Essa eu nunca tinha visto na minha vida! O Renault Sandero: GT Line foi anunciado pela marca e vem “assinado” pela divisão Renault Sport. Com duas opções de motor e câmbio, é a primeira vez que vejo um carro 1.0 mais esportivo do que um 1.6.
Antes de explicar o por que, vamos conhecer o “esportivo” franco-brasileiro. Para quem não se lembra, a linha Sandero foi renovada no ano passado e recebeu melhora no acabamento, mais itens de segurança e o visual mais bonito da história do modelo.
Isso mantendo o bons espaço interno e porta-malas (320 litros) do veículo e, segundo a marca, o baixo custo de manutenção.
Os diferenciais do Renault Sandero GT-Line
Baseado na versão Zen, o hatch GT-Line é oferecido com duas opções de motor e câmbio (1.0 manual e 1.6 CVT) e traz, como diferenciais, aerofólio traseiro, aplique no para-choque traseiro, retrovisores na cor cinza, faróis de neblina e máscara negra nas lanternas.
O interior conta com volante revestido em “couro” e bancos exclusivos (esses últimos opcionais no 1.0), com nova padronagem de tecido e bordado com a identidade visual da Renault Sport nos apoios de cabeça. O painel de instrumento e as saídas de ar trazem detalhes na cor azul.
Equipamentos do Renault Sandero GT-Line
Em termos de equipamentos, a versão 1.0 manual traz todos os itens da Zen, como sistema multimídia Media Evolution de 7″ com Android Auto e Apple Carplay e comando de satélite no volante (com ajuste de altura); quatro airbags (dois frontais e dois laterais); ar-condicionado; direção eletro-hidráulica; travas e vidros dianteiros elétricos; sensor de estacionamento traseiro; computador de bordo; banco do motorista com regulagem de altura, chave do tipo canivete; alarme; Isofix; adicionando vidros elétricos traseiros e rodas de liga leve 15” – com opção de rodas de liga leve 16”.
Já a versão 1.6 CVT XTronic também conta com todos os itens da versão Zen adicionando vidros elétricos traseiros, retrovisores elétricos e novas rodas de liga leve 16”.
Níveis de esportividade da Renault
Se, assim como eu, você acha que a esportividade do Sandero GT Line foi pouca, a marca diz que essa “versão satisfaz o interesse dos clientes que procuram um veículo com visual esportivo, sem abrir mão do espaço interno e da robustez, qualidades que fazem o Sandero se destacar no mercado nacional”.
Ela vai além, explicando que a Renault Sport tem três níveis de esportividade automotiva:
- GT Line: mudanças estéticas;
- GT: mudanças estéticas e preparação na mecânica;
- R.S.: mudanças estéticas e mecânicas mais profundas.
Motores do Renault Sandero GT-Line
1.0 12V
O motor 1.0 12V SCe, de três cilindros, desenvolve 79 cv de potência e 10,2 mkgf de torque com gasolina e 82 cv e 10,5 mkgf com etanol. Ele é sempre associado ao câmbio manual de cinco marchas.
1.6 16V
Outra opção é o 1.6 16V SCe, de quatro cilindros, que gera 115 cv com gasolina, 118 cv com etanol e 16 mkgf com de torque com qualquer um dos dois combustíoveis. No GT Line, ele vem com a transmissão automática do tipo CVT (simula seis marchas). O Sandero Zen 1.6 pode ter, também, câmbio manual de cinco marchas (GT Line, não).
Renault Sandero R.S.: 2.0 16V
Para quem quer esportividade de verdade, como a própria Renault Sports comentou acima, basta comprar o Sandero R.S., que tem, debaixo do capô, o motor 2.0 16V, de quatro cilindros, que coloca à disposição do motorista 145 cv e 20,2 mkgf com gasolina e 150 cv e 20,9 mkgf com etanol. Sua única opção de câmbio é o manual de seis velocidades.
Preços do Renault Sandero GT-Line
Confira os preços que a Renault pede pela linha Sandero:
- Renault Sandero Life 1.0 – R$ 52.090
- Renault Sandero Zen 1.0 – R$ 55.090
- Renault Sandero GT Line 1.0 – R$ 57.390
- Renault Sandero Zen 1.6 – R$ 61.990
- Renault Sandero Zen 1.6 CVT – R$ 70.590
- Renault Sandero Intense 1.6 CVT – R$ 72.590
- Renault Sandero GT Line 1.6 CVT – R$ 73.290
- Renault Sandero R.S. 2.0 – R$ 74.890
Enquanto a versão 1.6 da versão GT Line não tem opcionais, a 1.0 conta com um pacote composto por rodas de liga leve de 16” e bancos exclusivos por R$ 900.
Mas por que o 1.0 é mais esportivo do que o 1.6?
Digo isso por dois motivos:
- Visual: a versão 1.0 ficou muito mais bonita e esportiva, aceitando melhor as mudanças feitas pela Renault. Já a 1.6 CVT sofre pela altura excessiva (exigida pelo conjunto motor/câmbio AT) e tem para-lamas protuberantes que murcham a proposta esportiva.
- Câmbio: a versão 1.0 têm transmissão manual, muito mais adequada para a proposta de um esportivo, mesmo que de mentira, como o GT Line. Seu irmão 1.6 conta com o câmbio CVT, o mesmo do meu March, que me diverte (March é 141 kg mais leve do que o Sandero), mas que não é a melhor opção para extrair desempenho do Sandero. Pelo menos ele permite trocas manuais pela alavanca.
Vale a pena comprar um Renault Sandero GT-Line?
Conhecendo os preços, alguns equipamentos de série e os irmãos, considero que apenas a versão GT-Line 1.0 vale a pena. Seu visual ficou MUITO melhor do que a 1.6 e o seu custo-benefício é mais atraente, embora seu desempenho seja bem inferior e, para quem gosta, não ofereça o conforto do câmbio automático.
No caso da GT-Line 1.6, compre apenas se você gostou do visual.
Caso contrário, pague R$ 700 a menos e leve a versão Intense 1.6, que é mais equipada e também automática, ou pague R$ 1.600 a mais e adquira o Sandero R.S., que, 2.0, é um esportivo de verdade.
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