A meteorologia indica, em razão da passagem de uma forte massa de ar polar, a possibilidade de neve em algumas cidades do Sul do Brasil. Com a chegada do fenômeno relativamente raro, preparamos algumas dicas para dirigir na neve – com segurança.
LEIA MAIS
- Por que bateria de carro costuma pifar no inverno?
- Ar-condicionado: ligue-o também nos dias mais frios
- Carro no frio exige alguns cuidados para evitar dor de cabeça
De acordo com a Bridgestone, quando se trata de dirigir na neve e no gelo, a primeira coisa a se considerar é se é realmente necessário utilizar o veículo. Isso porque há riscos em dirigir em um clima rigoroso de inverno. Sendo imprescindível sair de carro:
1. Use as características do carro a seu favor
Alguns veículos oferecem diferentes modos de condução. Ao sair de casa, acione aquele específico para neve ou gelo. A tração 4×4 também pode ajudar no controle do veículo.
Confira, abaixo, instruções para utilizar os freios ABS ao dirigir na neve.
Lembre-se também de que um bom conjunto de pneus permitirá que seu veículo acelere, freie e faça conversões de maneira mais previsível e segura. As pistas ficam muito escorregadias com a neve e nessa condição é ainda menos indicado rodar com pneus desgastados.
2. Teste as condições da estrada
As condições climáticas costumam mudar rapidamente e, às vezes, o frio intenso permite uma direção mais segura do que quando as temperaturas estão próximas do ponto de descongelamento. Encontre um trecho vazio da estrada para testar os comandos de frenagem, aceleração e direção para sentir as condições reais.
3. Reduza a velocidade
Sempre reduza a velocidade significativamente ao dirigir em estradas cobertas de neve. Deixe espaço extra para frear e mantenha uma distância de segurança de 6 a 10 segundos em vez dos típicos 3 a 4 segundos.
Aplique e remova a pressão nos pedais de freio e acelerador o mais suavemente possível. “Os motoristas devem estar especialmente atentos a quaisquer sinais de perda de tração ao fazer curvas, acelerar ou frear”, alerta a fabricante de pneus.
- Frenagem
Ao analisar constantemente a estrada e a paisagem à frente, o motorista reduz a necessidade de frenagem repentina e planeja melhor o seu próximo movimento.
Ao frear na neve em carros modernos, o condutor pode sentir o sistema de freio antibloqueio (ABS) pulsando no pedal para evitar que os freios travem. Não desacelere e mantenha o pé firmemente plantado.
- Aceleração
Aplique uma leve pressão no pedal do acelerador e gaste mais tempo para alcançar uma velocidade segura. Aplicar muita pressão no pedal do acelerador pode fazer com que as rodas acionadas percam a tração e patinem, o que pode, por sua vez, reduz o controle do veículo.
4. Controle a direção
A direção deve ser suave e controlada ao dirigir na neve e no gelo. Evite movimentos rápidos do volante e saiba como identificar e corrigir o descontrole do carro.
Pneus traseiros sem aderência
Quando os pneus traseiros perdem aderência em uma curva e a traseira do carro começa a balançar, resultando em uma curva mais fechada do que o desejado:
- Não pise nos freios ou compense com direção.
- Dirija na derrapagem e acelere suavemente para recuperar o controle do veículo.
Rodas dianteiras sem aderência
Quando o motorista gira o volante e os pneus dianteiros escorregam, em vez de agarrar a estrada, ele:
- Não deve conduzir insistir em movimentos bruscos na curva ou pisar no freio.
- E sim tirar o pé do acelerador e girar lentamente o volante em direção a linha reta até conseguir aderência.
5. Faça manutenção preventiva
Assim como em qualquer tempo, bateria, radiador, nível do óleo, freios, faróis e lanternas precisam estar em boas condições para garantir a segurança dos passageiros. O sistema de ignição também tem que estar em ordem para que o motorista consiga dirigir na neve.
O post Dirigir na neve: confira dicas para aproveitar a frente fria no Brasil apareceu primeiro em AutoPapo.
https://autopapo.uol.com.br/noticia/dirigir-na-neve-dicas/ encontrado originalmente em https://autopapo.com.br
https://renatosampaio101.tumblr.com/post/626987735090069504 observado em primeiro lugar em http://renatosampaio101.tumblr.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário