Se há uma qualidade que desponta em relação às demais nos Alfa Romeo é o visual de seus carros. Os esportivos, SUVs e sedãs da marca fogem do comum e trazem elementos chamativos, como a característica grade frontal triangular. O “cuore sportivo” é marca registrada de todos os modelos da marca e deixa os Alfa Romeo radicalmente diferentes de qualquer modelo alemão ou norte-americano.
Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube
Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!
Mesmo nos carros atuais, o “cuore” continua vivo, sendo aprimorado a cada reestilização. Foi o caso do sedã Giulia e do SUV Stelvio, que foram levemente reestilizados na linha 2020 que começa a chegar às ruas. Os modelos mantiveram as linhas esportivas, acentuadas nas versões Quadrifoglio, com um belo V8 de 510 cv sob o capô.
Giulia e Stelvio trazem linhas mais arredondadas, sem o ar sisudo de outros modelos do segmento. Por isso, chamam atenção por onde passam. O cuidado com o desenho das peças continua no interior, com cabines luxuosas e painéis elegantes.
Além dos modelos atuais, a Alfa Romeo tem carros icônicos em seu currículo. Modelos produzidos particularmente nos anos 50 e 60, que deram origem às linhas hoje reproduzidas com toques modernos. Carros como os Alfa Spider, Giulia e 33 Stradale dos anos 60 são verdadeiras jóias sobre rodas.
Colaborações
Existiram ainda colaborações de estúdios de design renomados, como o Zagato. A parceria deu origem ao curioso SZ, uma espécie de mistura entre hatch e cupê do fim dos anos 80, com motor V6 e tração traseira. O modelo é raro, com cerca de 1.300 unidades produzidas entre 1989 e 1994.
Nas linhas mais “comuns” da Alfa, os sedãs 164 e 166 exalavam suntuosidade executiva, com perfis esportivos e muito luxo na cabine. Até as costuras dos bancos eram características da Alfa, com direito a couro Poltrona Frau e várias amenidades.
Clássicos modernos
Um dos mais recentes ícones de design da marca foi o esportivo 8C Competizione. O modelo foi lançado em 2007 com motor V8 de 450 cv e um visual de tirar o fôlego. O modelo foi criado no próprio Centro Stile Alfa Romeo justamente para homenagear os clássicos Alfa esportivos dos anos 50 e 60. O carro chegou a fazer parte da enorme escultura do Festival de Goodwood de 2010.
O 8C também deu origem ao modelo que é considerado um dos carros mais bonitos da história, o Disco Volante. O modelo foi criado pela Carrozzeria Touring em 2013 sobre a plataforma do 8C. Apenas sete unidades do Disco Volante foram produzidas.
Mais recentemente, um “mini” 8C ainda foi criado, o 4C. O pequeno esportivo também evoca os tempos do Alfa Romeo Spider dos anos 70 e foi lançado em 2013. Com motor central-traseiro de 240 cv, o 4C pesa menos de uma tonelada e também é produto do centro de estilo da marca. O desenho do carro foi premiado diversas vezes e o conceito foi eleito o mais bonito no Concorso d’Eleganza Villa d’Este de 2012.
https://jornaldocarro.estadao.com.br/fanaticos/as-belas-maquinas-da-alfa-romeo/ visto pela primeira vez em https://jornaldocarro.estadao.com.br
https://renatosampaio101.tumblr.com/post/617835105187184640 observado em primeiro lugar em http://renatosampaio101.tumblr.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário