terça-feira, 29 de outubro de 2019

Cayenne Coupé híbrido custa mais que o dobro do 3.0 V6

cayenne

A Porsche lança hoje no Brasil o Cayenne Coupé. O modelo chega em duas versões. O 3.0 V6 de 340 cv custa R$ 459 mil, enquanto a versão Turbo S E-Hybrid, 4.0 V8 biturbo de 680 cv, salta para R$ 956 mil, ou mais que o dobro do modelo de entrada. A versão intermediária, 4.0 V8 turbo a gasolina, de 550 cv, ainda não tem previsão. Em todos os casos, o câmbio é automático de oito marchas.

O Cayenne Coupé tem estilo mais esportivo que o SUV, e deve atrair parte do público que busca um modelo de aspecto mais dinâmico. O Coupé é 2 cm mais baixo que o Cayenne original, e 1,8 cm mais largo na traseira. As diferenças em relação ao SUV, porém, são muito mais profundas. O para-brisa é mais inclinado, por exemplo. Isso foi necessário para que a curvatura do teto fosse mais linear.

Segundo a Porsche, do SUV o Coupé aproveita somente a parte dianteira e as portas da frente.

Banco traseiro é 3 cm mais baixo

Por causa da inclinação do teto na parte traseira, o banco de trás está 3 cm mais baixo, de modo a não comprometer o espaço para cabeça. A acomodação é boa, e o modelo pode ter quatro ou cinco lugares.

O Cayenne Coupé oferece uma lista imensa de itens de personalização, que pode chegar a 180 possibilidades. Há, por exemplo, o pacote Sport Leve, que reduz o peso do veículo em 32 kg. Ele é dotado de teto de fibra de carbono, rodas especiais e escape esportivo, entre outros itens. Além de reduzir o peso, esse pacote opcional diminui também o centro de gravidade, melhorando o comportamento do veículo. O pacote custa cerca de R$ 76 mil.

De acordo com a Porsche, o 3.0 V6 acelera de 0 a 100 km/h em 6 segundos, e alcança 243 km/h de máxima. O híbrido faz 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e alcança 295 km/h.

Na estrada com o Porsche

Avaliamos o 3.0 V6 e um roteiro de cerca de 400 km pelo Rio Grande do Sul. O modelo mais barato mostrou boas respostas ao acelerador, facilitando as ultrapassagens. A direção elétrica é precisa, e a posição ao volante é perfeita. O console elevado facilita o acesso aos principais comandos, como os controles de ar-condicionado, som, etc.

O quadro de instrumentos é típico da Porsche, com um grande conta-giros central, ladeado por outros quatro círculos, que complementam as informações. Ali aparecem velocímetro, computador de bordo, GPS, medidor de força G, etc.

A coluna de direção tem ajuste elétrico, assim como os bancos dianteiros. O único senão é a ausência de portas USB de tamanho padrão (o modelo utiliza portas mini-USB).

Se na estrada o Cayenne Coupé já agrada, no roteiro de terra o novo Porsche também não desaponta. A suspensão absorve muito bem as imperfeições do piso, sem passar solavancos ou vibrações ataca cabine. O isolamento acústico também é muito bom. Da mesma forma, os freios se encarregam de segurar o ímpeto do modelo com muita competência.

Prós e contras

Prós
Dirigibilidade
Motor potente é ágil e trocas do câmbio de oito marchas são rápidas. Freios, direção e suspensão também agradam

Contras
Faltam portas USB
Cayenne Coupé utiliza padrão mini-USB, que não é pratico

Ficha técnica

Porsche Cayenne Coupé 3.0 V6

Preço
R$ 459 mil
Motor
3.0, V6, 24V, turbo, gasolina
Potência
340 cv
Torque
45,9 mkgf de 1.340 a 5.300 rpm
Câmbio
Automático, 8 marchas
Tração
Integral
Porta-malas
625 litros
0 a 100 km/h
6 segundos
Máxima
243 km/h

Fonte: Porsche

Viagem feita a convite da Porsche


https://jornaldocarro.estadao.com.br/carros/cayenne-coupe-hibrido-custa-mais-que-o-dobro-do-3-0-v6/ visto pela primeira vez em https://jornaldocarro.estadao.com.br
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