Existem carros que, por alguma razão, não fizeram muito sucesso quando novos, mas que renascem no mercado de seminovos. Na maioria das vezes, a razão está relacionada a preços. Veículos acima do que seria considerado razoável tendem a ficar no showroom por mais tempo. Com isso, só deixam a concessionária à custa de descontos. Assim, nada mais natural que, na revenda, quando chegam ao mercado de seminovos, eles desembarquem devidamente desvalorizados. E aí tornam-se boas oportunidades de negócio.
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De acordo com o gerente da Planetcar, na Zona Norte da capital, Michel Santos, diversos automóveis se enquadram nessa situação. O primeiro exemplo que ele dá é o do Suzuki Grand Vitara. “Ele custa caro quando novo, mas depois fica com preço mais baixo”, diz. O gerente acrescenta que a mesma lógica se aplica a toda a linha Suzuki, mas pode ser expandida a diversos modelos de outras marcas. É o caso, também, do Mitsubishi Pajero. Segundo Santos, além de ser um veículo caro, ele tem seguro alto, o que acaba colaborando para sua desvalorização. Fatores assim, que podem “jogar contra” o veículo quando novo, acabam favorecendo sua segunda vida, quando chegam no mercado de usados.
Seminovos equipados a bons preços
Os exemplos vão além. Situação parecida ocorre com o Citroën C4 Lounge. O sedã de origem francesa produzido na Argentina tem a árdua missão de concorrer com Toyota Corolla e Honda Civic, além de Chevrolet Cruze e Volkswagen Jetta. Com poucas chances de sucesso no mercado de novos, resta ao C4 Lounge uma vida melhor no mercado de usados. “É um carro completo e com preço atraente”, afirma o gerente da Planetcar.
Um outro modelo nessa mesma linha é o Fiat Bravo (abaixo). No mundo dos carros novos, ele nunca foi páreo para o Volkswagen Golf, por exemplo. Por isso, “não emplacou”, nas palavras de Santos. Mas, com bom acabamento, estilo agressivo e preço baixo, acaba atraindo atenções nas lojas de usados e seminovos.
Chrysler Grand Caravan, Volkswagen Passat e Volvo XC60 são outros modelos lembrados pelo gerente como boas oportunidades no mundo dos usados. O primeiro destina-se a famílias numerosas, que precisam de um automóvel com acomodação para adultos e crianças. Como a minivan Grand Caravan é uma das poucas opções do mercado para sete ocupantes, ela é recomendada a um público bem específico. Assim, com pouca demanda, tende a perder preço quando nova, mas passa a ser uma compra interessante após a devida desvalorização.
Por fim, com relação ao SUV XC60 (abaixo), o modelo também tende a sofrer maior desvalorização do que concorrentes como Volkswagen Tiguan, por exemplo. Mas, no mercado de usados, ele se redime: “Dá para comprar um modelo 2015 pelo preço de um Corolla”, compara.
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