sexta-feira, 25 de outubro de 2019

[Vitrine] Captiva com motor 2.4 é opção econômica na linha do SUV

Em uma época em que o EcoSport nadava de braçadas como SUV compacto barato, a General Motors percebeu que podia pegar carona na maré. Os utilitários esportivos já começavam a chamar a atenção do mercado e a estratégia foi trazer um modelo do México bem mais espaçoso e equipado que o compacto da Ford, por menos de R$ 100 mil – em um segmento que a rival não atuava. Deu certo e o Captiva, assim que chegou, em 2008, começou a vender bem.

O Captiva fez sucesso no início das vendas no Brasil, ganhou motor 2.4 e é boa opção para quem quer um utilitário esportivo espaçoso.

O SUV médio tinha muitas virtudes e carregava motor V6 robusto aliado à tração integral. Logo depois surgiu a opção Sport, o Captiva 2.4 com quatro cilindros, menos potente, porém bem mais econômico. Foi a alavanca para o sucesso comercial do modelo, que virou figurinha fácil no mercado de seminovos.

E se você não se importa com liquidez complicada, e ainda quer um jipinho valente e confortável, vale prestar atenção nas linhas 2015 e 2016, as quase derradeiras do utilitário esportivo por aqui.

Preço do Captiva

Chevrolet Captiva Sport 2.4 2015 / 2016 – entre R$ 57 mil e R$ 68 mil

Motores e consumo do Captiva

Essa leva já pega o motor Ecotec retrabalhado. Com isso, a potência passou de 171 cv para 184 cv. Só não ache que ele será o suprassumo do desempenho como no V6. Pelo contrário, pesado (1.742 kg), o Captiva demora a arrancar e atingir velocidades maiores.

O Captiva fez sucesso no início das vendas no Brasil, ganhou motor 2.4 e é boa opção para quem quer um utilitário esportivo espaçoso.

Só mesmo depois dos 60 km/h é que o SUV deslancha. Mesmo assim, as retomadas só acontecem em giros altos. O utilitário esportivo da Chevrolet com o motor 2.4 tem consumo de 10 km/l na cidade, e 14,9 km/l na estrada.

Mas a proposta aqui é justamente conforto. E isso fica nítido com o acerto do câmbio automático de seis marchas, com passagens suaves. Com 2,70 m de entre eixos, o banco traseiro recebe três pessoas numa boa.

  • Legal: conforto, nível de equipamentos e espaço interno
  • Ruim: retomadas de velocidade e liquidez

Na frente, o motorista tem posição de dirigir elevada, boa quantidade de porta-objetos e folga para as pernas e ombros – além de ajustes elétricos do seu banco.

chevrolet captiva 2016 interior

O volante é meio grandão, mas o principal porém fica para o posicionamento da tela, meio baixa no console central e fora do alcance dos olhos do condutor, que precisa desviar muito a atenção para uma mudança de estação de rádio.

A boa notícia é que na linha 2016 o Captiva já vinha com opção de MyLink, com entrada USB, GPS e Bluetooth.

Equipamentos

Os equipamentos também dão o tom do SUV mexicano. O modelo chegava com seis airbags, controles de estabilidade e tração, Isofix, monitoramento dos pneus e retrovisor eletrocrômico.

chevrolet captiva 2016 cambio automatico

Além de obrigatórios ar automático, trio, direção hidráulica, computador de bordo e ajustes do volante, também trazia acionamento remoto do motor, teto solar e bancos de couro.

A suspensão tem acerto macio que neutraliza de certa forma os buracos, e a carroceria rola mais um pouco – como bom SUV voltado para o mercado estadunidense que é.

Cesta de peças

Kit com 2 amortecedores traseiros R$ 1.347,18
Kit de velas R$ 246,04
Jogo com 4 pastilhas de freio dianteiras R$ 1.789,50
Kit de embreagem R$ 1.200,43
Farol dianteiro esquerdo R$ 3.284,01
Lanterna traseira direita R$ 1.921,78
Retrovisor externo esquerdo R$ 5.311,72

Fique atento, pois há relatos de ruídos vindos do jogo multibraço traseiro com o passar do tempo. O isolamento acústico é bom, só que o acabamento tem algumas partes de plástico difíceis de aceitar para um carro desta categoria.

Revisões do Chevrolet Captiva

No pós-venda, é aquele drama de utilitário esportivo, com peças caras – principalmente componentes de carroceria, como faróis e lanternas. Pelo menos um 2016 está no finzinho da garantia e a GM tem revisão com preço fixo mesmo após os 60 mil km, com preços que não são nenhum absurdo para um modelo desta categoria.

Confira as revisões com preço fixo e mão de obra:

Quilometragem Preço
40.000 km R$ 816
50.000 km R$ 496
60.000 km R$ 836
70.000 km R$ 472
80.000 km R$ 1.836
90.000 km R$ 516

Avaliação do Captiva

Característica Nota
Desempenho 3 ★★★☆☆
Espaço 5 ★★★★★
Equipamentos 4 ★★★★☆
Segurança 4 ★★★★☆
Liquidez 1 ★☆☆☆☆
Pós-venda 3 ★★★☆☆

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