A Honda do Brasil demorou a entrar no segmento dos scooters, veículos urbanos práticos e econômicos, apresentando o modelo PCX 150 em 2013. De lá para cá, segue ampliando a linha para descontar o atraso. O próximo modelo da fila para desembarcar no Brasil, ainda em 2020 é o Forza 300, ou “Força” 300.
Os sinais são claros: a Honda registrou a patente do modelo no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e também exibiu o Forza 300 no Salão das Duas Rodas, em São Paulo, em novembro de 2019, para medir a reação do público. Porém, com o revés do mercado em função da pandemia, os planos podem mudar.
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Quando chegar, entretanto, o Forza 300 já vai encarar a concorrência do tecnológico e recém lançado Yamaha XMax 250 e também com o modernizado Dafra Citycom 300 HD, pioneiro no segmento, produzido desde 2010 em parceria com a taiwanesa SYM (Sang Yang Motors) e também com o Kimco Dowtown 300i, por exemplo.
Evolução do Forza 300
O Forza 300 foi lançado na Europa em 2000, em um mercado bastante competitivo, somando características urbanas e também com uma parcela touring para encarar estradas, em viagens de menor distância.
Em 2004, ganhou o sistema com chave contra roubos e maior porta malas sob o banco. Em 2005, incorporou os freios ABS e em 2008 passa a contar com o sistema S-Matic com modos de mudanças automáticas do câmbio CVT e freios ABS combinados.
Em 2016, o Forza 300 passou por completa modernização no visual (Sit-In, com túnel central mais alto), cuja base vigora até hoje. Em 2018, o scooter da Honda, ficando mais leve e mais esportivo. O quadro foi redesenhado, com leve aumento da distância entre eixos (1.510 mm), banco um pouco mais alto, a 780 mm, roda traseira um pouco maior, passando de 13 para 14 polegadas de diâmetro e roda dianteira de 15 polegadas.
Ainda em 2018, o Honda Forza 300 também passa a contar com controle de tração e para-brisa ajustável eletricamente na altura em 140 mm. Em 2020, ganha versão limitada Especial Edition , com pintura exclusiva, acabamento com costuras vermelhas no banco em couro e filete vermelho nas rodas, mantendo, porém, todo o conjunto mecânico e técnico anterior
O que é legal
Assim como a edição especial limitada (com diferenças apenas na pintura e acabamento), o Forza 300 de série preserva as mordomias urbanas, como o prático câmbio automático CVT e um generoso porta-malas em baixo do banco com capacidade para acomodar dois capacetes fechados, ou outros volumes e compras.
No escudo frontal, também existem porta-luvas, um deles com chave, e uma tomada 12 V para guardar e recarregar o telefone celular, ou outros eletrônicos. Existe também, a possibilidade de encaixar como acessório, um bauleto traseiro, ampliando a capacidade de transportar volumes.
O banco e tampa do tanque de combustível, com capacidade para 11,5 litros, podem ser abertos em teclas no escudo frontal, ou remotamente com a chave inteligente.
O motor do Honda Froza 300 tem um cilindro, quatro válvulas, 279 cm³ e arrefecimento a água é o mesmo que equipa o scooter SH 300i. A potência atinge 25,2 cv a 7.000 rpm e o torque chega a 2,8 kgfm a 5.750 rpm. O Forza 300 conta com o controle de tração (HSTC), que pode ser desligado.
O motor comum aos dois sooters, com mínimos ajustes, também facilitaria a logística entre os modelos que, entretanto, atuam em nichos mercadológicos (Sit-In e Step-Through), diferentes.
O painel do Forza 300 tem dois mostradores analógicos (velocímetro e conta-giros) redondos e uma tela digital entre os dois com o computador de bordo, além de relógio de horas e carga da bateria.
O conjunto de faróis dianteiros tem iluminação em LED, com as setas dianteiras integradas aos retrovisores. A suspensão dianteira é telescópica tradicional, não invertida, com tubos de 33 mm de diâmetro. A suspensão traseira tem dois amortecedores com possibilidade de sete ajustes na pré-carga, para ajustar o peso transportado.
Os freios, equipados com sistema ABS, tem disco simples de 256 mm de diâmetro na dianteira, enquanto na traseira o disco tem 240 mm. O peso, já abastecida, é de 182 kg.
Fotos Honda | Divulgação
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