“Olha, esse é o Nivus?” A pergunta foi feita por uma jovem enquanto eu estacionava em frente a uma loja. Diante da resposta positiva, ela prosseguiu: “Eu acabei de comprar um T-Cross, mas, se soubesse que a Volkswagen iria lançar o Nivus, teria esperado. Ele é muito bonito!”
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Não que a opinião da simpática moça possa ser utilizada para julgar o mercado como um todo, mas é verdade que os dois modelos da marca alemã estão bem próximos em preço, porte e proposta. Por isso, evitar a canibalização será, aparentemente, um desafio para o fabricante.
Ambos os ditos SUVs (termo que banalizou-se a ponto de não dizer muita coisa atualmente) utilizam plataforma e mecânica provenientes do Polo. Só que, no Volkswagen Nivus, esse compartilhamento vai além: inclui ainda peças de estamparia, como as quatro portas, além do para-brisa. O entre-eixos e todas as chapas do assoalho também são as mesmas, de modo que o espaço interno não mudou.
Interior do Volkswagen Nivus é igual ao do Polo
Espaço, inclusive, é o fator que mais diferencia o T-Cross do Nivus. Quem precisa de mais amplitude, principalmente no banco traseiro, deve optar pelo primeiro ou por algum outro concorrente. Não que o modelo mais recente seja apertado, mas há limitações típicas de hatches compactos, como pouca área para as pernas, em especial quando os bancos dianteiros estão muito recuados, e acomodação desconfortável para um quinto ocupante.
Por outro lado, o porta-malas do Nivus supera (por pouco) o do T-Cross e o de alguns outros modelos. São 415 litros, o que torna o compartimento suficiente para a maioria das famílias. Nesse sentido, o único ponto negativo é o vão de abertura com base muito alta, o que dificulta o manuseio de volumes. Por outro lado, o banco traseiro bipartido torna mais versátil e prática a operação de rebatimento.
Nota-se grande compartilhamento de peças entre os irmãos da Volkswagen também no interior. O painel é o mesmo, assim como console, forrações das portas… Isso implica em um padrão de acabamento semelhante. No Polo, que atua em uma faixa de mercado inferior e, consequentemente, custa menos, o resultado é aceitável.
Já o Nivus, mais caro e concorrente de modelos mais sofisticados, mostra-se simplório demais. Ainda que o padrão de montagem seja muito bom, os materiais de revestimento têm aspecto barato. O que se vê é uma profusão de plásticos duros, vez ou outra disfarçados com apliques metalizados ou pintados de preto brilhante.
O habitáculo só não é digno de modelo popular porque a Volkswagen disponibilizou alguns mimos, como saída de ar-condicionado e entrada USB para o banco traseiro (há mais uma para os ocupantes dianteiros). Na versão Highline, avaliada, bancos e volante multifuncional são revestidos em material que imita couro, o que também ajuda a trazer alguma sofisticação para bordo.
Ergonomia e conectividade agradam
É verdade, contudo, que a essência de Polo trouxe também algumas qualidades ao Volkswagen Nivus. Os bancos, assim como no hatch, são confortáveis e apoiam muito bem o corpo: o do motorista é ajustável em altura.
E a posição de dirigir manteve-se ergonômica e agradável, com ótimo acesso aos comandos e visualização fácil dos instrumentos. A visibilidade também agrada, embora, para trás, a caída do teto atrapalhe. O volante tem ótima pegada e traz regulagens horizontal e vertical.
Mas o maior destaque do interior fica por conta dos recursos tecnológicos. Além do painel com instrumentação digital em uma tela personalizável de 10,5 polegadas, já conhecido de outros modelos Volkswagen, o Nivus traz uma nova central multimídia, que em breve também deverá se popularizar na gama do fabricante.
Com tela de 10,1 polegadas e interface parecida com a de um tablet, o equipamento traz o manual cognitivo e um aplicativo batizado de “Meu VW”, por meio do qual é possível agendar revisões. Há ainda conectividade sem fio com as plataformas Apple CarPlay e Android Auto. O sistema é muito intuitivo e fácil de operar.
Bom de dirigir
Outra herança positiva do Polo é o comportamento dinâmico. Apesar de ter 2,7 cm a mais de altura em relação ao solo, o Volkswagen Nivus entrega estabilidade quase tão boa quanto a do hatch. O modelo encara curvas de diferentes diâmetros sem inclinar demais a carroceria ou sair da trajetória precocemente. Além do bom acerto de suspensão, contribui também a boa calibragem da direção elétrica, que é muito precisa e progressiva.
Assim como a maioria dos ditos SUVs atuais, o Volkswagen Nivus não se sente à vontade na terra. Em estradas rurais, o rodar mostra-se um tanto desconfortável, mas pelo menos o veículo não toca o solo com facilidade. Já em vias pavimentadas, mesmo em condições ruins, a suspensão consegue absorver as irregularidades com eficiência. Obstáculos urbanos, como valetas e lombadas, não constituem qualquer problema.
Motor 1.0 TSI proporciona bom desempenho ao Volkswagen Nivus
O motor 1.0 TSI é um dos pontos altos do Volkswagen Nivus. Graças ao generoso torque de 20,4 kgfm tanto com gasolina quanto com etanol, entregue integralmente entre 2.000 rpm e 3.500 rpm, sendo que 90% do valor total está disponível já a 1.500 rpm, há grande agilidade em arrancadas e retomadas de velocidade.
O ímpeto inicial perde-se, em parte, à medida que o conta-giros sobre, uma vez que a potência máxima é de 116 cv com gasolina e de 128 cv com etanol, números não mais que razoáveis para os padrões atuais. Entretanto, ainda assim não falta fôlego na estrada, onde é possível fazer ultrapassagens com bastante segurança.
Quem não está acostumado com a nova geração de propulsores turboalimentados surpreende-se com a boa performance extraída de uma cilindrada tão baixa. Além disso, apesar de ter três cilindros, o que torna o funcionamento menos suave que os de quatro, o modelo exibe isolamento muito bom contra vibrações. Outra vantagem é que a injeção direta dispensa sistemas auxiliares de partida a frio.
O câmbio automático de seis velocidades, por sua vez, cumpre bem sua função. Bem-casada com o motor, a caixa de marchas entrega trocas suaves e em momentos oportunos. O toque de esportividade fica por conta das borboletas no volante, que permitem operar o sistema de modo sequencial. Os freios, com discos nas quatro rodas, são excelentes e sobram para os 1.199 kg de peso do modelo.
Consumo
O consumo também agrada. O AutoPapo cravou médias de 8,4 km/l na cidade e de 10 km/l na estrada, com etanol. Desse modo, o tanque de 52 litros permite uma autonomia superior a 500 km em viagens.
Os números aferidos são parecidos com os divulgados pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE), que indica 7,7 km/l no ciclo urbano e 9,4 km/l no rodoviário, com o mesmo combustível. Com gasolina, segundo o PBE, são 10,7 km/l e 13,2 km/l, respectivamente.
Preço do Volkswagen Nivus Highline é de R$ 98.290
O Volkswagen Nivus Highline é o topo de linha: tem preço de R$ 98.290. Nessa versão, todo o conteúdo é de série: o único opcional é a pintura metálica, que adiciona até R$ 1.570. Entre os equipamentos, há controle de cruzeiro adaptativo, ar-condicionado automático, sensores de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros com câmera de ré, rodas de liga leve de 17 polegadas e chave presencial com botão de partida.
O pacote de segurança inclui sistemas de alerta de colisão e de frenagem autônoma de emergência, frenagem automática pós colisão, detector de fadiga, seis airbags (frontais, laterais e do tipo de cortina), assistente de partida em rampa, controles eletrônicos de estabilidade e tração, faróis e lanternas de LED, ganchos Isofix com top tether para fixação de cadeirinha infantil.
O Nivus é um bom carro? Sem dúvida, mas, racionalmente, parece ter menos apelo que outros modelos Volkswagen. Afinal, apesar dos atributos convincentes, não passa de uma derivação do Polo, que entrega conjunto mecânico, espaço interno e até acabamento idênticos por um preço menor.
Os maiores diferenciais do Nivus em relação ao Polo são a suspensão elevada e o porta-malas maior: mas isso o comprador também encontra no T-Cross, que tem melhor espaço interno e valor de compra só um pouquinho mais alto.
Portanto, a escolha por um ou outro acaba sendo mais ligada a questões subjetivas. No caso do Nivus, um dos maiores apelos é o design ao estilão “SUV cupê”: a exemplo do que fez com a jovem citada no início do texto, ele promete ser o mais forte fator de sedução para os consumidores.
Garantia e manutenção
A Volkswagen oferece três anos de garantia sem limite de quilometragem para o Nivus. As três primeiras revisões, aos 10 mil, 20 mil e 30 mil quilômetros, são totalmente gratuitas. A revisão de 40 mil quilômetros tem preço tabelado em R$ 1.020,90, enquanto a de 50 mil quilômetros custa R$ 508,80. Por enquanto, o plano divulgado pelo fabricante vai só até os 60 mil quilômetros, quando está prevista uma manutenção preventiva ao custo de R$ 582,90.
Pontos fortes do Volkswagen Nivus Highline
- Dirigibilidade
- Equipamentos
- Ergonomia
Pontos fracos do Volkswagen Nivus Highline
- Espaço interno
- Acabamento
Ficha técnica | Volkswagen Nivus Highline 2021 |
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Motor | Dianteiro, transversal, flex, 999 cm³, com três cilindros em linha, de 74,5 mm de diâmetro e 76,4 mm de curso, 12 válvulas com duplo comando variável, injeção direta de combustível e turbocompressor |
Potência | 116 cv (gasolina) e 128 cv (etanol) a 5.500 rpm |
Torque | 20,4 kgfm (gasolina/etanol) entre 2.000 rpm e 3.500 rpm |
Transmissão | automática de seis velocidades, tração dianteira |
Suspensão | McPherson na dianteira e barra de torção na traseira |
Rodas e pneus | rodas de liga leve 6” x 17”; pneus 205/55 R17” |
Freios | disco ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira, com ABS |
Direção | assistida eletricamente |
Dimensões | 4,266 m de comprimento, 1,493 m de altura, 1,757 m de largura e 2,566 m de distância entre-eixos |
Vão livre do solo | 176 mm |
Peso | 1.199 kg |
Tanque de combustível | 52 litros |
Porta-malas | 415 litros |
Carga útil | 451 kg |
Fotos: Alexandre Carneiro | AutoPapo
O post [Avaliação] Volkswagen Nivus está mais para Polo que para T-Cross apareceu primeiro em AutoPapo.
https://autopapo.uol.com.br/noticia/avaliacao-volkswagen-nivus/ encontrado originalmente em https://autopapo.com.br
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