Essas montadoras, quando vão lançar um novo modelo, juntam centenas de especialistas: engenheiros, designers, técnicos disso e daquilo, marqueteiros. Aí chegam ao “veículo ideal” e produzem o carro. E é inacreditável o fato de que, às vezes, o carro sai e ninguém gosta. Quando ele chega ao mercado, não é um fracasso, porque o poder de venda de uma montadora é muito grande.
VEJA TAMBÉM?:
- Carros mais feios do Brasil: reveja 10 modelos já vendidos aqui
- 5 carros bonitos no Brasil, mas não no exterior
- Carros fracassados: 10 fiascos da indústria automobilística
Nos Estados Unidos, na década de 50, teve um caso famoso: o Edsel. A Ford disse que nunca se fez uma pesquisa junto ao mercado tão grande: os consumidores é que definiram como seria o novo carro. E Edsel é o nome do filho do Henry Ford, que criou a fábrica. Olha só a responsabilidade, hein?!
O Edsel foi o maior fracasso da Ford de todos os tempos.
Mais recentemente, no nosso mercado, quem não se lembra de um carro da Toyota que está aí até hoje, o Etios? Quando ele foi lançado aqui, todo mundo torceu o nariz para o estilo. A mecânica é excelente, nada contra o Etios. Mas o carro era mal-acabado e tinha um design mais para lá do que para cá.
E, todo ano, a Toyota foi fazendo “remendinho” daqui e dali – no painel, nos cromadinhos lá fora – até darem um ar melhor ao Etios. Hoje, ele está sobrevivendo com certa dificuldade, porque a Toyota acabou lançando um outro carro no mesmo segmento dele, o Yaris.
Agora mesmo teve o lançamento do HB20, um dos maiores sucessos de todos os tempos do mercado brasileiro. Só que ela lançou uma “meia nova geração”, com uma “boca”, que dizem, é boca de peixe. Pouca gente gostou. Aliás, no lançamento, veio o designer da Europa para explicar… Há quem diga o seguinte: quando tem que explicar demais o design, é porque está sujeito mesmo a chuvas e trovoadas.
A Hyundai, agora, já lançou uma versão com a gradezinha pintada em preto fosco. Ou seja, estão procurando consertar esse design que não agradou a todos, “muito antes pelo contrário”.
A Mitsubishi lançou, no ano passado, o Pajero Sport. Agora, um ano depois, já está a Mitsubishi trocando as lanternas traseiras que praticamente ninguém gostou. Isso para não falar do Eclipse, que já foi nome de carro esportivo da Mitsubishi e voltou, no ano passado, como um SUV com uma traseira que eu nunca vi nada tão controverso – para tentar ser elegante com a Mitsubishi.
O post Carros com desenho ‘controverso’: como as montadoras erram?! apareceu primeiro em AutoPapo.
https://autopapo.uol.com.br/noticia/carros-desenho-controverso/ encontrado originalmente em https://autopapo.com.br
https://renatosampaio101.tumblr.com/post/621400907963301889 observado em primeiro lugar em http://renatosampaio101.tumblr.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário