Todos os automóveis exigem que se verifique uma série de fluidos; se eles estão no nível correto. Então tem, por exemplo, a vareta que demonstra o nível do óleo do motor; tem a água que lava o para-brisas; tem a água do sistema de refrigeração, o líquido que é a água com o aditivo; e tem o reservatório do fluido de freio. Com o fluido de freio não se brinca!
Esse fluido fica em um recipiente transparente, sabe por que? Para você jamais abrir esse reservatório, porque o fluido de freio é higroscópico! Que palavrão, hein, mas ele só quer dizer o seguinte: higroscópico é porque ele absorve umidade. Então, se você tirar a tampa, a umidade do ar vai interferir nesse fluido, vão se formar, depois, gotículas de água que vão prejudicar o sistema de freio.
No reservatório do fluido de freio há duas marcações: mínimo e máximo. O ideal é que o líquido esteja entre os dois. Mas, se ele tiver baixado para perto do mínimo, o que você faz? Completa? E se alguém lá no posto te sugerir: “Doutor o nível está meio baixo, vamos completar?”
Completa ou não?
Nível do fluido de freio não se completa! Como não se completa? Não, leva-se o carro na oficina. Para quê? Porque: ou ele baixou devido a um desgaste das pastilhas e lonas, e na hora que você substituí-los o nível volta ao normal sozinho, ou então pode estar havendo um pequeno vazamento do fluido. Nesse caso, oficina também: ou para trocar as pastilhas, ou pra descobrir e reparar esse vazamento do fluido.
Claro que, se o nível estiver muito lá embaixo, aí você completa emergencialmente para não ficar sem freio até chegar na oficina.
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