O T-Cross, SUV da Volks, tem mais a ver com automóvel do que com SUV pela dirigibilidade, apesar da inclinação da carroceria em curva provocada pela grande altura do solo.
Avaliamos o T-Cross Comfortline 200 TSI, versão top de linha com motor 1.0 turbo e câmbio automático. O número no nome da versão por questão de marketing, em alusão ao torque de 200 Nm equivalente a 20,5 kgfm.
T-Cross é montado sobre a arquitetura MQB (Matriz Modular Transversal), a mais moderna do grupo Volkswagen. Estrutura construída com materiais de alta resistência obteve pontuação máxima na prova de impacto do Latin NCAP que simula proteção a adultos e crianças.
Percebem-se imediatamente no interior do T-Cross Comfortline os apliques de cor chamativa em algumas partes. Estão ali para disfarçar a aparência dos plásticos sem material emborrachado no painel central e tornar o ambiente menos sisudo.
Esses opcionais na cor marrom estão aplicados em toda a extensão frontal do painel, nas maçanetas das portas dianteiras e no console central.
O artifício forma par com arremate da forração em couro dos bancos, também opcional. Independentemente disso, percebe-se capricho na montagem e encaixes no interior. Acabamento benfeito.
Volante tem ótima pega e está revestido corretamente com material rugoso, que evita deslize acidental das mãos, e agrupa apenas comandos de som, telefone, computador e controle de velocidade, o que favorece a ergonomia.
Coluna de direção tem ajustes de altura e de distância. Sistema multimídia com tela tátil no alto do painel central como reza a moda atual. Diâmetro de giro não é dos menores (10,9 metros), mas o pouco comprimento ajuda nas manobras em garagem.
Espaço interno
T-Cross tem excelente espaço interno tanto nos bancos dianteiros quanto no traseiro. Isso por causa da grande distância entre-eixos de 2,65 metros em um veículo de apenas 4,19 metros de comprimento. Espaço farto para cabeça e, principalmente, para pernas no banco traseiro.
Há saída de ar-condicionado e duas entradas USB para os ocupantes de trás. Bancos dianteiros carecem de melhor anatomia, apesar da regulagem lombar. Sente-se desconforto nas pernas, que deveriam ter melhor apoio.
Porta-malas bem dimensionado tem locais de fechamento na tampa pesada nos lados direito e esquerdo, como manda a boa ergonomia, facilitando a tarefa para destros e canhotos.
Rodar confortável, mas um pouco áspero sobre piso irregular. Rodas aro 17 e pneus de perfil 55 são de série no Volkswagen T-Cross Comfortline . Suspensão bem calibrada entre conforto e estabilidade, que convence para um SUV.
Boa posição de dirigir com regulagem de altura no banco do motorista. Boa também é a visibilidade ajudada pelos retrovisores.
Deslizes em ergonomia são comandos dos vidros em posição recuada na porta, além das teclas pequenas dificultarem acionamento; e forração em couro não permite transpiração.
Como anda o VW T-Cross 1.0 TSI?
Freio de estacionamento (mão) dá a impressão de estar emperrado e sendo forçado ao ser puxado. Para soltá-lo, não. Limpadores/lavadores cumprem bem a função. Farol tem facho curto no baixo e deveria ter mais poder de iluminação.
Freios excelentes com disco nas quatro rodas param bem em frenagem simulada de emergência sem abaixar a frente.
Há quatro modos de condução (opcional): Eco, visando menor consumo; Normal; Esportivo, com trocas das marchas em rotações mais altas; e o Individual. Nesse último podem-se fazer ajustes também na direção, que, entretanto, mantém a mesma calibragem do modo Normal.
Direção não é comunicativa como no Polo, carro que deu origem ao SUV, mas tem leveza em manobras e é firme em alta. Ponto central carece de melhor definição.
Motor 1.0 TSI forma par com câmbio automático de seis marchas com conversor de torque no Volkswagen T-Cross Comfortline . Ocorrem reduções de marcha ao diminuir a velocidade. Acelerações convencem, mas retomadas de velocidade não.
Há ligeiro retardo na resposta aos comandos do acelerador no kick-down, caso de ultrapassagem, principalmente com ar-condicionado ligado. E o conjunto fica ruidoso em alta rotação.
Nessa hora, desempenho está mais para motor aspirado do que turbo. Mesmo abastecido com álcool, que tem 12 cv de potência a mais do que com gasolina. O torque é o mesmo para álcool e gasolina.
Preço do Volkswagen T-Cross Comfortline
Volkswagen T-Cross Comfortline tem preço sugerido de R$ 99.990. Com todos opcionais chega a R$ 110.690. Teto solar panorâmico, sensores de chuva e crepuscular e espelho retrovisor interno eletrocrômico custam R$ 4.800.
Outro pacote de opcionais custa R$ 3.950 e inclui navegação, partida e entrar e sair do carro sem chave, seletor do modo de condução, entre outros. E finalmente aplicações decorativas no painel e forração em couro custam R$ 1.950.
Volkswagen T-Cross Comfortline é equipado de série com controles de tração, estabilidade e assistente de partida em rampa, airbags laterais dianteiros e de cortina, além dos frontais obrigatórios como os freios ABS, volante revestido em couro com aletas para troca de marchas, ar-condicionado digital, entre muitos outros. Garantia é de três anos.
Ficha técnica | Volkswagen T-Cross Comfortline 200 TSI |
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Motor | de três cilindros em linha, 999cm³ de cilindrada, turbo, flex |
Potência | 128 cv (etanol) e 116 cv (gasolina) a 5.500 rpm e torque máximo de 20,4 kgfm (e/g) de 2.000 rpm a 3.500 rpm |
Transmissão | tração dianteira e câmbio automático de seis marchas |
Direção | tipo pinhão e cremalheira com assistência eletromecânica; diâmetro de giro, 10,9 metros |
Freios | disco ventilado na dianteira, e sólido na traseira |
Suspensão | dianteira, independente, do tipo McPherson, barra estabilizadora; traseira, eixo de torção; altura do solo, 18,8 cm a 19,1 cm |
Rodas/pneus | 6,5×17”de liga leve/205/55R17 |
Peso | 1.252 kg |
Carga útil (passageiros + bagagem) | 458 kg |
Dimensões (metro) | comprimento, 4,199; largura, 1,76; altura, 1,60; distância entre-eixos, 2,65 |
Capacidades (litro) | Porta-malas, 373 a 420 (depende da posição do encosto do banco traseiro); tanque, 52 |
Velocidades máximas | 184 km/h (e)/179 km/h (g) |
0 a 100 km/h | 10,4 segundos (e)/10,9 (g) |
Consumo (km/l) | cidade, 11 (g)/7,6 (e); estrada, 13,5 (g)/9,5 (e) |
Fotos Alexandre Carneiro | AutoPapo
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