Calibrar o pneu de moto com frequência é essencial para aumentar a expectativa de vida do componente e garantir a segurança do veículo. O uso de pneus inflados de acordo com as definições do fabricante contribui para o bom comportamento das motocicletas em linha reta e nas curvas; na frenagem e a baixas e altas velocidades.
De acordo com a Michelin, o ideal é verificar a calibragem pelo menos a cada duas semanas. Aprenda como concluir o processo para rodar em ruas, estradas, na terra e em pistas de corrida.
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Como calibrar o pneu de moto
- Em primeiro lugar, é preciso conferir a quantidade de libras definida pela fabricante.
Segundo Alfredo Guedes Júnior, Relações Públicas da Moto Honda, a informação varia de acordo com as especificações do pneu, a ocupação do veículo (se há passageiro ou não) e está descrita no manual de instruções, na capa protetora na parte superior da motocicleta e ou debaixo do assento, nas scooters.
- Com os pneus frios, digite o número de libras desejado no visor do calibrador;
Leia-se, por pneus frios, componentes que não tenham sido usados há pelo menos duas horas ou que tenham percorrido menos de 3km a velocidade reduzida.
- Acione o botão;
- Retire a tampa da válvula do pneu;
- Aperte a trava na ponta do calibrador (quando existir);
- Encaixe a mangueirinha na válvula;
- Aguarde o apito do equipamento indicando a pressão ideal; e
- Volte com tampa da válvula.
Atenção! Os pneus inflados com nitrogênio também precisam ser verificados periodicamente.
Essas recomendações se aplicam a pneus usados em ruas e estradas. Há detalhes adicionais para uso off-road e em pistas de corrida.
Calibragem para trilha
As recomendações de calibragem para pneus de moto off-road são adequadas apenas para durações, velocidades e cargas limitadas em superfícies de alta velocidade com vedação.
Calibragens maiores são aconselhados para uso inevitável na estrada; o uso prolongado na estrada deve ser totalmente evitado.
Confira, abaixo, as calibragens recomendadas pela Michelin, dependendo do terreno, condições meteorológicas, potência da moto e tipo de controle:
Modalidade | pneus dianteiros | traseiros |
---|---|---|
Cross | 17.4 psi | 17.4 psi |
Enduro | 14.5 psi | 14.5 psi |
Rallye | 17.4 psi | 21.7 psi |
Trial | 5.8 psi | 5.07 psi |
Como calibrar pneu de moto para track day
A calibragem de pneu de moto para track day deve ser definida à temperatura ambiente e depende dos pneus da moto. Em corridas, são consideradas também as variáveis:
- Temperatura do ar/pista de corrida
- Abrasividade da pista de corrida
- O nível de habilidade do piloto
No geral, a pressão ideal dos pneus dianteiros para corrida varia de 26 a 30,5 psi e a dos pneus traseiros de 23 a 27,5 psi. Confira as recomendações da marca Michelin.
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