Um leitor do AutoPapo me perguntou: “Por que o carro com câmbio automático não tem troca de embreagem e nenhum outro componente da caixa? E quando o câmbio é manual, todos eles, mais dia, menos dia, acaba tendo que se trocar o tal disco de embreagem? Por que ainda não projetaram um sistema de embreagem que dure eternamente?”
E curiosamente, esse leitor do AutoPapo não deixa de ter razão. Mas a diferença do câmbio manual para o automático é conceitual. E o automático, ao invés de um sistema de embreagem, se utiliza de um outro conceito: do conversor de torque, que não tem componentes se atritando uns com os outros.
Ao contrário da embreagem, que funciona com atrito entre o disco e a chapa. E, com isso, é impossível o disco de embreagem durar eternamente, pois ele vai se desgastando com o atrito.
![embreagem2 Imagem explicando a composição do sistema de embreagem, com o volante do motor, platô, disco e rolamento](https://66.media.tumblr.com/efc9b63a40051d558525ae84c9c5e14e/d065d8ab600a7409-eb/s540x810/9c82409b632c6069abe78d846caad970b1e06291.png)
O post Por que câmbio automático não troca peça e manual sim? apareceu primeiro em AutoPapo.
https://autopapo.com.br/blog-do-boris/embreagem-sem-desgaste/ encontrado originalmente em https://autopapo.com.br
https://renatosampaio101.tumblr.com/post/616270223170011136 observado em primeiro lugar em http://renatosampaio101.tumblr.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário