quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Fusão FCA e PSA: marcas confirmam que estão conversando

Depois de meses de boatos e informações não oficiais, negociações de fusão entre PSA e FCA foram, finalmente, confirmadas pelos dois grupos empresariais. Ouve-se falar que as duas estão considerando a possibilidade desde, ao menos, maio.

alianca fca fiat chrysler renault montagem autopapo
(Fotomontagem | AutoPapo)

A FCA tem procurado uma parceira há muitos anos. Entre os compradores interessados, já estiverem a Hyundai e o bilionário fundador da chinesa Geely, Li Shufu, que ofereceu US$ 22 bilhões (R$ 70 bilhões, à época). Também já houveram tentativas de comprar marcas do grupo separadamente que, uma estratégia que a ítalo-americana teria estudado há algum tempo.

Contudo, ao que tudo indica, ninguém ofereceu o preço certo pela gigante e ela passou, então, a tentar se fundir com outras empresas. Em uma dessas conversas, chegou a negociar uma união com a Renault.

A negociação teria sido tão amarga que Carlos Ghosn acusou os japoneses da Nissan de persegui-lo para impedir sua conclusão. O brasileiro era o chefão da aliança Renault-Nissan até que foi preso por fraude fiscal na terra nipônica. O governo francês, maior acionista da Renault, também teria desencorajado a parceria.

Fusão entre FCA e PSA já era discutida

Depois disso, o grupo empresarial teria começado a conversar com outro parceiro em potencial. Hoje, confirmou-se, enfim, que uma fusão entre FCA e PSA está sendo discutida pelas duas empresas.

Uma fusão entre a FCA e PSA incluiria Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën, entre outras, e ultrapassaria vendas da Genetal Motors.

De um lado, a Fiat Chrysler Automobiles controla as marcas Fiat, Alfa Romeo, Ferrari, Iveco, Maserati, Chrysler, Dodge, Jeep e Ram, entre outras. Do outro, a PSA é dona da Peugeot, Citroën, Opel, Vauxhall e DS Automobiles.

Segundo calculou o site americano Carscoops, juntas, elas venderiam mais carros que o grupo General Motors, considerando o mercado global. A soma das comercializações feitas pelas duas em 2018 foi de 8,7 milhões de veículos.

Em comparação, a GM vendeu 8,4 milhões, e o Grupo Volkswagen, 10,8 milhões. Assim, uma fusão entre FCA e PSA faria surgir uma megaempresa, com poder suficiente para abalar o equilíbrio das concorrentes.

Uma fusão entre a FCA e PSA incluiria Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën, entre outras, e ultrapassaria vendas da Genetal Motors.
Concessionárias unem Citroën e Peugeot, no Brasil (PSA | Divulgação)

O acordo também ajudaria a baratear custos de fabricação.

“Na sequência de notícias recentes sobre a combinação de negócios entre o Grupo PSA e o Grupo FCA, o Grupo PSA confirma que conversas sobre a criação de um dos principais grupos automotivos do mundo estão em andamento”, declarou a PSA, em uma nota divulgada para a imprensa internacional.

Pouco depois, a FCA também confirmou as informações.

O post Fusão FCA e PSA: marcas confirmam que estão conversando apareceu primeiro em AutoPapo.


https://autopapo.com.br/noticia/fusao-fca-e-psa-marcas-confirmam/ encontrado originalmente em https://autopapo.com.br
https://renatosampaio101.tumblr.com/post/188706410581 observado em primeiro lugar em http://renatosampaio101.tumblr.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário