Chevrolet Onix Plus, Hyundai HB20S e VW Virtus: três representantes do segmento de sedans compactos têm em comum a motorização 1.0 de três cilindros com turbocompressor; porta-malas bem dimensionado; bom espaço interno. Comparamos as versões top de linha dos três.
Apesar da preferência atual pelos SUVs, sedãs compactos têm público cativo e vendem bem.
Boris Feldman dirigiu o Chevrolet Onix Plus durante o lançamento: veja o que ele achou!
Design/acabamento
Chevrolet Onix Plus, Hyundai HB20S e VW Virtus não têm desenho de carroceria capaz de fazer as pessoas virarem o pescoço ao vê-los passar. Onix mudou radicalmente e traz a tradicional gravata dourada na grande frontal; HB20S tem traseira bonita vista de lateral, mas o desenho da grade faz cara de tristeza; Virtus tem a mesma frente do Polo, carro que lhe deu origem, e traseira discreta. Têm também o ângulo semelhante do vidro traseiro no estilo fastback para dar charme.
Plástico duro no painel central e nas portas nos três. Onix evoluiu muito e há um aplique na cor bege dividindo o painel ao meio e apliques de couro nas portas. HB20 sedan tem plástico em tom de cinza médio e dá boa aparência de maneira geral. Virtus disfarça o plástico duro na cor preta com aplique central em tom de cinza em toda a extensão do painel central. O que o Volkswagen tem de melhor que os concorrentes são montagem e encaixes das peças.
Onix Plus | HB20S | Virtus |
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3 ★★★☆☆ | 3 ★★★☆☆ | 3 ★★★☆☆ |
Motor/desempenho: Virtus leva a melhor
Virtus supera pelos valores maiores de potência e torque um pouco maior do que o HB20S. Onix sedan tem menores valores de potência e torque, além de o motor não ter injeção direta como os concorrentes. Entretanto, motor Chevrolet quase não vibra em marcha lenta, enquanto o Hyundai vibra muito e é barulhento. Troca de marcha manual por aletas no HB20S e Virtus. Onix mantém tecla na lateral superior da alavanca. Nada prático.
Apesar de pesar mais, Virtus tem o melhor desempenho pelo torque bem maior. Isso significa ultrapassar em menor espaço de tempo. E é o que interessa na estrada. Por outro lado, o câmbio da Volks briga com o motor com pequenos trancos.
HB20S é bom sem empolgar e o Onix Plus não reage de imediato nas retomadas porque a injeção não é direta. Isso não quer dizer que o Chevrolet seja lento: há demora na reação inicial nas retomadas, mas ele é rápido na aceleração.
Onix Plus | HB20S | Virtus |
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3 ★★★☆☆ | 3 ★★★☆☆ | 4 ★★★★☆ |
Suspensão: HB20S é o pior dos três sedans
Em comum os três carros têm eixo de torção. Neste segmento ainda não há espaço para suspensão traseira multibraços. Onix Plus usa pneus de perfil 55 diante do perfil 60 do HB20S e 50 do Virtus. Chevrolet e Hyundai recomendam pressão mais elevada (36/35). Esse é um dos fatores que provoca mais transferência das imperfeições para dentro.
Apesar de usar pneu de perfil muito baixo, a grande distância entre-eixos (2,65 m) do Virtus torna o rodar menos desconfortável. HB20S transfere mais e o comportamento dinâmico muda em velocidade mais alta assim como na frenagem de emergência. Nas duas situações ocorre desvio acentuado de trajetória. Boa a estabilidade no Onix e Virtus.
Onix Plus | HB20S | Virtus |
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3 ★★★☆☆ | 2 ★★☆☆☆ | 3 ★★★☆☆ |
Direção
Os três têm coluna de direção regulável em altura e distância, o que favorece encontrar a posição de dirigir. Direção mais bem calibrada e comunicativa é a do Virtus. Porém, o Volkswagen tem maior diâmetro de giro (10,9 m) que os concorrentes.
Quanto menor o valor, mais fácil manobrar. HB20S manobra melhor por ter o menor comprimento e menor diâmetro de giro (10,4 m). Onix Plus tem 10,6 metros de diâmetro de giro.
Onix Plus | HB20S | Virtus |
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3 ★★★☆☆ | 4 ★★★★☆ | 4 ★★★★☆ |
Espaço interno/ergonomia: entre-eixos garante vitória ao Virtus
Vantagem do Virtus pela maior distância entre-eixos, um dos determinantes do aproveitamento de espaço no habitáculo. Onix Plus tem cinco centímetros a menos de entre-eixos em relação ao Virtus e bom espaço para pernas, que é apenas suficiente no HB20S.
O Hyundai também tem o menor comprimento: são pouco mais de 20 centímetros a menos do que os concorrentes. Incomoda assentos curtos no Onix sedan, que não apoiam suficientemente as pernas.
Em ergonomia, Chevrolet Onix Plus, Hyundai HB20S e VW Virtus pagam o preço pelo caída do teto no sentido da traseira para incrementar o estilo: é preciso abaixar para acessar o banco traseiro.
A maioria dos comandos está bem posicionada, com exceção daqueles dos vidros um pouco recuados no Virtus. Onix peca pelo revestimento liso no volante, que permite deslize acidental. Virtus é o único que não tem forração em couro nos bancos. Couro facilita limpeza e dá sofisticação, mas não permite transpirar, o que torna compulsório usar ar-condicionado.
Anatomia dos bancos é melhor no Virtus. Nenhum deles tem regulagem lombar no encosto do banco do motorista.
Onix Plus | HB20S | Virtus |
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3 ★★★☆☆ | 3 ★★★☆☆ | 4 ★★★★☆ |
Porta-malas: Onix Plus é o pior
Dono do maior comprimento, um centímetro a mais do que o Onix Plus, o Virtus tem também a maior capacidade. HB20S tem seis litros a mais de capacidade que o Onix Plus, que não é significativo na prática. Chevrolet tem a menor capacidade de carga útil. HB20S e Virtus praticamente empatados com vantagem pouco significativa do Volkswagen.
Todos têm encostos rebatíveis no banco traseiro, o que permite misturar bagagem e ocupantes atrás. Se os porta-malas de sedãs são grandes, a pequena abertura limita colocação de objetos maiores, a exemplo de caixas. Esse é o limite da carroceria sedã.
Onix Plus | HB20S | Virtus |
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2 ★★☆☆☆ | 3 ★★★☆☆ | 4 ★★★★☆ |
Tecnologia/segurança: Onix Plus tem airbags de cortina, mas Virtus se deu melhor em crash test
Todos são equipados com sistema multimídia e tela na parte mais alta no centro do painel. Onix Plus tem alerta de ponto cego; HB20S tem alerta e frenagem autônoma, além de alerta de saída de faixa sem interferência no volante. Virtus não tem nada em tecnologia de direção semiautônoma. Há apenas itens de conforto e conveniência, a exemplo dos concorrentes.
Em segurança, os três são equipados com cintos de três pontos e apoios de cabeça em todos os assentos, controles eletrônicos de tração, estabilidade e partida em rampa. HB20S e Virtus têm quatro airbags. Somente o Onix Plus tem também airbags de cortina. Hyundai ainda não passou pelo teste de impacto do Latin NCAP. Onix e Virtus obtiveram nota máxima. Porém, no teste do poste, o Chevrolet obteve proteção fraca contra adequada do Volkswagen. Estrutura com aços especiais de alta resistência nos três modelos. O Hyundai é o único que não usa plataforma nova. Antiga teve adaptações.
Onix Plus | HB20S | Virtus |
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4 ★★★★☆ | 3 ★★★☆☆ | 4 ★★★★☆ |
Custo-benefício: Virtus, o mais caro; Onix Plus, o mais barato
O mais caro é o Virtus, que tem o melhor conjunto. É o mais agradável de ser dirigido e confortável. Se a escolha recair somente pelo preço a escolha é o Onix. No meio do caminho fica o HB20S. Garantia da Hyundai é de cinco anos ou 100 mil quilômetros; Onix de três anos ou 100 mil quilômetros; Virtus de três anos sem limite de quilometragem.
Os preços das versões topo linha completa são os seguintes: Virtus (R$ 91.685); HB20S (R$ 81.290) e Onix Plus (R$ 76.190).
Onix Plus | HB20S | Virtus |
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4 ★★★★☆ | 3 ★★★☆☆ | 2 ★★☆☆☆ |
Ficha técnica | Onix Plus Premier | HB20S Diamond Plus | Virtus |
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Motor | L3, 999 cm³ de cilindrada, turbo, flex | L3, 998 cm³ de cilindrada, turbo, flex, injeção direta | L3, 999 cm³ de cilindrada, turbo, flex, injeção direta |
Potência | 115,6 cv (etanol/gasolina) a 5.500 rpm | 120 cv (e/g) a 6.000 rpm | 128 cv (e)/116 cv (g) a 5.500 rpm |
Torque | 16,3 kgfm (e) a 2.000 rpm e 16,8 kgfm (g) a 2.000 rpm | 17,5 kgfm (a/g) a 1.500 rpm | 20,4 kgfm (e/g) a 2.000 rpm |
Transmissão | automática de seis marchas | automática de seis marchas | automática de seis marchas |
Diâmetro de giro | 10,6 m | 10,42 m | 10,9 m |
Freio dianteiro | Disco ventilado | Disco ventilado | Disco ventilado |
Freio traseiro | Disco sólido | Disco sólido | Disco sólido |
Susp. diant. | McPherson, com barra estabilizadora | McPherson, com barra estabilizadora | McPherson, com barra estabilizadora |
Susp. tras. | Eixo de torção | Eixo de torção | Eixo de torção |
Altura do solo | 13,4 cm | 16 cm | ND |
Rodas/pneus | 6,5 x 16”de liga leve /195/55R16 | 5,5 x 15”de liga leve /185/60R15 | 6,5×17”de liga leve/205/50R17 |
Peso | 1.117 (kg) | 1.120 kg | 1.192 kg |
Carga útil | 375 kg | 420 kg | 428 kg |
Comprimento | 4,47 m | 4,26 m | 4,48 n |
Largura | 1,73 m | 1,72 m | 1,75 m |
Altura | 1,47 m | 1,43 m | 1,47 m |
Entre-eixos | 2,60 m | 2,53 m | 2,65 m |
Porta-malas | 469 l | 475 l | 521 l |
Tanque | 44 l | 50 l | 52 l |
Vel. máx. | ND | 191 km/h (g/e) | 194 km/h (e)/189 km/h (g) |
0 a 100 km/h | 10,4 s (g)/10,6 s (e) | 10,7 s (g/e) | 9,9 s (e)/10,4 s (g) |
Cons. urbano (km/l) | 8,6 (e) e 12 (g) | 8,8 (e) e 12,7 (g) | 11,6 (g)/8 (e) |
Cons. estrada (km/l) | 10,9 (e) e 15,7 (g) | 11 (e) e 15,6 (g) | 14,1 (g)/9,8 (e) |
O post [Comparativo] Onix Plus e novo HB20S enfrentam Virtus apareceu primeiro em AutoPapo.
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