sábado, 27 de junho de 2020

Quer pagar de patrão? 10 importados usados por preço de compacto 0 km

Ter um carro de marca de luxo não é fácil. São veículos com cifras bem gordas quando vendidos como 0 km. Porém, é possível encontrar bons carros seminovos premium por preço de caro compacto e sedã médio. A maioria é de carros importados usados, é verdade, mas que oferecem nível de conforto, equipamentos, tecnologia e requinte que ainda são raros entre os modelos novos.

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Mercedes-Benz C180 turbo 2013: R$ 63 mil a R$ 70 mil

mercedes classe c 2013

O modelo mais “popular” da marca alemã – leia-se, mais vendido – é figurinha fácil nos sites e anúncios de carros seminovos. Escolhemos o Mercedes C 180 2013, o último da terceira geração (chamada de W204 na Mercedes), que é mais barato que muito Volkswagen Virtus e Chevrolet Onix Plus por aí.

O Mercedes C 180 2013 se destaca pelo bom conforto a bordo, com folgas para pernas, braços e ombros de todos os ocupantes. Além disso, se garante no desempenho com o motor 1.6 turbo – com sistema start/stop – de 156 cv e torque de 25,5 kgf.m a 1.250 rpm. A caixa automática tem sete marchas e o 0-100 km/h é prometido em 8,5 segundos, enquanto a máxima fica em 223 km/h.

Entre os equipamentos, coisas que são raras em muito compacto 0km: seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partidas em rampas, faróis de xenônio com regulagem de altura, alerta de fadiga, luzes diurnas, Isofix, retrovisor eletrocrômico e monitoramento dos pneus. Ar automático, banco do motorista com ajuste elétrico, revestimento de couro e aletas de troca de marcha no volante já eram comuns na linha.

Audi A3 Sedan 2015/16: R$ 69 mil a R$ 76 mil

audi a3 sedan 1 8 t

OAudi A3 Sedan 2015 é um carro importado usado com ótima dirigibilidade e motor turbo eficiente e moderno por menos de R$ 80 mil. Pois é, isso é possível com a configuração três-volumes do Audi A3. Com cerca de cinco anos de uso, o modelo da marca das argolas lançado em 2014 e importado da Hungria – depois, passou a ser feito no Brasil – tem na performance um dos seus maiores atrativos.

O motor 1.8 TFSI turbo, em conjunto com a caixa automatizada de dupla embreagem e sete marchas, entrega 180 cv e despeja 25,5 kgf.m nas rodas da frente a 1.250 giros. Segundo a Audi, são precisos 7,3 segundos para cumprir o 0 a 100 km/h e a velocidade final é de 235 km/h.

Vem com recheio similar ao Mercedes citado anteriormente: seis airbags, controles de estabilidade, tração e de subidas, faróis de xenônio com ajuste de altura e retrovisor eletrocrômico. A versão Ambition vinha, ainda, com teto-solar, roda-livre, freio de estacionamento elétrico e central multimídia com GPS.

Aqui, atenção. Alguns exemplares da linha 2016 já saíram da fábrica de São José dos Pinhais (PR). E trocaram o 1.8 pelo também eficiente 1.4 turbo de 150 cv (o mesmo usado pela VW) – mas a caixa de dupla embreagem por uma transmissão Tiptronic convencional de seis velocidades… Pena.

BMW 320i 2013/14: R$ 74 mil a R$ 80 mil

bmw 320 2014

Sem dúvida, o BMW 320i 2013/14 é um dos Série 3 mais queridinhos do mercado e bastante buscado no segmento de carros importados seminovos. E mesmo o exemplar da geração passada com seis anos de uso é diversão garantida. Especialmente pela pegada do motor turbo 2.0 quatro cilindros de 184 cv e 27,5 kgfm a 1.250 rpm, com a tração traseira e a transmissão automática de oito marchas.

Além disso, o 320i se destaca pelo comportamento dinâmico exemplar e com os acertos mais firmes de suspensão e direção. Com isso, faz o 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e é capaz de alcançar os 235 km/h.

Segue a receita de equipamentos dos demais carros importados seminovos que já citamos: seis airbags, ESP, controle de subida, sensor de ré e faróis com regulagem de altura eram básicos nesse Série 3. Ainda se destaca pelos bancos de couro, sistema start/stop e ar automático bizona.

Volvo XC60 2013/14: R$ 72 mil a R$ 80 mil

volvo xc60 2013

O Volvo XC60 2013/14 tem no conforto de sedã seu principal aspecto positivo. O rodar suave, o isolamento acústico e o bom acerto da suspensão deixam a vida a bordo bem mais prazerosa. Sem contar o acabamento bastante elegante e sofisticado do modelo.

Ainda da primeira geração, importada da Bélgica, o XC60 na linha 2014 já vinha com a reestilização de meia-vida e é possível encontrar os exemplares com o motor turbo T5 com 245 cv e câmbio automático de oito velocidades – os 2013/13 e 2013/14 tinham 240 cv e usavam caixa de seis marchas. O torque de 35,7 kgf.m está disponível a partir das 1.500 rotações.

E por R$ 80 mil é possível ter um carro importado usado com vários itens de condução semiautônoma. Marca referência em segurança, a Volvo já dotava versões do utilitário com alerta de colisão dianteira e frenagem automática de emergência.

Controles de estabilidade, tração e subidas, seis airbags, ar bizona, roda-livre, retrovisores rebatíveis eletricamente, sensores de estacionamento na frente e atrás, couro e chave presencial reforçam o conforto.

Land Rover Freelander 2 2013:  R$ 76 mil a R$ 80 mil

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Quem quer um SUV com mais DNA off-road pode apelar para o Freelander 2, o – até então – menor modelo da marca britânica de luxo e referência no fora de estrada. O motor a gasolina turbo 2.0 Ecoboost é o mesmo do XC60 já citado, com 240 cv e 34,6 kgf.m a 1.750 rpm. O câmbio Aisin tem seis marchas e a tração é integral sob demanda.

Entre os itens de série, seis airbags, ESP, controles de subida e de descida, câmera de ré, faróis de xenônio com ajuste de altura, sensores de obstáculos dianteiros e traseiros e alerta de fadiga. Paddle-shift, retrovisor eletrocrômico, chave presencial e retrovisores rebatíveis eletricamente são outros equipamentos fáceis de achar.

Apesar de, à época, ser o Land com menor capacidade off-road, o Freelander 2 possibilita uma pequena aventura. Tem vão livre do solo de 21 cm, ângulo de ataque de 31 graus, ângulo de saída de 34 graus e é capaz de atravessar trechos alagados com até meio metro de profundidade.

Lexus CT 200h 2017: R$ 96 mil a R$ 100 mil

lexus ct 200h

Também tem híbrido entre os importados usados. A divisão de luxo da Toyota é uma das que mais aderiu à eletrificação nos últimos anos, e seu crossover compacto alia rodar suave, silêncio na cabine e conforto na medida.

O Lexus CT 200h 2017 tem um conjunto híbrido une o motor 1.8 a gasolina de quatro cilindros e 99 cv a um elétrico que gera o equivalente a 82 cv. A potência combinada é de 136 cv e o torque máximo, de 21 kgf.m. Nessa lógica, tem consumo urbano de 15,7 km/l e rodoviário, de 14,2 km/l.

Controles de tração e estabilidade, câmera de ré, seis airbags, faróis de LED, espelho eletrocrômico, start/stop, freio de estacionamento eletrônico, ar-condicionado automático bizona, chave presencial e central multimídia com GPS, DVD player e TV digital faziam parte do pacote de equipamentos desde a versão Eco da linha 2017.

Porsche Cayenne 2010: R$ 87 mil a R$ 92 mil

porsche cayenne 2010

Que tal um Porsche pelo preço de um Nivus? E da primeira geração, com 10 anos de uso – a maioria esmagadora dos 911 são bem mais caros. Mas o Porsche Cayenne 2010 traz todas as virtudes da engenharia da marca alemã, com acerto dinâmico exemplar, motor sempre bem disposto e nível de sofiticação acentuado.

No Cayenne 2010 pulsa um V6 naturalmente aspirado com injeção direta. São 290 cv de potência a 6.200 rpm e 39,1 kgf.m a 3.000 rpm. O modelo usa câmbio automático de seis marchas e tração integral. Segundo o fabricante, o utilitário de 2.160 kg precisa de 7,9 segundos para sair da inércia e chegar aos 100 km/h.

Com 4,79 m de comprimento e 2,85 m de entre-eixos, o espaço a bordo do Cayenne é para lá de generoso. O porta-malas acomoda 540 litros e o bichão consegue levar 775 kg de carga útil – capacidade parecida com de muita picape média.

Jaguar XF 2010 a 2013:  R$ 95 mil a R$ 100 mil

jaguar xf 2010

Para quem gosta da aristocracia britânica sobre rodas, o XF é a opção de seminovos premium. A régua de anos neste caso está maior devido à variedade de preços e versões que encontramos nesta faixa de valores.

Vamos focar na linha 2013 do espaçoso e confortável três-volumes, que usa o (advinha?) motor 2.0 Ecoboost – o mesmo turbinado do XC40 e do Freelander. Todos eram projetos ainda sob tutela do Grupo Ford. Tanto que dizem que o XF é um Fusion com grife… o que não deixa de ser verdade.

Só que essa grife vem com o acabamento e sofisticação inerentes à marca. Seis airbags, controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistente à partida em rampas, banco do motorista com regulagem elétrica, sensores de obstáculos na frente e atrás, ar bizona, retrovisores rebatíveis eletricamente, navegador GPS, couro, paddle-shift e chave presencial eram itens de série no modelo.

Infiniti FX50 2009: R$ 94 mil a R$ 99 mil

infiniti fx50 2010

Único da lista fruto de importação independente – apesar de a marca de luxo pertencer à Nissan -, o FX50 é um daqueles SUVs com desenho arrojado e imponente, típicos da Infiniti. É raro, tem mais de 10 anos de uso, mas o estilo se reflete no desempenho.

Sim, o FX50 tem desempenho de sedã esportivo. O 0 a 100 km/h é feito em 5,9 segundos e a máxima é limitada eletronicamente em 250 km/h. Performance obtida graças ao motor V8 5.0 de 390 cv e convincentes 51,9 kgf.m. O câmbio automático de sete marchas distribui a tração entre as quatro rodas.

Mini Cooper 2.0 2015/16: R$ 85 mil a R$ 90 mil

mini cooper 2010

Saímos dos grandalhões e mais antigos, para o simpático modelo da marca britânica (pertencente à BMW), com menos tempo de uso e dimensões moderadas. Mini Cooper 2.0 2015/16 tem espaço limitado, porém leva bem quatro passageiros. E ainda tem desempenho bastante empolgante.

Isso graças ao motor 2.0 turbo, que gera 192 cv e despeja 30,6 kgf.m a 1.250 giros nas rodas dianteiras através do câmbio automático de oito marchas. Com isso, o Mini Cooper S promete o 0 a 100 km/h em 6,8 segundos.

E tudo bem acompanhado. O pequeno notável da Mini já levava seis airbags, ESP, assistente de rampa, monitoramento dos pneus, ar-condicionado automático bizona, bancos de couro, retrovisor eletrocrômico e chave presencial. Procure a versão S com opcionais como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, teto-solar e roda-livre.

Fotos: Divulgação

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