domingo, 23 de agosto de 2020

Subida íngreme num carro 1.0? Dica é o giro alto

Parece que a maioria dos motoristas não entende bem como funciona a rotação de um motor. Pois muitos me perguntam se o conta-giro está ali no painel para que o motorista não deixe o motor ir além de 4 mil, 4,5 mil giros?

Está havendo uma confusão, porque a rotação de torque máximo, em geral, é no entorno de 3,5 mil a 4 mil giros; mas isso não tem nada a ver com o limite de rotação do motor. Ela é indicada pela faixa vermelha no conta-giro, e cada motor tem a sua própria limitação.

E talvez seja por isso que tanta gente dirige tão mal que, ao chegar de quinta marcha no início de uma ladeira íngreme, vai esticando a quinta até o motor quase morrer; aí joga a quarta – não adianta, aí a terceira – menos ainda… e xinga o carro.

O certo é puxar a quarta lá no pé da subida para subir a rotação, e logo depois uma terceira para vencer tranquilo a ladeira, sempre em alto giro.

Painel de instrumentos com o conta-giro em detalhes com o carro em movimento
Saber interpretar o conta-giro do carro pode te ajudar – e muito! (Foto: Shutterstock)

O post Subida íngreme num carro 1.0? Dica é o giro alto apareceu primeiro em AutoPapo.


https://autopapo.uol.com.br/blog-do-boris/carro-1-0-subida-alto-conta-giro/ encontrado originalmente em https://autopapo.com.br
https://renatosampaio101.tumblr.com/post/627289716497235968 observado em primeiro lugar em http://renatosampaio101.tumblr.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário