segunda-feira, 22 de junho de 2020

Renault Sandero: GT Line – O curioso caso do carro 1.0 mais esportivo do que o 1.6. Vale a pena comprar?

Renault Sandero GT Line 1.0

Renault Sandero GT Line 1.0 tem o visual mais acertado para a proposta do carro

Essa eu nunca tinha visto na minha vida! O Renault Sandero: GT Line foi anunciado pela marca e vem “assinado” pela divisão Renault Sport. Com duas opções de motor e câmbio, é a primeira vez que vejo um carro 1.0 mais esportivo do que um 1.6.

Antes de explicar o por que, vamos conhecer o “esportivo” franco-brasileiro. Para quem não se lembra, a linha Sandero foi renovada no ano passado e recebeu melhora no acabamento, mais itens de segurança e o visual mais bonito da história do modelo.

Isso mantendo o bons espaço interno e porta-malas (320 litros) do veículo e, segundo a marca, o baixo custo de manutenção.

Renault Sandero GT Line 1.6

Renault Sandero GT Line 1.6

Os diferenciais do Renault Sandero GT-Line

Baseado na versão Zen, o hatch GT-Line é oferecido com duas opções de motor e câmbio (1.0 manual e 1.6 CVT) e traz, como diferenciais, aerofólio traseiro, aplique no para-choque traseiro, retrovisores na cor cinza, faróis de neblina e máscara negra nas lanternas.

O interior conta com volante revestido em “couro” e bancos exclusivos (esses últimos opcionais no 1.0), com nova padronagem de tecido e bordado com a identidade visual da Renault Sport nos apoios de cabeça. O painel de instrumento e as saídas de ar trazem detalhes na cor azul.

Painel do Renault Sandero GT Line 1.0

Painel do Renault Sandero GT Line 1.0

Equipamentos do Renault Sandero GT-Line

Em termos de equipamentos, a versão 1.0 manual traz todos os itens da Zen, como sistema multimídia Media Evolution de 7″ com Android Auto e Apple Carplay e comando de satélite no volante (com ajuste de altura); quatro airbags (dois frontais e dois laterais); ar-condicionado; direção eletro-hidráulica; travas e vidros dianteiros elétricos; sensor de estacionamento traseiro; computador de bordo; banco do motorista com regulagem de altura, chave do tipo canivete; alarme; Isofix; adicionando vidros elétricos traseiros e rodas de liga leve 15” – com opção de rodas de liga leve 16”.

Já a versão 1.6 CVT XTronic também conta com todos os itens da versão Zen adicionando vidros elétricos traseiros, retrovisores elétricos e novas rodas de liga leve 16”.

Renault Sandero R.S. e GT Line

Esportivo de verdade, Renault Sandero R.S., e o de mentira, Sandero GT Line

Níveis de esportividade da Renault

Se, assim como eu, você acha que a esportividade do Sandero GT Line foi pouca, a marca diz que essa “versão satisfaz o interesse dos clientes que procuram um veículo com visual esportivo, sem abrir mão do espaço interno e da robustez, qualidades que fazem o Sandero se destacar no mercado nacional”.

Ela vai além, explicando que a Renault Sport tem três níveis de esportividade automotiva:

  • GT Line: mudanças estéticas;
  • GT: mudanças estéticas e preparação na mecânica;
  • R.S.: mudanças estéticas e mecânicas mais profundas.
Renault Sandero GT Line 1.6 CVT

Não, esse não é o Stepway. Esse é o Renault Sandero GT Line 1.6 CVT

Motores do Renault Sandero GT-Line

1.0 12V

O motor 1.0 12V SCe, de três cilindros, desenvolve 79 cv de potência e 10,2 mkgf de torque com gasolina e 82 cv e 10,5 mkgf com etanol. Ele é sempre associado ao câmbio manual de cinco marchas.

1.6 16V

Outra opção é o 1.6 16V SCe, de quatro cilindros, que gera 115 cv com gasolina, 118 cv com etanol e 16 mkgf com de torque com qualquer um dos dois combustíoveis. No GT Line, ele vem com a transmissão automática do tipo CVT (simula seis marchas). O Sandero Zen 1.6 pode ter, também, câmbio manual de cinco marchas (GT Line, não).

Renault Sandero R.S.: 2.0 16V

Para quem quer esportividade de verdade, como a própria Renault Sports comentou acima, basta comprar o Sandero R.S., que tem, debaixo do capô, o motor 2.0 16V, de quatro cilindros, que coloca à disposição do motorista 145 cv e 20,2 mkgf com gasolina e 150 cv e 20,9 mkgf com etanol. Sua única opção de câmbio é o manual de seis velocidades.

Painel do Renault Sandero GT Line 1.6 CVT

Painel do Renault Sandero GT Line 1.6 CVT

Preços do Renault Sandero GT-Line

Confira os preços que a Renault pede pela linha Sandero:

  • Renault Sandero Life 1.0 – R$ 52.090
  • Renault Sandero Zen 1.0 – R$ 55.090
  • Renault Sandero GT Line 1.0 – R$ 57.390
  • Renault Sandero Zen 1.6 – R$ 61.990
  • Renault Sandero Zen 1.6 CVT – R$ 70.590
  • Renault Sandero Intense 1.6 CVT – R$ 72.590
  • Renault Sandero GT Line 1.6 CVT – R$ 73.290
  • Renault Sandero R.S. 2.0 – R$ 74.890

Enquanto a versão 1.6 da versão GT Line não tem opcionais, a 1.0 conta com um pacote composto por rodas de liga leve de 16” e bancos exclusivos por R$ 900.

Mas por que o 1.0 é mais esportivo do que o 1.6?

Digo isso por dois motivos:

  1. Visual: a versão 1.0 ficou muito mais bonita e esportiva, aceitando melhor as mudanças feitas pela Renault. Já a 1.6 CVT sofre pela altura excessiva (exigida pelo conjunto motor/câmbio AT) e tem para-lamas protuberantes que murcham a proposta esportiva.
  2. Câmbio: a versão 1.0 têm transmissão manual, muito mais adequada para a proposta de um esportivo, mesmo que de mentira, como o GT Line. Seu irmão 1.6 conta com o câmbio CVT, o mesmo do meu March, que me diverte (March é 141 kg mais leve do que o Sandero), mas que não é a melhor opção para extrair desempenho do Sandero. Pelo menos ele permite trocas manuais pela alavanca.
Renault Sandero GT Line 1.6 automático CVT

Renault Sandero GT Line 1.6 automático CVT

Vale a pena comprar um Renault Sandero GT-Line?

Conhecendo os preços, alguns equipamentos de série e os irmãos, considero que apenas a versão GT-Line 1.0 vale a pena. Seu visual ficou MUITO melhor do que a 1.6 e o seu custo-benefício é mais atraente, embora seu desempenho seja bem inferior e, para quem gosta, não ofereça o conforto do câmbio automático.

No caso da GT-Line 1.6, compre apenas se você gostou do visual.

Caso contrário, pague R$ 700 a menos e leve a versão Intense 1.6, que é mais equipada e também automática, ou pague R$ 1.600 a mais e adquira o Sandero R.S., que, 2.0, é um esportivo de verdade.

Renault Sandero GT Line 1.0 Painel do Renault Sandero GT Line 1.0 Renault Sandero GT Line 1.6 Renault Sandero GT Line 1.6 CVT Renault Sandero GT Line 1.6 automático CVT Painel do Renault Sandero GT Line 1.6 CVT Bancos do Renault Sandero GT Line Renault Sandero R.S. e GT Line

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