A Kombi mais antiga do mundo acaba de fazer 70 anos: foi produzida no dia 5 de agosto de 1950! Trata-se de uma unidade pintada na cor azul Dove chamada pelo simpático apelido de Sofie. O veículo pertence ao acervo da Volkswagen e frequentemente é exibida nos museus da marca em Wolfsburg, na Alemanha, ou em eventos em diferentes partes do mundo.
VEJA TAMBÉM:
- Nova Kombi com propulsão elétrica poderá se chamar e-Samba
- Conheça 10 fatos históricos sobre o Volkswagen Fusca
- Volkswagen preserva clássicos nacionais em garagem secreta
Quem conhece a história da Kombi pode ter estranhado o fato de um exemplar produzido em agosto de 1950 ser o mais antigo, uma vez que, globalmente, o lançamento do modelo aconteceu em março daquele ano. O caso é que não há registro de qualquer outra unidade produzida anteriormente: ao que parece, todas foram sucateadas. Desse modo, Sofie, com o número de chassi 20-1880, é a sobrevivente mais longeva de que se tem notícia.
Vale lembrar que, apesar de ser antiga e cobiçada atualmente, a Kombi é um veículo originalmente concebido para uso comercial. Assim, a maioria dos exemplares rodou por anos a fio até ser sucateada. Sofie também trabalhou bastante nos tempos de juventude: foi vendida zero-quilômetro para um courier na cidade de Hildesheimn, na Alemanha.
O primeiro proprietário utilizou a Kombi por 23 anos, entregando encomendas na região da baixa saxônia, até vendê-la em 1973. Dali até 1992, ela passou por vários donos e escapou por pouco do destino da maioria de suas “irmãs”.
A salvação da Kombi mais antiga do mundo
A salvação veio pelas mãos de um colecionador dinamarquês, que acabou comprando a pobre Sofie, então parada há 19 anos e em más-condições, quando percebeu que estava diante de um raro exemplar do primeiro ano de fabricação. O homem não hesitou em providenciar uma restauração completa, que durou nada menos que três anos.
No início dos anos 2000, Sofie já estava em plena forma novamente. A partir de então, a antiga Kombi participou de vários eventos de veículos vintage na Europa, ainda movimentada pelo motor 1.2 arrefecido a ar original. Em 2014, o utilitário foi, por fim, adquirido pela Volkswagen, que o preserva como artefato histórico.
História da Kombi
A Kombi é a segunda criação mais antiga da Volkswagen, antecedida somente pelo Fusca. Não por acado, o projeto era identificado como Type 2 (Tipo 2, em uma tradução livre). A mecânica e parte da estrutura vieram justamente do “irmão mais velho”.
Em 1967, o modelo passou por uma ampla reformulação, que todavia não alterou a maior parte das características originais. Na Alemanha, a produção foi até 1979, quando a Kombi foi substituída por um projeto completamente novo. A produção seguiu em outros países, como Argentina e México, prosseguiu até 1986 e 1994, respectivamente.
No Brasil, a Kombi foi o primeiro veículo a ser nacionalizado pela Volkswagen, em 1957 (dois anos antes do Fusca). O utilitário passou por uma reestilização parcial em 1976. Outra mudança veio em 1997, quando as formas da similar alemã de 1967 finalmente foram adotadas, acrescidas de um teto mais alto. Por fim, o modelo recebeu um motor 1.4 refrigerado a água em 2006.
A produção só foi encerrada em 2013, com direito à série especial Last Edition. Desse modo, o Brasil foi o último país a tirar a Kombi de linha e também o que a fabricou por mais tempo: 56 anos ininterruptos.
Fotos Volkswagen | Divulgação
O post Kombi mais antiga do mundo completa 70 anos (e está em plena forma) apareceu primeiro em AutoPapo.
https://autopapo.uol.com.br/noticia/kombi-mais-antiga-do-mundo-70-anos/ encontrado originalmente em https://autopapo.com.br
https://renatosampaio101.tumblr.com/post/625738239761858560 observado em primeiro lugar em http://renatosampaio101.tumblr.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário