A BMW está trazendo da Alemanha a Sport Touring R 1250 RT em duas versões. A Premium custa R$ 165.750, enquanto a Premium com pacote 719 Option sai por R$ 178.750. A primeira está disponível apenas na cor branca, enquanto a segunda – como a avaliada – vem na cor azul planet com detalhes exclusivos na pintura, banco de couro bege e tampas do motor e dos cabeçotes usinadas.
Embora a moto agrade em vários aspectos, ela chega ao Brasil com atraso de quase dois anos. Pior: ela estreia ao mesmo tempo em que o modelo reestilizado e mais completo é mostrado na Europa (leia mais sobre as novidades abaixo). Por aqui, a marca alemã deixou de oferecer a antecessora R 1200 RT em 2014, apesar de ela ter continuado em produção na Europa até o final de 2018.
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A categoria sport touring mescla conforto para viajar com pitadas de esportividade. A R 1250 RT divide a mecânica com a big trail R 1250 GS. É o caso do motor de dois cilindros opostos (boxer) de 1.254 cm³, que rende 136 cv de potência, 14,5 mkgf de torque e tem comando de válvulas variável. Ele faz toda a diferença na nova RT.
Enquanto o antigo motor tinha respostas ríspidas, o novo tem reações mais suaves. Até os 4.900 rpm o motor trabalha na característica “touring” da moto, com entrega tranquila. A partir dos 5.000 rpm é que ele mostra a verve esportiva, deixando inclusive o ronco diferente.
São três modos de condução: rain (chuva), road (normal) e dynamic (esportivo). Eles mudam a resposta do acelerador sem alterar a entrega de potência e torque. No dia da avaliação o clima teve tanta variação que permitiu o uso das três possibilidade. Foi possível testar na prática como o modo “rain” é o ideal para uma entrega mais suave para subir uma serra com piso molhado.
Em estrada aberta, o dynamic tem as melhores reações. Na cidade, o ideal é o road, com uma resposta adequada para o uso urbano. O câmbio de seis marchas tem bom escalonamento e casou bem com o motor boxer. Além da embreagem com assistência hidráulica, traz o quickshift de série. Com isso é possível subir ou descer marchas sem acionar o manete da embreagem.
Suspensão e conforto
Falando de conforto, a suspensão eletrônica ESA agora faz o ajuste automático de pré-carga. A moto consegue “perceber” se está levando apenas o piloto, piloto e garupa, piloto e malas, piloto, garupa e malas. O condutor pode ainda escolher entre os modos “road” e “dynamic” de amortecimento ou deixar que ele seja alterado automaticamente, de acordo com o modo de condução.
A posição de guiar é confortável. O banco é largo e com boa densidade. As pernas ficam recuadas, mas sem exageros. O espaço para o garupa é largo como uma poltrona e as alças para segurar são amplas e bem posicionadas. Na estrada, o para-brisa com ajuste de altura elétrico ajuda bem a desviar o vento, principalmente do piloto.
Com uma posição de guiar confortável, ainda assim é possível abusar bastante da R 1250 RT nas curvas. Ela aceita uma tocada mais agressiva, mesmo com as malas laterais. O que limita a inclinação não são as malas, mas os cabeçotes do motor. Acessar os comandos e funções é fácil com o seletor giratório na mão esquerda. A ergonomia dos demais controles também é boa e a visibilidade do painel de instrumentos é bem prática. No lado esquerdo da carenagem há botões de acesso rápido ao sistema de rádio.
Itens de série
Entre os itens de série da R 1250 RT estão a chave presencial com partida por botão, manoplas e bancos aquecidos, luzes de LEDs, leitor de pressão dos pneus, controle automático de velocidade, controle de tração, assistente de partida em rampa e de freio dinâmico, que aplica pressão no freio traseiro e reduz o torque do motor, em caso de frenagem de emergência.
Há ainda travamento elétrico das malas e dos porta-objetos e sistema de som com Bluetooth. Nesse caso, porém, ele só serve para conectar com o comunicador. Para e não com o smartphone; cujo pareamento precisa ser por cabo USB ou de som. A lista fica completa com a preparação para GPS no painel, desde que ele seja da própria BMW.
Nova R 1250 RT é mostrada na Europa
Esta semana, a BMW mostrou na Europa a versão reestilizada e com mais tecnologias do modelo. O visual da carenagem e dos faróis é novo e está mais agressivo.
A mecânica foi mantida, mas há painel 100% digital com TFT colorido, modo de condução ECO, faróis de LEDs com função curva, sistema ABS mais moderno, que aciona simultaneamente os freios dianteiro e traseiro, mesmo que o condutor apertar só o manete ou o pedal. Além disso, ele recebeu função curva, que permite frear com a moto inclinada com mais segurança.
Outras novidades são o controle de velocidade de cruzeiro adaptativo. Nesse caso, ela segue o ritmo do veículo da frente. Além disso, o sistema traz a função Dynamic Cruise Control. Nele, a velocidade pré-selecionada é mantida, mesmo em descidas. Se o freio motor não for suficiente, a moto sozinha aplica freio nas rodas para manter a velocidade estabelecida.
FICHA TÉCNICA – BMW R 1250 RT
PREÇO: R$ 178.750
MOTOR: 1.254 CM³, 2 CIL., 8V, GASOLINA
POTÊNCIA (CV): 136 A 7.750 RPM
TORQUE (MKGF): 14,5 A 6.250 RPM
CÂMBIO: 6 MARCHAS
TANQUE: 25 LITROS
PRÓS E CONTRAS
PRÓS – DIRIGIBILIDADE
Apesar de parecer mais pesada e lenta, a R 1250 RT tem reações rápidas, é mais prática do aparenta e oferece conforto com uma pitada de esportividade.
CONTRAS – DESATUALIZADA
Apesar das qualidades, a versão que acabou de sair na Europa tem mais equipamentos, está mais tecnológica, tem novo visual e mantém os predicados da atual.
https://jornaldocarro.estadao.com.br/motos/bmw-r-1250-rt-teste/ visto pela primeira vez em https://jornaldocarro.estadao.com.br
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