Há um pouco mais de um mês, a nova linha do Volkswagen Up! passou a ser oferecida somente na versão topo Xtreme. As especulações de que seria o último ano do compacto tomaram força. Eis que nesta segunda-feira (26), a montadora decretou o fim do veículo na Argentina.
De acordo com o Autoblog Argentina, o anúncio foi feito por meio de um comunicado entregue para os concessionários. “Após seis anos de experiência no País, decidimos encerrar a comercialização do Modelo Up!, Que iniciou sua comercialização em 2014 e deixa seu legado no segmento de carros compactos na Argentina.” Já em agosto, a configuração turbo Pepper Up! TSI deixou de ser produzida.
Novas regulamentações foram a gota d’agua
O principal motivo para a descontinuação do automóvel está atrelado a novas regulamentações. Desde o começo do ano, carros 0 km vendidos no Brasil e Argentina precisam vir com encosto de cabeça e cinto de segurança de três pontos para todos os ocupantes. O hatch já possuía encosto de cabeça para o passageiro traseiro central, mas não dispunha de cinto de segurança de três pontos.
No Brasil, no entanto, a Volkswagen preferiu homologar o veículo para 4 ocupantes em vez de adapta-lo às novas resoluções. Já no País vizinho, a mudança foi considerada muito cara e a decisão foi de tirar o carro de linha.
O compacto foi inserido no segmento em 2014 para substituir o Gol. Entretanto foi descontinuado antes do veterano. Assim como o Brasil, o modelo já chegou com um preço mais alto que seus concorrentes e não fez sucesso nem dentro da montadora. Na conversão direta, o modelo é oferecido na Argentina a partir de R$ 81 mil.
Uma versão europeia e elétrica do Up! foi trazida à Argentina há cerca de dois meses para testar a viabilidade de comercialização. O e-Up! é de uso urbano, tem motor elétrico de 82 cavalos de potência e 21,4 mkgf. O veículo vai de 0 a 100 km/h em 11,3 segundos e não passa dos 135 km/h
Up! no Brasil
No Brasil, a variante topo Xtreme sai por R$ 60.990. Até o fim de setembro, o compacto emplacou um pouco mais de 6.500 unidades e vende menos que seus concorrentes diretos Mobi, Uno, Kwid e Gol. Ele é fabricado em Taubaté (SP), planta que passará por mudanças, das quais a implementação da plataforma MQB para construir o Polo Track, configuração esportiva do hatch.
Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube
Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!
Veja também
https://jornaldocarro.estadao.com.br/carros/volkswagen-up-sai-de-linha-na-argentina/ visto pela primeira vez em https://jornaldocarro.estadao.com.br
https://renatosampaio101.tumblr.com/post/633161876591755264 observado em primeiro lugar em http://renatosampaio101.tumblr.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário