sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Lexus ES 300h é o sedã híbrido do executivo amigo da natureza

es 300h

Em um sedã de quase cinco metros de comprimento, como o Lexus ES 300h, aquela grade enorme ganha ainda mais presença e não tem uma cabeça que não vire para ver o carro. Esta é a missão do modelo, ser opulento, mas ao mesmo tempo sustentável. Seu preço de R$ 249.990 e sua tecnologia eletrificada provam isso.

Sob o capô, o ES 300h carrega um conjunto híbrido que mescla um motor quatro cilindros de 2,5 litros, a gasolina, de ciclo Atkinson, com um elétrico. O propulsor a combustão rende 176 cv e 22,1 mkgf, o elétrico entrega 118 cv e 20,2 mkgf. Combinada, a potência gerada é de 217 cv (o torque não é combinado). O câmbio é o automático transeixo, usado também no UX 250h.

es 300h
FELIPE RAU/ESTADÃO

O conceito desse câmbio usa um eixo que liga o motor a combustão ao elétrico e ao alternador, que também serve como motor de arranque. Eles ficam fixados à uma planetária e diretamente no propulsor a combustão. Para simular as seis marchas e fazer o Lexus ES desenvolver velocidade há uma caixa redutora, que por sua vez entrega a potência e o torque gerados no eixo de transmissão às rodas.

Esse conjunto oferece bom rendimento, mas sem emoção. A sensação é de estar guiando um carro com um V6 de pouca potência, mas muito torque. Ele cresce progressivamente e escalonado, com foco na força para empurrar os 1.680 kg. No uso urbano, é possível rodar apenas no modo elétrico a velocidade de até 50 km/h.

Ou seja, é possível não acessar o motor a combustão na maioria das avenidas e ruas de uma cidade como São Paulo, onde essa é a velocidade máxima de diversas vias. Na estrada, o ES 300h também vai bem. Conforto no rodar, silêncio na cabine e caso precise, um modo Sport para deixar o sedã um pouco mais “aceso” em ultrapassagens e retomadas.

es 300h
FELIPE RAU/ESTADÃO

A direção privilegia o conforto, assim como a suspensão. As respostas são lentas, mas estão de acordo com a proposta do carro. O carro é macio e, apesar dos pneus de perfil baixo 235/45 R18, consegue lidar bem com as imperfeições sem dar pancadas secas na suspensão, como normalmente ocorre com esse tipo de carro.

O espaço interno é como uma sala de estar que garante conforto a todos os ocupantes. Os bancos dianteiros são confortáveis, têm sistema de resfriamento e abraçam os ocupantes nas laterais. Ao abrir as portas dianteiras é possível ver um buraco que conecta o duto do ar-condicionado atrás do painel às saídas de ar nas portas para desembaçar os vidros.

es 300h
FELIPE RAU/ESTADÃO

O acabamento é de qualidade e tem toques emborrachados por toda a cabine. Peças que abrem, como o porta-objetos, têm o “soft-opening”, que faz a peça abrir devagar. Um toque de luxo que serve para diferenciar o carro. Couro por todas as partes, incluindo o painel, e uma imitação de madeira escurecida em uma faixa que, por incrível que pareça, ficou de bom gosto, finalizam o conjunto.

O painel de instrumentos é semi-virtual, pois tem alguns mostradores analógicos. Ele trabalha em parceria com a central multimídia que é boa, tem uma interface agradável, mas não traz integração com Android Auto ou Apple CarPlay. No console central há um pad, uma espécie de mouse, com o qual é possível controlar a central, além de desenhar números e letras para procurar contatos da agenda telefônica.

es 300h
FELIPE RAU/ESTADÃO

Caso você seja um executivo ocupado que precisa utilizar o tempo no carro melhor e vai sentado atrás na maior parte do tempo, as janelas e o vidro traseiro têm uma cortininha que reduz a luminosidade no interior do ES 300h.

Para combinar, o ES 300h tem uma extensa lista de itens de série. Há controles de tração e estabilidade, luzes de LEDs, teto solar, ar-condicionado inteligente, que direciona automaticamente o fluxo para o banco traseiro se detecta a presença de passageiros, bancos dianteiros elétricos, head-up display, oito air bags, sensores de obstáculos, carregador de celular por indução, entre outros.

es 300h
FELIPE RAU/ESTADÃO

PRÓS E CONTRAS

PRÓS: CONFORTO – O ES 300h tem muito luxo e conforto para os ocupantes, que vão na frente e também para quem vai sentado atrás.

CONTRAS: CONECTIVIDADE – Apesar de ser muito moderno, em diversos sentidos, e tem uma central multimídia enorme, falta a ela conectividade com smartphones.

FICHA TÉCNICA – LEXUS ES 300h

Preço
R$ 254.990

Motor
2.5, 4 cil., 16V, gasolina + elétrico

Potência (gas.)
176 a 5.700 rpm

Potência (elétrico)
118 cv

Potência (combinado)
217,5 cv

Torque (gas.)
22,1 mkgf a 5.200 rpm

Torque (elétrico)
20,2 mkgf

Câmbio
Automático, transeixo


https://jornaldocarro.estadao.com.br/carros/hibrido-lexus-es-300h-teste/ visto pela primeira vez em https://jornaldocarro.estadao.com.br
https://renatosampaio101.tumblr.com/post/189368882671 observado em primeiro lugar em http://renatosampaio101.tumblr.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário