O novo Peugeot 208 chegou com um design de arrebatar corações. Moderno e arrojado, o hatch traz um visual único e que promete mudar parâmetros na categoria de compactos. Mas a segunda geração do modelo está longe de ser apenas um rostinho bonito.
De carona, o carro chegou com bastante tecnologia embarcada, com destaque para o Peugeot Driver Assist, o pacote de equipamentos de assistência ativa à condução mais avançado do segmento.
Alerta de colisão e frenagem de emergência
Um dos itens de tecnologia de auxílio a condução mais importantes para a segurança é um dos principais equipamentos do novo 208 e faz parte do revolucionário pacote Peugeot Driver Assist.
Por meio de câmeras e radares, o dispositivo monitora tudo que se passa à frente do veículo e pode até pará-lo para evitar ou minimizar um acidente.
VEJA TAMBÉM:
- Opinião: 208 reúne tudo para fazer Peugeot crescer
- Peugeot 208 lança sistema semelhante ao de leasing da marca francesa
Ao perceber a iminência de um atropelamento ou batida em outro veículo, o sistema emite dois níveis de alerta. No Nível 1, é disparado um aviso visual no quadro de instrumentos para chamar a atenção do motorista. A mensagem recomenda que o condutor fique atento, enquanto a área ao redor do veículo é exibida.
Entenda como o sistema entra em ação: veja o vídeo.
Se o motorista não reagir, o Nível 2 do Alerta de Colisão do novo Peugeot 208 emite uma advertência visual e sonora para indicar o risco de acidente. Então, uma mensagem para que o motorista acione o freio é exibida.
Mas o aparato de segurança do hatch vai além. O novo Peugeot 208 também dispõe do sistema automático de frenagem de emergência. De forma autônoma, ele entra em ação para reduzir a velocidade de impacto ou evitar uma colisão frontal do veículo. Caso o motorista não consiga reagir, o equipamento ativa sozinho a frenagem do carro em velocidades entre 5 km/h e 8o km/h.
Quadro de instrumentos 3D
Painel digital você já deve ter visto por aí, mas o novo Peugeot 208 também ultrapassou o óbvio nesse quesito. O hatch vem com quadro de instrumentos com efeito tridimensional. É como se você estivesse em uma sessão de cinema em 3D, só que sem o óculos. Tudo dentro do consagrado conceito de i-Cockpit, que a marca francesa estreou em 2010, no carro-conceito SR1.
Usando tecnologia holográfica, o i-Cockpit 3D projeta em destaque algumas informações do cluster, como se estivessem mais próximas dos olhos do motorista. As indicações são dinâmicas e animadas, e variam conforme o grau de importância ou urgência.
O painel de instrumentos 3D possui 5 modos de visualização diferentes, entre eles 2 totalmente customizáveis pelo condutor.
Alerta e correção de mudança de faixa
Outra tecnologia de assistência ao motorista do Peugeot Driver Assist que evita acidentes e distrações ao volante. Também através de câmeras, o sistema reconhece e monitora as faixas de rolagem da rua ou estrada – contínuas ou seccionadas.
Se o motorista invade involuntariamente uma pista sem acionar a seta indicadora de direção, ele é alertado por um alarme sonoro e também visual, no painel de instrumentos.
Veja no vídeo como o sistema funciona:
Além disso, para evitar um possível acidente, o equipamento também atua diretamente na direção para corrigir a trajetória do veículo. Assim que o sistema identifica um risco de ultrapassagem involuntária de uma das linhas de marcação detectadas no solo, o volante é levemente esterçado para a direção contrária para manter o 208 na pista correta.
Reconhecimento de placa
Mais um item do Peugeot Driver Assist que merece destaque em meio à tanta tecnologia embarcada no novo 208. A câmera que monitora os veículos à frente e a faixa da pista também lê placas de velocidade. Isso mesmo. E não só lê, como projeta as informações no painel de instrumentos 3D para o motorista não ultrapassar os limites.
O dispositivo funciona em conjunto com o sistema de navegação e pode atuar também com o limitador de velocidade do carro. Desta forma, a máxima permitida na via exibida no quadro de instrumentos é atualizada quando o 208 passa por uma placa destinada a automóveis de passeio.
E o motorista ainda pode optar por adaptar a regulagem da velocidade do veículo em função do limite da placa lido pela câmera. Basta acionar um botão no comando do regulador de velocidade que o sistema ajusta o piloto automático na velocidade sugerida, ou, no caso do limitador, impede que o carro ultrapasse aquela marca em km/h, o que evita multas indesejadas.
Carregador de smartphone sem fio
O novo Peugeot 208 ainda proporciona comodidade. Nada de plugar cabos para carregar o celular dentro do carro. A segunda geração do hatch traz o prático carregamento sem fio, item raro até mesmo em modelos de marcas consideradas de luxo pelo mercado.
Mas como funciona? Basta posicionar o smartphone (compatível com essa tecnologia) na área de recarga em um espaço abaixo do painel central do novo 208. Por meio de indução magnética, a energia carrega a bateria do celular automaticamente.
Versão elétrica
A nova geração do belo compacto da Peugeot ainda traz um diferencial na linha. Trata-se da versão esportiva 100% elétrica, o Peugeot 208 e-GT. Essa configuração já está em pré-venda e as primeiras entregas do modelo ocorrem no início de 2021.
O hatch 100% elétrico é equipado com um conjunto de baterias de 50 kWh, que abastece o motor de 136 cv de potência e 26,5 kgf.m de torque imediato.
Segundo a marca francesa, o Peugeot 208 e-GT cumpre o 0 a 100 km/h em 8,1 segundos e tem autonomia de até 340 quilômetros (ciclo WLTP). Já a recarga rápida de 80% da bateria é feita em apenas 30 minutos com carregadores tipo WallBox.
O lançamento traz, ainda, o conceito “Power of Choice”: para a Peugeot, a relação entre as pessoas e os carros deve ter como princípio, sempre, o prazer de dirigir, independentemente das tecnologias que venham a ser aplicadas nos automóveis no futuro.
E, por isso, segundo a marca francesa, o consumidor brasileiro também poderá escolher a sua motorização, à combustão, ou elétrica, sem precisar, para isso, abrir mão do estilo ou apostar em um modelo com carroceria “exótica”.
Visiopark 180º
A modernidade e segurança do novo Peugeot 208 estão presentes também na hora de estacionar. O VisioPark 180° é uma câmera de ré que gera imagens completas do entorno do veículo num ângulo de 180º, proporcionando maior controle visual para o motorista quando for estacionar.
O VisoPark 180º também possui 3 tipos de visualização diferentes, que podem ser acessados via central multimídia.
Confira o dispositivo em ação
Detector de fadiga
Mais um item de segurança importante do novo Peugeot 208. O carro entende quando o motorista pode estar disperso e sonolento. Isso mesmo. O sistema monitora o comportamento do condutor e o tempo de viagem.
Ao dirigir por mais de duas horas a uma velocidade superior a 65 km/h, ele emite alertas no i-Cockpit 3D, lembrando o motorista de fazer uma pausa para descanso.
Auxílio de farol alto
Trata-se de um equipamento que otimiza o uso do farol alto e prioriza a segurança do motorista do 208 e de outros condutores. A função pode ser ativada na central multimídia e faz com que a câmera de vídeo situada no alto do para-brisas faça a análise das fontes luminosas a frente do carro.
O sistema alterna automaticamente o facho entre luz alta e luz baixa, dependendo das condições do trânsito e de iluminação. Se estiver em uma estrada mal iluminada, por exemplo, ele aciona o farol alto. Se um carro vem na direção contrária, o equipamento automaticamente baixa o facho, e volta com a luz alta após a passagem do veículo.
O post Novo Peugeot 208: tecnologia é um dos diferenciais do hatch apareceu primeiro em AutoPapo.
https://autopapo.uol.com.br/noticia/novo-peugeot-208-tecnologia-e-diferencial-do-hatch/ encontrado originalmente em https://autopapo.com.br
https://renatosampaio101.tumblr.com/post/633420102334889984 observado em primeiro lugar em http://renatosampaio101.tumblr.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário