Quando eu estava escrevendo sobre o Mobi 2020, reparei algo que a tempos eu não via: um Doblò. E não é que o modelo continua em linha?!?! A partir disso, pergunto para você: vale a pena pagar mais de R$ 100 mil num Fiat Doblò 2021?
Ponto positivos
Antes de responder, vamos (re) conhecer o modelo. O principal diferencial do Doblò, desde o seu lançamento, sempre foi o excelente espaço interno. Com teto alto e banco largos, o modelo leva cinco passageiros com conforto e 665 litros de espaço no porta-malas; ou pode levar seis pessoas ou sete ocupantes, dependendo da necessidade. Carro excelente para famílias grandes!
Esse espaço todo cria outro ponto bem positivo: versatilidade interna. É mesmo incrível o que você pode levar no Doblô: vasos, malas, prancha de surf, caixas, pessoas, sacolas – praticamente qualquer coisa! E o acesso fica bem facilitado pelas porta traseiras corrediças e pelo porta-malas com duas portas.
Motor do Fiat Doblò 2021
Infelizmente, a FCA não contemplou o Doblò com a mais recente evolução do motor 1.8 16V E.TorQ. Com isso, se não bastasse ele ser beberrão e ruidoso (mas confiável), no monovolume ele bebe ainda mais e anda ainda menos.
No Doblò 2021, o propulsor desenvolve 130 cv de potência a 5.250 rpm e 18,6 mkgf de torque a 4.500 rpm com gasolina e 132 cv e 19,1 mkgf com etanol nos mesmos giros. Tudo isso para levar os pesados 1.338 kg do veículo.
No caso do Renegade, do Argo e da picape Toro, por exemplo, a motorização 1.8 E.TorQ foi evoluída para “Evo” e recebeu o VIS (Variable Intake System), que altera o fluxo de ar dentro do coletor de admissão, trazendo mais torque em qualquer rotação. Com isso, os números subiram para 135/139 cv a 5.750 rpm (g/) e 18,8/19,3 mkgf a 3.750 rpm (g/e).
Média de consumo (Inmetro) |
Etanol |
Gasolina |
||
Cidade |
Estrada |
Cidade |
Estrada |
|
Fiat Doblò Essence 1.8 2021 |
6,4 km/l |
7 km/l |
9,3 km/l |
10,2 km/l |
Falta de mais segurança
Além de pouco fôlego e consumo alto, o Doblò sofre também com a falta de mais segurança, uma vez que não oferece controles de tração, estabilidade e mais airbags.
Pelo menos, a partir de 1º de janeiro desse ano, o modelo passou a vir de fábrica com cinto de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes, além de Isofix e Top Tether para fixação de cadeiras infantis (se adequando à legislação).
Ainda assim, muito pouco para um carro na casa de R$ 100.000 no século 21.
Tecnologia acessível?
Tecnologia e preço também não são o forte do Doblò, mesmo na linha 2021. Não espere nenhum equipamento ou sistema que o diferencie ou iguale a outros carros e sabia que, mesmo assim, você vai pagar bem caro por isso.
Básico, com pintura sólida, o Doblò parte de altos R$ 95.890. Completo, com pintura metálica, seu preço chega a inacreditáveis R$ 102.490.
Doblò X Spin
Ainda assim, hoje, o Doblò é uma das duas únicas opções disponíveis para levar sete pessoas que custa menos do que R$ 100.000.
A outra é o Chevrolet Spin que, na versão Premier, primeira com a possibilidade de sete ocupantes (e a topo de linha), o modelo da GM parte de R$ 88.590 também com um ultrapassado motor 1.8 (8V SPE/4 – 106/111 cv e 16,8/17,7 mkgf – peso: 1.207 kg manual e 1.235 kg automático), mas vem de série com central multimídia MyLink, cruise control, faróis de neblina, retrovisores externos elétricos, sensores de chuva e crepuscular.
Pagando R$ 92.550, o Spin Premier vem ainda com câmbio automático de seis marchas. Pintura metálica sai por R$ 1.400, fazendo o preço total subir para R$ 93.950.
Falta de um concorrente
É curioso que o Doblò, na prática, nunca teve um concorrente de peso no Brasil. O Renault Kangoo até tentou, mas falhou. A impressão que passa é que o fato do Fiat nunca ter enfrentado um adversário à altura fez com que a marca ficasse meio que acomodada, sem ambição para o seu modelo. Não é à toa que, desde a última reestilização, de 2010, o Doblò nunca mais foi atualizado por aqui.
Feiura tão feia que é bonito?
Outro ponto que sempre chamou a atenção do Doblò é a sua beleza – ou melhor, a falta dela! Esse Fiat é aquele caso de algo que é tão feio, mas tão feio, que chega a ficar bonitinho, como um cachorro da raça Pug, por exemplo.
Brincadeiras à parte, beleza é um aspecto subjetivo, mas eu nunca achei o Doblò bonito.
Equipamentos de série do Fiat Doblò 2021
A versão Essence, única disponível para o Doblò 2021, vem, de série, com apoia-braço central no banco do motorista, apoios de cabeça e cinto de três pontos para todos os ocupantes; ar-condicionado; banco traseiro bipartido e rebatível; bancos traseiros suplementares (inclui dois porta-copos suplementares nas laterais traseiras); barras longitudinais no teto; chave canivete; computador de bordo A e B (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso); desembaçador do vidro traseiro temporizado; direção hidráulica; Follow me home; airbag duplo e freios com ABS e EBD; My Car Fiat (personaliza várias funções do carro); predisposição para rádio (2 alto-falantes no painel, 2 alto-falantes nas portas dianteiras, 2 alto-falantes traseiros e antena); protetor de cárter; retrovisores externos pretos com comando interno mecânico; rodas de aço estampado 5.5 x 15″ + pneus 185/60 R15; tomada 12V; travas elétricas e vidros dianteiros elétricos (com one touch para descer descida); volante com regulagem de altura; entre outros.
Pack Evolution – R$ 4.050
- Rádio Connect CD MP3/WMA integrado ao painel com RDS, viva-voz Bluetooth e entrada USB
- Retrovisores externos elétricos
- Faróis de neblina
- Volante em couro com comandos do rádio – 6 botões
- Sensor de estacionamento traseiro
- Limpador vidro traseiro
Cores
- Preto sólido – R$ 0
- Vermelho sólido – R$ 1.550
- Branco sólido – R$ 1.550
- Prata metálico – R$ 2.550
Mas vale a compra?
Não, o Fiat Doblò 2021 não vale a compra.
Mesmo versátil e muito espaçoso, pagar R$ 95.890 num carro que não tem, de série, limpador do vidro traseiro, faróis de neblina, retrovisores externos elétricos e rádio é algo inadmissível. Para piorar, ele não vem com controles de tração, estabilidade e com mais airbags – e deixa a desejar em desempenho e consumo.
Hoje, embora eu goste muito do Doblò, acredito que a sua existência esteja vinculada quase que exclusivamente a licitações de governos e, também, em pouquíssimos casos, a vendas diretas. Pois, para para o consumidor comum, não compensa.
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