O órgão não governamental LatinNCAP avaliou uma ‘batelada’ de veículos nacionais de uma vez no seu mais recente teste. Toyota Corolla, Hyundai HB20 e a família Renault Sandero, com Logan e Stepway também.
O sedã médio Corolla conseguiu a pontuação máxima. São cinco estrelas na proteção para adultos e também para crianças no banco traseiro usando dispositivo de segurança. Todas as versões do Corolla têm sete air bags e controles de tração e estabilidade.
Além disso, ele recebeu distinção extra ‘Advanced Awards’ por oferecer, como opcional, a frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres. Esse sistema está oferecido nas versões de topo Altis e Altis Hybrid.
Novo HB20 decepcionou
O Hyundai HB20 hatch também foi avaliado e, nos testes de colisão, conseguiu quatro estrelas para os ocupantes da frente e três estrelas para crianças no banco traseiro. De série, ele tem só dois air bags frontais e o controle de tração e estabilidade é opcional.
Segundo o LatinNCAP, a proteção do dummy de três anos no banco traseiro não foi perfeita porque houve descolamento da cabeça para a frente. O dispositivo não estava bem ancorado. A Hyundai afirma que está trabalhando nisso. A sinalização da fixação do ISOFIX não atende aos requisitos e o air bag do passageiro não pode ser desligado caso seja necessário carregar um terceiro dispositivo com criança no banco dianteiro.
Veja também
Sandero brasileiro e colombiano têm diferenças
No teste do LatinNCAP da linha Sandero e seus derivados foram realizadas duas avaliações. Na primeira, a proteção para adultos ficou com uma estrela no banco dianteiro e quatro para crianças no banco traseiro.
Nesse teste também foi constatado diferença entre o tamanho das bolsas de air bag que equipam os carros produzidos na Colômbia e os produzidos no Mercosul. Os exemplares colombianos tinham bolsas de 22 litros, que representam maior área de cobertura e de proteção, enquanto os outros eram de 18 litros.
Após o teste, a Renault alterou o sistema de distribuição de air bags e instalou um dispositivo de absorção de energia para a pelve, que também afasta o corpo do impacto com a porta.
No segundo teste com os modelos, nas avaliações de impacto lateral e impacto lateral de poste a proteção melhorou no impacto no peito. Mas continua fraca para o impacto lateral nos ocupantes (subiu de pobre para fraca na categorização do LatinNCAP). Com isso, Sandero, Logan e Stepway passaram de uma para três estrelas na proteção para adultos.
Ambas as alterações foram atualizadas na produção para todos os Sandero, Logan, Stepway desde o chassi 93Y5SRZ85LJ319432 (data 10/12/19) para as unidades produzidas no Brasil; 8A14SRYE5LL345154 (data 03/12/19) para as unidades produzidas na Argentina, e 9FB4SR0EGLM157526 (18/07/2019) para as unidades produzidas na Colômbia.
https://jornaldocarro.estadao.com.br/carros/corolla-hb20-sandero-latin-ncap/ visto pela primeira vez em https://jornaldocarro.estadao.com.br
https://renatosampaio101.tumblr.com/post/189613559636 observado em primeiro lugar em http://renatosampaio101.tumblr.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário