Há alguns anos, chegou ao mercado o câmbio com óleo do tipo long life, que nunca precisa de troca. Os fabricantes afirmam que, nesses casos, o fluido é tão durável quanto a própria caixa de marchas. Exatamente por isso, não há necessidade de substituí-lo.
Muitos consumidores, porém, têm dúvidas e até desconfianças em relação a esses sistemas. Essa recomendação se mantém válida mesmo em veículos em idade avançada ou com altíssimas quilometragens? Não seria conveniente fazer a troca por precaução? O AutoPapo consultou dois especialistas para responder a essas questões.
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De acordo com o engenheiro mecânico João Pavan, diretor do comitê do simpósio Powertrain Transmissões da SAE Brasil e diretor de engenharia de produto da fabricante de autopeças Eaton, na maioria dos casos, veículos que utilizam sistemas long life, seja a transmissão automática ou manual, realmente nunca precisarão de troca de óleo.
Câmbio manual pode nunca precisar de troca de óleo? Assista ao vídeo com as explicações de Boris Feldman!
Pavan explica que, em carros de passeio, a deterioração do lubrificante ocorre por ação do tempo, e não por esforço. Isso porque esses veículos são leves e, mesmo os utilitários, têm carga útil relativamente baixa. “O ciclo de trabalho de um caminhão, por exemplo, é mais severo, pois a capacidade de carga muito maior faz a transmissão trabalhar com grandes valores de torque”, diz.
Nesse ponto, vale salientar que, ao contrário do que ocorre no motor, o óleo da caixa de marchas tampouco é contaminado pela queima do combustível. Desse modo, a degradação do fluido do tipo mineral é bastante lenta, pois decorre apenas da ação das altas temperaturas de trabalho.
Qual é o segredo do câmbio long life?
E a questão é que o óleo sintético, utilizado no câmbio long life, praticamente não sofre deterioração por ação de temperatura ou tempo de uso. O engenheiro salienta que, enquanto um fluido de transmissão do tipo mineral demanda, em média, trocas a cada 100 mil quilômetros, o sintético pode durar de seis a sete vezes mais.
Grande parte dos automóveis sai de circulação antes de atingir tamanhas quilometragens. Além do mais, após um uso tão extenso, o próprio conjunto mecânico já costuma ter atingido (ou até ultrapassado) o limite da vida útil: daí a explicação de que o óleo dura tanto quanto o câmbio em si.
Para quem ainda tem receio, Pavan assegura que o câmbio long life é fruto de experiência e trabalho desenvolvidos ao longo de décadas. “A previsão de durabilidade só é feita após vários testes de validação, todos bastante rigorosos”, acrescenta.
Assim, segundo o engenheiro, só mesmo em casos muito específicos, como em carros que rodaram muitas centenas de milhares de quilômetros, o óleo do câmbio long life precisará de troca. Ou então quando os veículos equipados com eles ficarem muito antigos e chegarem aos 30 ou 40 anos: nesses casos, também será conveniente efetuar a substituição.
Câmbio long life já vem com óleo do fornecedor
Ricardo Dilser, assessor técnico do Grupo Fiat-Chrysler Automobiles (FCA) ratifica que o câmbio long life não precisa de troca de óleo. Ele esclarece que esses equipamentos resultam do avanço tanto das ligas metálicas quanto dos fluidos. “Algumas pessoas ainda têm na cabeça as transmissões de 20 anos atrás: nesse período, a indústria evoluiu muito”, pondera.
Atualmente, as transmissões automáticas utilizadas pela FCA em veículos das marcas Fiat e Jeep não precisam de troca de fluido. Dilser garante que a durabilidade das caixas de marchas atuais é maior que a das similares de décadas passadas.
Segundo o assessor, essas caixas de marchas são livres de manutenções e intervenções, a ponto de mal serem manuseadas dentro da própria fábrica. “Elas já vêm prontas dos fornecedores (Aisin e ZF, no caso), inclusive com óleo: são apenas instaladas nos carros”, conclui.
Como saber se é necessário trocar o óleo do câmbio?
Informações sobre o tipo de caixa de marchas utilizada no veículo, bem como os procedimentos de manutenção, vêm prescritas no manual do proprietário. Basta consultá-lo para saber se o câmbio precisará ou não de troca de óleo. Os prazos para substituir o fluido, se ele não for do tipo long life, também são informados pelo livreto.
Caso o motorista tenha alguma dúvida, ou não disponha do manual, o mais indicado é entrar em contato com o fabricante do veículo. É possível obter informações sobre o plano de manutenção via telefone, por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).
O post Existem câmbios que nunca precisam trocar o óleo? apareceu primeiro em AutoPapo.
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