A novela da associação entre Nissan, Renault e Mercedes-Benz para criar, respectivamente, as picapes Frontier, Alskan e Classe X ainda não acabou! E o último capítulo foi bastante favorável à marca japonesa. Para quem não se lembra, os três modelos foram desenvolvidos de maneira conjunta, compartilhando vários componentes.
O caso é que a Classe X foi um retumbante fracasso de vendas e, inclusive, já até saiu de linha globalmente, de maneira muito precoce. A Mercedes-Benz iria produzi-la na fábrica da Renault-Nissan em Santa Isabel, na Argentina, que fornece a atual Frontier para o Brasil. Porém, diante do insucesso em outros mercados, a marca alemã nem chegou a colocar esse plano em prática.
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Acontece que a parceria entre as três empresas, apesar de encerrada, deixou uma herança: um chassi aprimorado pela Mercedes-Benz. Até então, ele era exclusivo da Classe X, que tinha um posicionamento superior no mercado. Além de ter interior mais luxuoso, a picape da marca alemã era a única do trio a utilizar um motor V6 turbodiesel, mais potente, com 258 cv. E essas exclusividades vieram acompanhadas de uma estrutura mais sólida.
Com a Classe X fora do mercado, esse chassi será “herdado” pela Nissan Frontier. Ele passará a equipar a picape a partir do ano que vem, quando será lançada a linha 2022. As mudanças estruturais serão acompanhadas de uma reestilização da carroceria, que contudo deve manter parte da estamparia atual.
Chassi da Nissan Frontier vai ficar mais reforçado e versátil
As informações são do Argentina Autoblog: segundo o site, esse projeto é chamado de MY 2022 e inclui a fábrica de Santa Isabel. O chassi, batizado de H60B, é parecido com o H60A, utilizado pela Nissan Frontier atual, mas incorpora reforços. Além disso, inclui alterações que permitem a instalação de uma central multimídia maior no painel.
A Nissan Frontier é produzida também no México, onde a versão reestilizada já foi flagrada em testes. A produção na Argentina deve começar no último trimestre de 2021 ou, mais tardar, nos primeiros meses do ano seguinte. Os primeiros chassis H60B devem ser fabricados, em esquema pré-série, ainda em 2020, de acordo com o Autoblog.
A incógnita nessa história fica por conta da Renault Alaskan. Terceira “filha” do projeto, a picape da marca francesa já é vendida no exterior há alguns anos e tem previsão de ser produzida em série na Argentina em 2020. Contudo, ainda não há informações se o modelo já chegará ao mercado com o chassi H60B ou se será lançada com a base H60A e atualizada posteriormente.
Foto Motorpasión México | Reprodução
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