | R$ 798,00 |
Kit de velas de ignição | R$ 346,61 |
Jogo com 4 pastilhas de freio dianteiras | R$ 540,00 |
Farol dianteiro esquerdo | R$ 3.895,52 |
Lanterna traseira direita | R$ 1.395,99 |
Retrovisor externo esquerdo | R$ 1.608,04 |
Legal: conforto, espaço, desempenho off-road e posição de dirigir
Ruim: acabamento interno e equipamentos
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