Única alteração na linha 2020 da versão Trailhawk do Jeep Renegade, com motor a diesel e tração 4×4, são as lanternas de LED, pois desde a linha 2019 os faróis totalmente de LED, que iluminam muito mais do que os halógenos, já estavam disponíveis nessa configuração. Renegade é o SUV mais vendido no Brasil este ano com mais de 56 mil unidades comercializadas até outubro.
Dirigir o Renegade é pura nostalgia para os apreciadores do Jeep Willys, veículo que lhe serviu de inspiração. Além das sete barras paralelas que caracterizam a marca Jeep, sentar-se ao volante lembra de imediato o Jeep Willys. A parte interna do arco do para-brisa guarda semelhança incrível. É como ser transportado para uma outra época.
Vídeo: conheça a história da Jeep, desde o Willys até a atualidade
Semelhanças ficam por aí. Diferentemente do veículo que lhe deu origem, o Renegade é montado sobre carroceria monobloco em vez de chassi do charmoso Willys. A versão Trailhawk é que tem mais a ver com o espírito Jeep, mas trilha radical está descartada por causa de torção no monobloco. Por outro lado, os bons ângulos de ataque/saída e altura livre do solo permitem vencer obstáculos praticamente intransponíveis. A tração é integral e há modos específicos para trafegar na lama, areia e pedra.
Dirigibilidade
Na versão avaliada, a transmissão de nove marchas dava trancos nas trocas. A partir da sexta marcha todas as relações estão voltadas para economia de combustível. A força do Jeep Renegade diesel é tamanha que as arrancadas no modo automático são feitas em segunda marcha. Pode-se engatar a primeira, que é dispensável, manualmente por meio de aletas no volante ou movimentando-se a alavanca.
Boa posição de dirigir com regulagens de altura do banco e de altura e distância da coluna de direção. Volante tem boa pega, poucos comandos para descomplicar a ergonomia, mas revestimento liso permite deslize acidental das mãos, complicando a ergonomia. Outros comandos estão bem posicionados e ao alcance das mãos. Ar-condicionado digital contrasta com a ausência da navegação nativa.
Acabamento muito benfeito com material macio no revestimento do painel. Couro nos bancos sofistica o ambiente, mas não transpira. Quem transpira são os ocupantes, mesmo com ar ligado. Outro deslize em ergonomia é a baixa altura do assento do banco traseiro, que deixa as pernas suspensas. Porta-malas compatível com as dimensões requer arrumação para levar toda a bagagem.
Motor a diesel tem força e potência suficientes para empurrar os quase 1.700 quilos de peso do Jeep Renegade. O turbodiesel reage imediatamente aos comandos do acelerador e proporciona bom desempenho. Atinge 100 km/h em cerca de 10 segundos e ultrapassagens são rápidas. Direção tem boa calibragem.
Conforto a bordo é bom para um SUV com tração 4×4, mas rodar não é suave. Ocorre oscilação lateral sobre piso ondulado, gerando desconforto aos ocupantes. Desagrada a frenagem de emergência, com a frente abaixando muito. E necessitando de mais espaço até aparada total.
Preço e garantia do Jeep Renegade Trailhawk 4×4 a diesel
A versão Trailhawk tem preço sugerido de R$ 145.990. O único opcional é o teto solar panorâmico (R$ 8.200). Garantia é de três anos sem limite de quilometragem.
Ficha técnica | Jeep Renegade Trailhawk a diesel com tração 4×4 |
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Motor | quatro cilindros em linha, turbodiesel, 1.956 cm³ de cilindrada, 16 válvulas |
Potência | 170 cv a 3.750 rpm |
Torque | 35,7 kgfm a 3.750 rpm |
Transmissão | tração integral e câmbio automático de nove marchas |
Direção | tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica; diâmetro de giro, 10,8 metros |
Freios | disco ventilado na dianteira e disco sólido na traseira |
Suspensão | dianteira, McPherson, braços triangulares, barra estabilizadora; traseira,McPherson com braços laterais e transversais, e barra estabilizadora |
Altura do solo | 21,6 centímetros; ângulos de ataque/saída/rampa, 30/33/22 graus |
Rodas/pneus | 6,5×17”de liga leve /215/60R17 |
Peso | 1.674 kg |
Carga útil (passageiros+ bagagem) | 400 kg |
Capacidades (litro) | tanque, 60; porta-malas, 273 |
Dimensões (metro) | comprimento, 4,23; largura, 1,80; altura, 1,71; distância entre-eixos, 2,57 |
Desempenho | velocidades máxima, 190 km/h); aceleração até 100 km/h, 9,9 segundos |
Consumo (km/l) | urbano, 9,6; rodoviário, 11,4 |
Fotos Alexandre Carneiro | AutoPapo
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