Se a BMW ousou o visual dos novos M3 e M4 trazendo enormes grades que polemizaram, para o M5 a montadora preferiu se arrojar em outros aspectos. O facelift do sedã adota detalhes que o deixam com visual mais bruto e fazem jus ao motor V8 biturbo de 600 cv.
Digamos que a fabricante alemã fez uma harmonização facial no sedã esportivo baseada no Série 5: alguns retoques que resultaram em um veículo mais bonito e mais feroz. A dianteira apresenta uma nova grade, com longos faróis full LED semelhantes aos seus irmãos menos M3 e M4. O para-choque cresceu também cresceu e agora apresenta um desenho mais moderno.
Embora o conjunto de lanternas tenha mantido o formato, os desenhos internos são novidade e trazem harmonia para a traseira. Além disso, o modelo ganhou um novo difusor e novas rodas de 19 polegadas.
Pensando em melhorias na performance, a fabricante adicionou novos amortecedores suspensão que permite que o veículo seja abaixado entre 5 a 20 milímetros a fim de diminuir o centro de gravidade.
Central multimídia recebeu melhorias/
Uma das maiores senão a maior novidade do esportivo não está dentro do capô, mas sim dentro da cabine. O sistema foi ampliado e a central multimídia é de 12,3 polegadas (semelhante à do painel de instrumentos), finalmente, com aparelhamento sem fio para Android Auto. Até 2019, a BMW oferecia o sistema de infotainment somente para os usuários da Apple. O sistema de navegação conectada iDrive 7 funciona diretamente da novem de dados da BMW.
Potência alcança até 624 cv
O conjunto mecânico do sedã é composto pelo motor V8 biturbo de 4.4 litros que fornece 600 cv de potência e 76,4 kgfm de torque. Já a Competition, variante de maior performance, recebe um motor mais potente que produz 624 cv e o mesmo torque. O câmbio é automático de oito marchas e a tração é integral.
A aceleração 0 a 100km/h do M5 é feita em 3,4 segundos e a do M5 Competition em 3,1 segundos. As duas versões tem velocidades limitadas de 250 km/H. Para quem deseja alcançar uma velocidade maior, o pacote M Driver aumenta a velocidade máxima para até 305 km/h. As duas configurações oferecem quatro modos de condução: Comfort, Sport, Sport + e Track.
Modelo já é vendido nos EUA e Europa
Nos Estados Unidos, o modelo é vendido por US$ 103.500 ( R$ 582 mil na conversão direta atual) e US$ 111.100 na versão Competition (R$ 625 mil). A antiga versão do M5, vendido no Brasil, parte de R$ 771.950, mas podemos esperar esse preço mais alto, devido ao dólar. Os dois sedãs são esperados para aterrizarem no país em 2021.
Esportivo eletrificado só no futuro
Logo após o lançamento do M5, a BMW confirmou que está trabalhando em uma configuração elétrica para o sedã esportivo. De acordo com a revista britânica Car, o veículo será o primeiro feito sob a divisão M a ser elétrico. Contudo, o modelo só chegará às lojas em 2024, após o lançamento da sétima geração do Série 5, em 2023. A revista aponta que o M5 elétrico usará três motores elétricos de 335 cv que gerarão mais de 1000 cv de potência combinada.
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