A partir desta sexta-feira, 8, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) pode ser impresso de casa no estado de São Paulo. O documento veicular tem a mesma validade legal que a versão digital e que o antigo certificado, impresso em papel moeda.
A autenticidade do CRLV impresso é garantida por um QR Code, que pode ser consultado pelos agentes de trânsito em uma eventual fiscalização.
LEIA MAIS
- Aprenda a cadastrar a CNH digital e quais são as funções do aplicativo
- App CNH Digital e CRLV-e passa a permitir indicação de condutor
- O que é CRV? E CRLV? Saiba a diferença entre os documentos
O CRLV pode ser impresso a partir do Portal de Serviços do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ou do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), desenvolvido pelo Serpro.
Para emitir o documento eletrônico, é necessário que o proprietário esteja quite com as obrigações e débitos do veículo junto aos órgãos de trânsito.
De acordo com a Deliberação nº 180/2019 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a data limite para que todos os Detrans do país disponibilizassem a opção de impressão do CRLV aos proprietários de veículos é 30 de junho de 2020.
“Devido a resposta que os estados precisam dar à situação causada pelo Covid-19, o Serpro antecipou a integração com os sistemas dos Detrans para que seja possível oferecer essa opção ao cidadão”, ressaltou o gestor da CDT no Serpro, Isidro Santos.
Com a determinação do Contran, agora, além de ter a facilidade de portar a versão digital do CRLV no celular pelo aplicativo CDT, o proprietário do veículo também pode ter o CRLV impresso a qualquer momento e quantas vezes for necessário, sem se preocupar com perdas, roubo ou deterioração do documento.
No entanto, é importante que a impressão seja feita com qualidade, com o QR Code legível. Os condutores também poderão salvar o documento no celular, caso não tenham o aplicativo CDT.
Como garantir a leitura do QR Code do CRLV impresso
Se o próprio usuário quiser checar se a qualidade da sua impressão permite uma fácil leitura do QR Code, basta baixar o aplicativo VIO, disponível gratuitamente nas lojas Google Play ou App Store.
O Vio é o sistema utilizado pelas autoridades de fiscalização de trânsito. Basta fazer a leitura do QR Code localizado ao lado do código Renavam do documento.
Foto | AutoPapo
O post Em São Paulo, CRLV pode ser impresso em casa apareceu primeiro em AutoPapo.
https://autopapo.uol.com.br/noticia/crlv-impresso-casa-sp/ encontrado originalmente em https://autopapo.com.br
https://renatosampaio101.tumblr.com/post/617564653376176128 observado em primeiro lugar em http://renatosampaio101.tumblr.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário