Se em 2018 eu optei pela compra de um Ford, e me arrependi amargamente, agora, com a experiência adquirida, busquei marcas que sei que têm um pós-venda mais qualificado em Belo Horizonte (MG). E segui também os contatos que recebi de algumas marcas e concessionárias, como expliquei no vídeo, criando 4 opções de fabricante para eu escolher: Honda, Nissan, Toyota e Volkswagen. E, sem mais delongas, o carro escolhido foi um Nissan March SL 1.6 CVT (automático) 2020.
Graças a Deus eu fiquei livre de Ford e estou motivado por ser dono de um Nissan!!
Com o Ka, eu queria um meu veículo urbano, compacto, com mais espaço interno para um motorista (alto), com um projeto mais moderno e com motor 1.0 eficiente, uma vez que o preço do combustível no Brasil estava um absurdo.
Para o March, abri mão do motor 1.0, que, definitivamente, não é adequado para uma cidade feito BH. Mas mantive a necessidade de um carro urbano, compacto, em que eu não bata a cabeça no teto no banco do motorista (o que eliminou vários modelos) e fiz uma nova escolha: câmbio automático.
Também foi muito importante o gosto e desejo da minha esposa, afinal, a partir de agora, ela será a protagonista no novo carro, o dirigindo bem mais do que eu.
Comprei um Nissan March SL 1 6 CVT 2020 no lugar do meu Ford Ka!
Desafio
Além da decisão de qual carro comprar, precisei levar muito em consideração a minha possibilidade financeira do momento, especialmente porque eu não pretendia trocar o Ka tão cedo – mas fiz isso graças à Ford.
Logo, eu tinha o Ka como moeda de troca e um dinheiro que poderia ser usado, além da possibilidade de um financiamento – que realmente não me agradava. Como o melhor carro é sempre o zero km, olhei esses primeiro. Caso não conseguisse, estudaria os seminovos.
Finalistas
A partir disso, estabelecendo que eu não poderia, de jeito nenhum, passar de R$ 53.000, e sempre levando em consideração a opinião da minha esposa, os finalistas foram (preços abaixo do dia das visitas às concessionárias, no final de 2019 – não são atuais):
Honda Fit
O primeiro carro que olhei foi um um Honda Fit LX 1.5 CVT, o modelo “de entrada” com câmbio automático para o público geral. O atendimento da Banzai Honda, da Av. do Contorno, em BH, foi excelente, mas, infelizmente, o valor do Fit (a partir de R$ 75.600) ficou muito acima da minha possibilidade, mesmo com o desconto e benefícios oferecidos.
O que dizer então do WR-V (a partir de R$ 84.800 na versão EX), carro que a minha esposa adora… quem sabe um dia!?!
Toyota Yaris
Fui então à Osaka Toyota ver o Yaris hatch XL 1.3 CVT, o básico com câmbio automático (que agora é XL Live). O preço de R$ 68.990 também era bem acima, mesmo a concessionária sendo bem agressiva na negociação (fizeram mesmo um esforço). Mas o preço não foi viável…
Embora seja mais barato, o Etios deverá sair de linha nos próximos 18 meses e a minha esposa não gosta do visual externo do carro (e eu não gosto do painel).
Volkswagen Polo
Fui então à Recreio Volkswagen olhar o Polo 1.6 16V automático. Fiquei um pouco mais animado porque o seu preço partia de R$ 63.350 (o mais barato até então) e, com o pacote que eu queria (Interatividade II), iria para R$ 65.100 sem nenhum tipo de negociação.
Na minha cabeça a escolha estava feita, pois eu tinha certeza de que conseguiria um desconto. Além disso, a avaliação feita no meu Ka tinha sido a melhor até agora. Mas, no final das contas, o negócio não saiu porque o desconto do Polo zero não foi o suficiente.
Mas o principal motivo foi que a minha esposa não gostou do carro. Ela usou um termo extremamente interessante para descrevê-lo: o Polo é “cinza”, ou seja, meio sem graça, meio sem vida. Ela o achou muito parecido com o Gol e com outros carros da Volks que estavam ao lado.
Como a opinião dela foi e continua sendo extremamente importante, e como ela iria dirigir esse carro mais do que eu, não foi dessa vez que tive um Polo na garagem – quem sabe quando eu for trocar o meu carro?
Nissan March
Como acho o March 1.6 muito divertido; como ele tem espaço interno suficiente para uma pessoa de 1,97 m dirigir com certo conforto (banco poderia ser melhor) e como a minha esposa adora o carro, resolvi olhar um SV 1.6 CVT – versão intermediária.
Os preços foram os mais baixos entre os analisados:
- Nissan March SV 1.6 16V CVT 2020: R$ 62.190
- Nissan March SL 1.6 16V CVT 2020: R$ 65.190
Logo que comecei a olhar, coincidentemente, fui convidado pela Carbel Japão, concessionária Nissan, para a “Operação Samurai”, um “dia único de negócios” – realmente, só acontece uma vez por ano. E valeu a pena ter ido!
Próximo capitulo
No final das contas, compensou mais pegar a versão SL, topo de linha, em relação à SV. Mas os motivos para isso e os detalhes da negociação com a Carbel Japão eu conto no próximo post sobre o meu March!
Vendi meu Ford Ka SE Plus e culpa foi da Ford
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