sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Motor elétrico x a combustão: qual é mais perigoso em incêndios?

O Instituto Federal de Investigação e Testes de Materiais da Suíça (EMPA), financiado pela Direção de Estradas Federais do país, desenvolveu um estudo para entender como um carro movido a eletricidade se comporta durante um incêndio. A pesquisa, revelada este mês, compara se o propulsor oferece mais riscos à saúde humana que o motor a combustão.

As primeiras conclusões da análise são de que os dois propulsores têm capacidade igual para acabar completamente com o veículo e colocar a vida de passageiros em risco.

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Foram realizados três testes. O primeiro consistiu em incendiar o módulo da bateria de um carro elétrico e estudar a quantidade e a distribuição de fumo e fuligem, as principais causas de sufocamento para quem está preso em túneis e ou garagens com carros em chamas.

A segunda prova analisou os químicos que ficam na água utilizada pelos bombeiros para extinguir o fogo. O terceiro, por sua vez, concentrou-se no sistema de ventilação, bem como na quantidade e no tipo de resíduos que permanecem nos locais de incêndio.

Para os técnicos suíços, as emissões poluentes liberadas durante um incêndio, independentemente do tipo de veículo e do combustível utilizado, são perigosas. Ao longo da pesquisa realizada os especialistas constataram que os veículos elétricos não são piores do que os a combustão, sejam eles a gasolina ou diesel.

Carros elétricos em incêndios

As chamas que consomem as células da bateria de carros elétricos liberam gases corrosivos e tóxicos, semelhante ao que acontece com combustíveis derivados do petróleo. O que chama atenção é que os níveis de missão desse componente não ficaram acima do limite critico e, por isso, não podem ser considerados perigosos.

O resultado final do incêndio, por sua vez, pode ser fatal. Por isso, a indicação é que os condutores abandonem o veículo em chamas assim que possível.

homem faz teste de incendio em modulo de bateria de carro eletrico
Bombeiros devem ter cuidado ao lidar com incêndios em carros elétricos (Foto: EMPA | Divulgação)

Para os responsáveis pelo combate às chamas, fica o alerta de que a fumaça presa no interior das estruturas é extremamente tóxica. Por essa razão, a descontaminação deve ser realizada por equipes preparadas para lidar com o tipo específico de poluente. Os resíduos da água utilizada para acabar com o fogo também apresentaram alto nível de contaminação.

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